ONG promove match da amizade entre jovens voluntários e crianças com deficiência

“Viver a vida sem amigos não vale a pena, não é uma vida completa”. Foi assim que a mãe do pequeno Luís Felipe, Ana Paula, descreveu a aflição por ver seu filho sem ter amigos. Essa é uma realidade na vida das crianças com deficiência que a Friendship Circle Brasil quer transformar. E vem transformando.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ONG foi criada pela especialista em Educação Especial, Bella Shapiro. Ela se formou nos Estados Unidos, onde conheceu o trabalho e decidiu trazer para o Brasil há 9 anos. “A palavra encantamento é pouca, eu fiquei deslumbrada”, disse a fundadora do projeto no Brasil.

A iniciativa funciona com diversos projetos e o mais procurado é o Amigos em Casa, que promove o match entre jovens e crianças e adolescentes com deficiência, criando inclusão social, convivência e laços de afeto e amizade. Tem ainda o Dia da Alegria, o Círculo da Inclusão, o Clube do Aniversário, a formação dos voluntários e o apoio às famílias.

Três garotos tomando banho em piscina
Foto: Reprodução/Instagram @friendshipcirclesaopaulo

“A gente percebe que a criança com deficiência sofre um processo de exclusão social na sua formação, na própria convivência. Ela via de regra nunca é chamada para ir na casa de um amigo, festinha de aniversário não participa, nenhum amigo vem na casa depois da aula, e a convivência é sempre com outros adultos, na terapia ou em outros eventos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o projeto, os jovens voluntários vão na casa das crianças e criam vínculos permanentes, uma amizade real oficial. Os voluntários são jovens entre 13 e 23 anos e as crianças e os adolescentes com deficiência participantes são pessoas de 3 a 19 anos de idade.

Três meninas festejando aniversário de 13 anos com o número 13 vermelho na parede
Manu ganhou a amizade de Beatriz. E a irmã de Manu, Bia, também se tornou voluntária do projeto para ser amiga de outras crianças. Foto: Reprodução/Instagram @friendshipcirclesaopaulo

Qualquer pessoa nessas faixas etárias pode se inscrever para se voluntariar ou ser participante. O benefício é para todos. “Essa convivência muitas vezes não acontece pela questão do preconceito. É muito bacana como é transformadora essa experiência”, disse Bella.

Veja o relato dessa mãe e tente não se emocionar:

As famílias de todos também se envolvem no projeto. “A sociedade tem suas dificuldades, preconceitos, de enxergar as potencialidades das pessoas com deficiência e quando a gente dá oportunidade desse jovem conviver com pessoa com deficiência, já desde a base, a grande riqueza, é que não deixamos o preconceito nem se desenvolver”, analisa.

Bruno Stisin tem 21 anos e se tornou amigo de Mig, um garoto de 12 anos com Síndrome de Down. “Para mim, ele é o meu irmão, virou meu irmão mais novo. É muito poderosa a experiência”, disse o jovem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Garoto abraçado e sorrindo com menino com síndrome de down utilizando óculos e também sorrindo
Foto: Reprodução/Youtube Friendship Circle São Paulo

Antes da pandemia, todo o trabalho era presencial e passou a ser também online. As atividades presenciais já retornaram e hoje o projeto está em várias cidades além de São Paulo, inclusive em duas comunidades de Paraisópolis e Ferraz de Vasconcelos. Já são mais de 100 crianças e adolescentes participantes e 165 jovens voluntários.

A ONG se mantém através de doações. Os interessados em ajudar esse projeto podem doar através do site da instituição ou entrando em contato pelo Instagram da rede no Brasil.

ONG promove match da amizade entre jovens voluntários e crianças com deficiência 1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ar condicionado que pode salvar vidas e que não usa eletricidade é construído por indianos

A Índia é um dos países mais quentes do mundo, com temperaturas máximas de 40 graus ou mais, no verão, em algumas cidades. Com...

Autora de ‘Comer, Rezar e Amar’ se casa com namorada que tem câncer terminal e vai te emocionar

Se você já leu o livro "Comer, Rezar e Amar", sabe que uma das inspirações para a história e para o personagem Felipe, foi...

Grazi Massafera e outros famosos divulgam vaquinha do Razões de socorro às vítimas em Petrópolis

Artistas, apresentadores, ativistas e personalidades da internet se uniram para divulgar a vaquinha de socorro às vítimas do temporal que atingiu a cidade de...

Tal mãe, tal filha: foto de pilotas viraliza nas redes sociais

Uma foto de mãe e filha que chegaram a pilotar juntas um voo da Delta Air Lines se tornou viral nas redes sociais e...

Experimento da Heineken diminui número de motoristas que bebem e dirigem

Com estímulos simples é possível fazer que o condutor reflita sobre a decisão correta a ser tomada quando está ao volante.

Instagram

ONG promove match da amizade entre jovens voluntários e crianças com deficiência 2