Viver cercada pela violência e com profundas perdas em sua trajetória levou Neide Santos, moradora do Capão Redondo, a tomar a decisão de tornar-se a protagonista de uma história de luta. A batalha de Neide começou ainda criança, aos 6 anos de idade, e se consolidou em um projeto que ela criou e que, ativamente, transforma vidas em sua comunidade, e se eternizou em um filme da Nike que está rodando o mundo (veja abaixo).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Projeto Vida Corrida foi fundado por Neide há exatos 20 anos, quando a criminalidade da região levou a vida de seu filho, aos 21 anos de idade.
Ajude a educar jovens periféricos para o mercado de trabalho
Com um doloroso percurso na vida marcado por abusos e violência no dia-a-dia, foi com o esporte, mais especificamente com a corrida, que Neide conseguiu reunir forças para seguir em frente e levar outras pessoas junto com ela.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Vida Corrida começou com apenas 6 mulheres empenhadas em promover a inclusão social e qualidade de vida aos moradores do Capão, e hoje conta com mais de 700 integrantes a cada ano.
Leia também: Artista transforma crianças da Cidade de Deus em super-heróis (que realmente são!)
Como a própria idealizadora do projeto afirma no filme, o sonho que Neide constrói junto com as crianças do Projeto Vida Corrida visa um futuro melhor para que elas cresçam em um ambiente com oportunidades igualitárias e longe da violência. “Tudo que tiraram de mim, todas as oportunidades que me foram negadas, é o que eu sonho para que essas crianças tenham um dia”, revela Neide.
Do Capão Redondo para o mundo
O Projeto Vida Corrida, liderado por Neide, segue há 10 anos com o apoio da Nike. Juntos, a parceria já impactou mais de 5000 vidas desde 2009, inspirando toda uma nova geração meninos e meninas da região.
Por acreditar no poder do esporte como uma força que move o mundo para frente, a Nike reafirma seu compromisso social ao ampliar a voz de Neide e dar visibilidade global ao seu projeto, levando inspiração para o mundo inteiro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ajude a educar jovens periféricos para o mercado de trabalho
O filme é exibido nos canais digitais da Nike junto com outros exemplos de pessoas e projetos inspiradores de transformação por meio do esporte ao redor do mundo, como China e Alemanha.
Feito Pra Jogar
Feito Pra Jogar (Made to Play) é o compromisso global e de longo prazo da Nike para promover acesso ao esporte para crianças, de modo que elas possam ter uma vida mais saudável, feliz e bem-sucedida.
Juntamente com os parceiros comunitários e funcionários de todo o mundo, a Nike apoia iniciativas inovadoras para que mais de 17.5 milhões de crianças se movam para um futuro melhor.
Ajude a educar jovens periféricos para o mercado de trabalho
No Brasil, são mais de 10 anos de investimento contínuo usando do poder do esporte como uma força unificadora, comprometida em ajudar as crianças alcançarem seus potenciais e criando condições de jogo mais iguais para todos.
Atualmente a Nike contribui com acesso ao esporte de 300 mil crianças e jovens por ano e, também, com o desenvolvimento de mais de 100 organizações sociais de todas as regiões do país. Para saber mais sobre os projetos comunitários que a Nike apoia, clique aqui.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.