ONG vai restaurar 10 nascentes e 8 córregos em SP

Não é, infelizmente, novidade que o uso e abuso das terras causa sérias devastações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, a Associação Ambientalista Copaíba deu início a recuperação florestal em mais de 12,75 hectares (127.500 m2) em duas propriedades rurais no município de Socorro, em São Paulo.

O projeto, chamado “Restauração das matas ciliares de nascentes e de cursos na bacia do Rio do Peixe”, quer recuperar  o entorno de 10 nascentes e as margens de oito córregos.

Nessas áreas serão plantadas 12.600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, todas doadas pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Cickarvore.

“A recuperação dessas áreas é de fundamental importância. Esse projeto visa a continuidade da restauração florestal dos afluentes do rio do Peixe e isso contribuirá no aumento efetivo das matas ciliares da bacia, colaborando com a conservação da biodiversidade regional, no controle da erosão e do assoreamento dos cursos d’água e na conservação da quantidade e da qualidade da água destes, garantindo assim qualidade de vida à população e sustentabilidade econômica para a região”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da Restauração Florestal da Copaíba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mais difícil, muitas vezes, nessa recuperação é que os locais pertencem a propriedades privadas, que é o caso das duas áreas citadas a cima.

Ambas ficam no bairro das Lavras de Baixo. Uma delas pertence à família Ribeiro da Silva e a outra à família Duarte, sendo que no passado as duas pertenciam à Fazenda Santo Antonio.

A fazenda era utilizada para a pecuária de leite e também para a produção de café, milho, soja e outros grãos. Com o passar dos anos, o solo ficou degradado, principalmente pelo atual uso – pastagens. Parte das águas que nascem na propriedade abastecem famílias que moram na região, ou seja, todos serão beneficiados com a recuperação e a conservação desses córregos e afluentes.

Fonte: Ciclovivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Novo comercial da Barbie traz menino brincando também com a boneca

Nos últimos meses, a Barbie está zerando a internet com muitas campanhas maravilhosas. Para empoderar as meninas, a marca criou novas versões com tons...

Mulher acolhe cachorrinha de vizinha que estava sendo ameaçada de ser expulsa do prédio

A mulher escreveu um bilhete para a vizinha oferecendo seu apartamento para ficar com a cadelinha quando ela não estivesse em casa.

Monja Coen ensina como desenvolver o amor próprio

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão. Monja Coen também é...

Empresas doam dezenas de cilindros de oxigênio e toneladas de insumos a hospitais de Manaus

A situação nos hospitais de Manaus é caótica para pacientes e profissionais de saúde devido à falta de insumos básicos. Felizmente, algumas empresas decidiram...

Programa de inovação da Red Bull impulsiona empreendedores sociais

O Red Bull Amaphiko conecta e impulsiona empreendedores sociais que estão transformando realidades.

Instagram