Primeiro ônibus 100% elétrico movido a energia solar começa a circular no Ceará

Um ônibus elétrico, que é totalmente movido a energia solar, foi desenvolvido lá no Ceará, mas a ideia é espalhá-lo pelo Brasil inteiro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ônibus elétrico lançado no Ceará
Foto: divulgação

Índios do Pantanal pedem socorro: famílias estão vivendo em condições desumanas sem comida e água. Ajude nessa vaquinha!

Ônibus tem autonomia de 300 quilômetros

O ônibus foi produzido pela empresa EDP e possui um conjunto de baterias que garante autonomia de 300 quilômetros para o veículo.

O investimento para fabricar o ônibus elétrico foi de 4,85 milhões e o desenvolvimento ficou por conta da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Usina Termelétrica (UTE) Pecém e teve a parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Testes

Por enquanto, o veículo está sendo utilizado para o transporte de funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina.

A recarga é feita através de um ponto de apoio, instalado no estacionamento da usina. Para que o ponto de recarga funcione, foi preciso instalar 183 placas solares na usina.

ônibus elétrico lançado no Ceará

A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no país, e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial da companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

A segunda fase do projeto testará a aplicação de filmes fotovoltaicos orgânicos no teto do ônibus. Essa adaptação permitirá a geração de energia elétrica a partir da luz do sol, prolongando o tempo das baterias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse tipo de iniciativa só facilita o transporte urbano e a sustentabilidade nas grandes cidades. Além disso, com o custo menor de manutenção dos ônibus elétricos, os preços das passagens podem cair, consequentemente.

Fonte: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,110,307SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Escolas no Ceará utilizam cordel para ensinar sobre Lei Maria da Penha

Com o apoio do Instituto Maria da Penha e a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), o cearense Tião Sampaio criou o cordel "A Lei Maria...

Após vaquinha, a vida do seu Sebastião mudou! Ele conseguiu uma casa, além de um emprego e muito mais

Queremos relatar para vocês tudo que aconteceu na vida do seu Sebastião após a repercussão do post e da criação da vaquinha no VOAA,...

Lutador do ensino médio com Síndrome de Down termina ano invicto

A última vitória de Cedrick Lehky arrancou aplausos até da torcida adversária.

Casal realiza o primeiro casamento homoafetivo de vertente do hinduísmo no Brasil

O casal Verônica e Tatiane realizou o primeiro casamento homossexual do ‘Movimento Hare Krishna’, uma das vertentes do hinduísmo e foi muito emocionante!

Conheça o Hostel construído a partir de contêineres reutilizados

Com capacidade de hospedar 188 pessoas, o hostel Dock Inn mistura urbano com charme industrial em sua construção feita a partir de containers reciclados...

Instagram

Primeiro ônibus 100% elétrico movido a energia solar começa a circular no Ceará 2