Mulher cega volta a enxergar com ‘olho biônico’

Uma revolucionária pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Miguel Hernandez, em Elche, na Espanha, promete dar uma chance a todas as pessoas cegas de enxergarem com nitidez pela primeira vez.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Audacioso, Eduardo Fernandez, professor e diretor de neuroengenharia da universidade, deseja possibilitar que 36 milhões de indivíduos cegos mundo afora consigam ter parte da visão restaurada.

Foram décadas de estudo até o professor chegar ao primeiro experimento prático de implementação de um olho biônico na paciente Bernadeta Gómez, cega há quase vinte anos.

olho biônico para pessoas cegas
Bernardeta Gómez testando o implante. Foto: Russ Juskalian

Como funciona

O dispositivo consiste de um par de óculos com câmera integrado a um software de um computador que traduz as imagens em sinais eletrônicos enviados para o cérebro com a ajuda de um cabo e um receptor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

olho biônico para pessoas cegas
Imagem: Eduardo Fernandez

De forma cirúrgica, o receptor com 100 eletrodos foi incorporado na parte de trás do crânio de Bernadeta, mais precisamente no córtex visual da idosa.

Por seis meses ela foi submetida a testes com o implante, visitando o laboratório de Eduardo quatro vezes por semana.

Resultados preliminares

Essa fase experimental ainda está engatinhando, mas os primeiros resultados são fascinantes: com o implante, Bernadeta já consegue visualizar uma versão em baixa resolução do que está a sua frente, descrito por ela como “pontos brilhantes”.

Ainda não é possível identificar objetos mais complexos, como letras ou pessoas, mas o que a paciente já enxergou até agora é suficiente para ela jogar uma versão simplificada do jogo de videogame Pac-Man dentro do próprio cérebro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

olho biônico para pessoas cegas
Eduardo Fernandez e um de seus alunos. Foto: Russ Juskalian

Próximos passos

Os próximos desafios que os pesquisadores da Universidade de Miguel Hernandez precisam enfrentar incluem como tornar o implante não-degradável dentro do organismo da paciente, além de encontrar outras pessoas compatíveis e dispostas a se submeterem a testes em laboratório.

“Bernardeta foi a nossa primeira paciente, mas nos próximos anos vamos instalar implantes em cinco pessoas diferentes. Fizemos experimentos similares em animais, mas um gato ou um macaco não podem explicar o que eles estão vendo”, explica Eduardo.

Conheça o trabalho incrível de uma organização que devolveu a visão para centenas de pessoas que ficaram cegas por causa da catarata clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Canal Tech

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,635,437SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeiras fazem fichas de bebês à mão com desenhos fofos e muito amor

As enfermeiras fazem as fichinhas com nome, horário de nascimento, peso e altura do bebê e dão para a família guardar de lembrança.

Vizinhos italianos dão um jeito super criativo de fazer um brinde à distância; veja o vídeo

Quem quer arruma um jeito. Quem não quer arruma uma desculpa! 😆 Sorte que esses vizinhos italianos deram um jeito - super criativo por sinal...

Policial que amamentou bebê é promovida a sargento

A policial argentina Celeste Ayala foi promovida para segundo sargento.

Filho autista quebra brinquedo, mãe faz apelo e doação viaja 588 km: “a internet pode ser usada para o bem”

“Fiquei muito feliz e acolhida com tanta dedicação”, disse a mãe do João Pedro, que é autista e não larga por nada uma estrelinha...

Realidade virtual na saúde: Tecnologia que ajuda os médicos a tratar pacientes

A realidade virtual é uma das novas tecnologias com mais promessas até o momento. A criação de mundos virtuais é algo que pode revolucionar...

Instagram