No último sábado (7), foi lançado em Hamburgo, na Alemanha, o “Duschbus”, ou Ônibus-Chuveiro, uma iniciativa que nasceu graças a uma vaquinha na internet.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Nele, os moradores de rua da cidade poderão tomar um banho no veículo modificado que contém várias instalações sanitárias.
O ônibus-chuveiro nasceu a partir da ideia de um jovem alemão que já morou em situação de rua. Ele se conectou a diversas organizações não-governamentais e entidades sem fins lucrativos para fundar a sua ONG, a GoBanyo.
Leia Mais
Ver essa foto no Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em seis semanas, a GoBanyo arrecadou 168 mil euros (R$ 770 mil), suficientes para a compra e modificação de um ônibus.
Segundo os voluntários da ONG, o projeto dispõe hoje de fundos para funcionar durante seis meses. O desafio até lá é manter o ônibus limpo e ativo a longo prazo.
“Toda pessoa tem o direito de se lavar. Sentir-se sujo impede os moradores de rua de cumprirem compromissos ou tentar melhorar a própria situação”, diz o site da GoBanyo. Para os organizadores da vaquinha, é fundamental que mais iniciativas como essa sejam instaladas na cidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Duschbus, o Ônibus-Chuveiro
“Qualquer um que se sinta sujo evita contatos com outras pessoas. Há muita vergonha e é um círculo vicioso. Por isso o Duschbus oferece uma solução e constrói uma ponte de volta à sociedade“, explicam. “Limpeza é dignidade”.
Leia também: Chuveiro itinerante dá “ducha” de dignidade para moradores de rua
O ônibus-chuveiro conta com três banheiros, todos equipados com ducha, pia, privada e artigos de higiene, e são fornecidas também roupas limpas. Há um sistema hidráulico que se conecta a hidrantes e esgotos e dois tanques d’água com capacidade de coleta de mil litros de água limpa e usada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ver essa foto no Instagram
Durante quatro dias por semana, cinco horas por dia, o ônibus-chuveiro estará em três diferentes locações de Hamburgo, atendendo cerca de 30 moradores de rua.
Voluntários se ofereceram para dirigir o veículo e dar assistência. De acordo com o governo alemão, há pelo menos 2 mil sem-tetos na cidade de Hamburgo.
Leia também: Ex-morador de rua troca polimento de faróis por doação de leite para ONGs
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Fonte: G1/Fotos: Reprodução/GoBanyo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.