ONG vai restaurar 10 nascentes e 8 córregos em SP

Não é, infelizmente, novidade que o uso e abuso das terras causa sérias devastações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, a Associação Ambientalista Copaíba deu início a recuperação florestal em mais de 12,75 hectares (127.500 m2) em duas propriedades rurais no município de Socorro, em São Paulo.

O projeto, chamado “Restauração das matas ciliares de nascentes e de cursos na bacia do Rio do Peixe”, quer recuperar  o entorno de 10 nascentes e as margens de oito córregos.

Nessas áreas serão plantadas 12.600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, todas doadas pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Cickarvore.

“A recuperação dessas áreas é de fundamental importância. Esse projeto visa a continuidade da restauração florestal dos afluentes do rio do Peixe e isso contribuirá no aumento efetivo das matas ciliares da bacia, colaborando com a conservação da biodiversidade regional, no controle da erosão e do assoreamento dos cursos d’água e na conservação da quantidade e da qualidade da água destes, garantindo assim qualidade de vida à população e sustentabilidade econômica para a região”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da Restauração Florestal da Copaíba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mais difícil, muitas vezes, nessa recuperação é que os locais pertencem a propriedades privadas, que é o caso das duas áreas citadas a cima.

Ambas ficam no bairro das Lavras de Baixo. Uma delas pertence à família Ribeiro da Silva e a outra à família Duarte, sendo que no passado as duas pertenciam à Fazenda Santo Antonio.

A fazenda era utilizada para a pecuária de leite e também para a produção de café, milho, soja e outros grãos. Com o passar dos anos, o solo ficou degradado, principalmente pelo atual uso – pastagens. Parte das águas que nascem na propriedade abastecem famílias que moram na região, ou seja, todos serão beneficiados com a recuperação e a conservação desses córregos e afluentes.

Fonte: Ciclovivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,210,654SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fabricante italiana desenvolve telhas que substituem painéis solares tradicionais

Unindo sustentabilidade e design, as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM desenvolveram uma telha fotovoltaica capaz de substituir as placas solares tradicionais. Por serem...

“Estou sóbrio há 17 anos e ajudar quem mais precisa é o que me dá propósito”

Quando fiz 30 anos, minha vida desandou. Eu fumava crack e usava metanfetamina. Eu estava infeliz e sabia que precisava mudar. A falta de...

Sandra Annenberg chora ao falar sobre a morte da jornalista e amiga Beatriz Thielmann

Quem nos conhece, sabe que somos fãs declarados da jornalista Sandra Annenberg, que traz sempre um vigor e simpatia às (as vezes) frias pautas...

A história emocionante da luta de uma família para tratar do filho com uma doença rara

Nos primeiros dias de vida de Gabriel Dias, sua mãe Simone, começou a notar certa moleza e desconforto muito estranhos para um bebê. Com...

Jovem com síndrome de Down fala 4 idiomas, toca violino e dá palestras ao redor do mundo

A história de Emmanuel afasta de vez o preconceito contra pessoas com síndrome de Down. Com 20 anos, ele conseguiu muito mais do que muitos jovens da sua idade.

Instagram