OMS não considera mais a transexualidade como doença mental

Demorou muito tempo, já estava mais do que na hora, então vamos comemorar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a transexualidade da lista de doenças mentais da Organização das Nações Unidas (ONU).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A OMS publicou na segunda-feira (18) uma nova edição da Classificação Estatística de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), segundo informações dos sites HUFFPOST Brasil e UNIVERSA.

Após 28 anos, a transexualidade, antes entendia como “transtorno de identidade de gênero”, deixa de ser uma “doença mental”, embora continue no catálogo como “incongruência de gênero”.

A transexualidade aparece em um novo capítulo, cujo título é “condições relacionadas à saúde sexual” – a atualização foi batizada de CID-11, substituindo a CID-10. Na edição anterior do catálogo, o termo aparecia no capítulo sobre “transtornos de personalidade e comportamento”, em um subcapítulo intitulado “transtornos de identidade de gênero”.

“O raciocínio é que as evidências agora são claras de que a incongruência de gênero não é um transtorno mental, e classificá-la desta maneira causa enorme estigma para as pessoas transgênero. Ainda há necessidades significativas de cuidados da saúde para que os transexuais sejam melhor atendidos se a condição for codificada sob o CID”, explicou Lale Say, coordenadora da Equipe de Adolescentes e Populações em Risco da OMS.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

oms retira transexualidade lista doenças mentais
Uma conquista de anos de luta do movimento trans

A mudança é resultado de 10 anos de estudos de especialistas ligados à OMS que analisaram informações científicas para criar um novo padrão que pudesse ser usado por profissionais da saúde de países do mundo inteiro – cada país precisa se adaptar à nova CID até 1º de janeiro de 2022.

A versão anterior do CID foi publicada em maio de 1990, ano em que o termo “homossexualismo” saiu da classificação e deixou de ser considerado uma doença. Isso aconteceu no dia 17 de maio, que depois se transformou no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.

Abaixo, confira um vídeo bem bacana do Canal das Bee sobre o tema “Transexualidade e Saúde”:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto © Mídia Ninja/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







OMS não considera mais a transexualidade como doença mental 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,078,673SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Quais cuidados ter com os pets no Carnaval?

A época mais divertida do ano finalmente chegou. Entre os que preferem ir para folia e pular nos bloquinhos de Carnaval, há também que...

Como você pode ajudar a retirar o óleo nas praias do Nordeste agora mesmo

As populações litorâneas têm se organizado de forma independente para retirar o óleo das praias com as próprias mãos, fazendo o possível e o impossível.

Empresa cria toucas de banho e piscina para cabelo afro

Já faz algum tempo que as marcas estão começando a se preocupar com outras coisas que vão além do lucro, buscando representar diferentes nichos,...

Guarda-vidas ajuda idoso com mobilidade reduzida a tomar um banho de mar no RS [VIDEO]

Olha que sensibilidade incrível! 🤩 Um guarda-vidas do Rio Grande do Sul foi flagrado em um vídeo auxiliando um idoso a tomar um banho de...

Cemitério se solidariza com população de Suzano (SP) e doa 1.500 máscaras de proteção

A dramática experiência imposta pela pandemia do novo coronavírus tem sido ilustrada por imagens fortes transmitidas por emissoras de TV ou via internet. E,...

Instagram

OMS não considera mais a transexualidade como doença mental 4