OMS não considera mais a transexualidade como doença mental

Demorou muito tempo, já estava mais do que na hora, então vamos comemorar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a transexualidade da lista de doenças mentais da Organização das Nações Unidas (ONU).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A OMS publicou na segunda-feira (18) uma nova edição da Classificação Estatística de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), segundo informações dos sites HUFFPOST Brasil e UNIVERSA.
Após 28 anos, a transexualidade, antes entendia como “transtorno de identidade de gênero”, deixa de ser uma “doença mental”, embora continue no catálogo como “incongruência de gênero”.
A transexualidade aparece em um novo capítulo, cujo título é “condições relacionadas à saúde sexual” – a atualização foi batizada de CID-11, substituindo a CID-10. Na edição anterior do catálogo, o termo aparecia no capítulo sobre “transtornos de personalidade e comportamento”, em um subcapítulo intitulado “transtornos de identidade de gênero”.
“O raciocínio é que as evidências agora são claras de que a incongruência de gênero não é um transtorno mental, e classificá-la desta maneira causa enorme estigma para as pessoas transgênero. Ainda há necessidades significativas de cuidados da saúde para que os transexuais sejam melhor atendidos se a condição for codificada sob o CID”, explicou Lale Say, coordenadora da Equipe de Adolescentes e Populações em Risco da OMS.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A mudança é resultado de 10 anos de estudos de especialistas ligados à OMS que analisaram informações científicas para criar um novo padrão que pudesse ser usado por profissionais da saúde de países do mundo inteiro – cada país precisa se adaptar à nova CID até 1º de janeiro de 2022.
A versão anterior do CID foi publicada em maio de 1990, ano em que o termo “homossexualismo” saiu da classificação e deixou de ser considerado uma doença. Isso aconteceu no dia 17 de maio, que depois se transformou no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.
Abaixo, confira um vídeo bem bacana do Canal das Bee sobre o tema “Transexualidade e Saúde”:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Foto © Mídia Ninja/Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.