ONG vai restaurar 10 nascentes e 8 córregos em SP

Não é, infelizmente, novidade que o uso e abuso das terras causa sérias devastações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, a Associação Ambientalista Copaíba deu início a recuperação florestal em mais de 12,75 hectares (127.500 m2) em duas propriedades rurais no município de Socorro, em São Paulo.

O projeto, chamado “Restauração das matas ciliares de nascentes e de cursos na bacia do Rio do Peixe”, quer recuperar  o entorno de 10 nascentes e as margens de oito córregos.

Nessas áreas serão plantadas 12.600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, todas doadas pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Cickarvore.

“A recuperação dessas áreas é de fundamental importância. Esse projeto visa a continuidade da restauração florestal dos afluentes do rio do Peixe e isso contribuirá no aumento efetivo das matas ciliares da bacia, colaborando com a conservação da biodiversidade regional, no controle da erosão e do assoreamento dos cursos d’água e na conservação da quantidade e da qualidade da água destes, garantindo assim qualidade de vida à população e sustentabilidade econômica para a região”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da Restauração Florestal da Copaíba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mais difícil, muitas vezes, nessa recuperação é que os locais pertencem a propriedades privadas, que é o caso das duas áreas citadas a cima.

Ambas ficam no bairro das Lavras de Baixo. Uma delas pertence à família Ribeiro da Silva e a outra à família Duarte, sendo que no passado as duas pertenciam à Fazenda Santo Antonio.

A fazenda era utilizada para a pecuária de leite e também para a produção de café, milho, soja e outros grãos. Com o passar dos anos, o solo ficou degradado, principalmente pelo atual uso – pastagens. Parte das águas que nascem na propriedade abastecem famílias que moram na região, ou seja, todos serão beneficiados com a recuperação e a conservação desses córregos e afluentes.

Fonte: Ciclovivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Para celebrar 30 anos de amizade, idosas fazem tatuagem de ‘copo de cerveja’

Tatuagem não tem idade. Para provar isso, duas idosas que são amigas há mais de 30 anos decidiram celebrar a amizade de longa data...

Menininha de 2 anos vê a mãe pela primeira vez depois de corrente do bem para pagar cirurgia

A pequena Nicolly, de apenas 2 aninhos, nasceu cega, e só recentemente conseguiu enxergar o rosto da sua mãe, Daiana Pereira, após passar por...

18 cachorros que aprontaram e receberam a “plaquinha da vergonha”

Plaquinha da vergonha para eles, mas com muito amô!

Com dificuldades, mecânico anuncia suas únicas ferramentas de trabalho e ganha vaquinha

O mecânico Warley Rodrigues não viu outra alternativa a não ser vender suas ferramentas de trabalho para colocar comida em casa. Seu filho de...

Cadela solitária ganha amiguinho e até produz leite para amamentá-lo

Foi “lambida” à primeira vista. A cadelinha que nunca teve filhotes, se entregou aos encantos do novo mascote da família

Instagram

ONG vai restaurar 10 nascentes e 8 córregos em SP 3