Ícone do site Razões para Acreditar

ONG no Afeganistão melhora a vida de milhares de crianças através do skate

Skateistan é uma ONG no Afeganistão que realiza vários projetos atraindo milhares de crianças do Afeganistão, um país muito violento, inseguro e intransigente, dando a elas integridade, confiança, respeito, igualdade a partir do skate.

Oliver andava de skate pelas ruas, sempre atraindo os olhares das crianças e adolescentes que pouco tempo depois começaria a ensinar as primeiras manobras. Com esse interesse pelo skate, Oliver percebeu que poderia contribuir com a educação dessas crianças tirando-as da rua e da violência e fundou a Skateistan, que traduzido seria: “skatestão”.

O “Skateistan” é uma organização não-governamental que trabalha com jovens no Afeganistão e tem o objetivo de contribuir para a formação dos jovens através da prática de esportes, especificamente com o skate e atividades educativas.

A organização foi ganhando força a cada ano, com cada vez mais alunos e voluntários. Em 2009 receberam contribuições dos governos do Canadá, Alemanha e Noruega e doações de lojas de skate, o que fez com que pudessem construir um skatepark coberto, podendo receber mais de 300 alunos por semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje a escola é o único lugar onde, além de um ambiente tranquilo, é possível ver meninos e meninas partilhando o mesmo espaço e interagindo entre si. Cerca de 40% dos alunos são do sexo feminino e isso faz com que o Skate traga a igualdade em uma das sociedades mais sexistas do mundo.

Em 2012 a escola foi vítima de um atentado terrorista onde alguns instrutores e alunos morreram, porém não fez com que Oliver deixasse seu projeto de lado e logo foi aberto uma segunda unidade ao norte do Afeganistão.

Hoje o projeto tem apoio de voluntários de diversas partes do mundo e conta com ajuda de embaixadas e patrocinadores, além de ter também uma loja com produtos próprios. Confiram abaixo esse vídeo super emocionante que mostra a realidade verdadeira do lugar, que mesmo com toda a violência consegue transformar a vida dessas crianças:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sair da versão mobile