Primeiro ônibus 100% elétrico movido a energia solar começa a circular no Ceará

Um ônibus elétrico, que é totalmente movido a energia solar, foi desenvolvido lá no Ceará, mas a ideia é espalhá-lo pelo Brasil inteiro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ônibus elétrico lançado no Ceará
Foto: divulgação

Índios do Pantanal pedem socorro: famílias estão vivendo em condições desumanas sem comida e água. Ajude nessa vaquinha!

Ônibus tem autonomia de 300 quilômetros

O ônibus foi produzido pela empresa EDP e possui um conjunto de baterias que garante autonomia de 300 quilômetros para o veículo.

O investimento para fabricar o ônibus elétrico foi de 4,85 milhões e o desenvolvimento ficou por conta da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Usina Termelétrica (UTE) Pecém e teve a parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Testes

Por enquanto, o veículo está sendo utilizado para o transporte de funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina.

A recarga é feita através de um ponto de apoio, instalado no estacionamento da usina. Para que o ponto de recarga funcione, foi preciso instalar 183 placas solares na usina.

ônibus elétrico lançado no Ceará

A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no país, e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial da companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

A segunda fase do projeto testará a aplicação de filmes fotovoltaicos orgânicos no teto do ônibus. Essa adaptação permitirá a geração de energia elétrica a partir da luz do sol, prolongando o tempo das baterias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse tipo de iniciativa só facilita o transporte urbano e a sustentabilidade nas grandes cidades. Além disso, com o custo menor de manutenção dos ônibus elétricos, os preços das passagens podem cair, consequentemente.

Fonte: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Muralista Kobra transforma ônibus em galeria e faz exposição pela periferia de SP

Eduardo Kobra é reconhecido internacionalmente, já pintou murais em 40 países, e agora volta para o lugar onde tudo começou com uma exposição itinerante.

Escola Waldorf no interior de Pernambuco vai atender crianças carentes

Em Surubim, no interior de Pernambuco, o Jardim Campo das Tulipas será destinado a crianças carentes.

Relógio solar digital projeta horas na sombra

As primeiras tentativas de medir o tempo através do movimento do sol eram relógios de sombra criados pelos egípcios e babilônios. Os relógios solares foram...

Punks de Myanmar se unem para alimentar moradores de rua do país

Além da ajuda humanitária, as músicas das bandas punks de Yangon geralmente têm letras políticas, e tratam de temas como violações de direitos humanos e as condições difíceis da vida lá.

Projeto usa impressora 3D para imprimir fotos antigas e reviver memórias das pessoas cegas

Pessoas que nasceram com a visão perfeita, e por algum problema de saúde ou genético tornaram-se deficientes visuais, mesmo depois da perda da visão,...

Instagram