Depois de pedido de funcionários PCDs, empresa de tecnologia adapta suas portas

A Eric Nunes é Analista de negócios Operações Data Quality na Oracle, empresa multinacional de tecnologia e informática. Ela é cadeirante e comemorou recentemente a instalação de portas automáticas nos escritórios da empresa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No seu perfil no Linkedin, Erica destacou que se fala muito sobre acessibilidade, empesa inclusiva e diversidade em ambientes corporativos. Pontuando que é importante “transformar as pessoas e o ambiente que nos rodeia”.

oracle instala portas automáticas funcionários PCDs

Ela continua: “A Oracle possui portas extremamente pesadas para não só PCD [Pessoas com Deficiência] puxar mas para todos…Depois de muito pontuar e mostrar a problemática aí está a primeira porta piloto!!”.

Leia também: Projeto incentiva a recolocação no mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

oracle instala portas automáticas funcionários PCDs oracle instala portas automáticas funcionários PCDs oracle instala portas automáticas funcionários PCDs

A empresa e os demais colaboradores ouviram a dificuldade dos PCDs para abrirem as portas “extremamente pesadas” e isso foi resultado do subcomitê de PCD, do qual a Erica é líder. Questões como a da porta foram levantadas e levadas à diretoria. “Juntos somos mais fortes!!”, comemorou.

Cultura de inclusão

Ao Razões para Acreditar, a head de Diversidade e Inclusão da Oracle Dani Botaro contou que o funcionário é orientado a tratar os colegas com respeito mútuo e dignidade. Para isso, foi criado um calendário de ações e campanhas internas com base em cinco pilares: LGBTQ, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Mulheres e Gerações.

“Muitas ações no pilar PCD, por exemplo, são focadas em inclusão e avanço de carreira dos nossos colaboradores com deficiência. Fizemos diversos eventos de inspiração, motivação e inclusão, como encontro com o paratleta olímpico Clodoaldo Silva, mapeamento de acessibilidade do prédio e entorno e reuniões internas de conscientização.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lei de Cotas

Desde 2006, a empresa cumpre a Lei de Cotas para PCD. Segundo Botaro, isso gerou um ambiente inclusivo na empresa, onde é possível encontrar colaboradores com deficiência em todas as áreas, funções e cargos. “Cumprimos a cota de 5% da lei de inclusão, temos baixo turnover de colaboradores PCDs e diferente da maioria das empresas, quase não fazemos busca ativa de colaboradores PCDs. Pelo contrário, recebemos muitos CVS e indicações de colegas.”

Práticas inclusivas

Botaro destaca outras práticas inclusivas adotadas pela empresa e o empenho dos líderes para proporcionar melhores oportunidades para seus times.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Recentemente o nosso diretor de RH negociou com a operadora do plano de saúde pela cobertura de custos de medicação de uma colaboradora que tem uma doença degenerativa muito severa, derivada da deficiência física que possui. O impacto financeiro no orçamento dela (aproximadamente R$5000 por mês) inviabilizava o acesso ao medicamento.  Porém, após um período de negociação a Oracle conseguiu um acordo para que a operadora cubra os custos mensais da medicação e possibilite que a colaboradora continue trabalhando e, o mais importante, cuidando da sua saúde.”

Além das novas portas portas adaptadas para cadeirantes, a empresa possui banheiros adaptados em todos os andares, rampas de acesso, piso tátil e software de leitura para pessoas com deficiência visual. Botaro também citou um jogo de cards contendo várias dicas de comportamentos inclusivos para os colaboradores.

“Cada pessoa recebeu uma caixinha com a logo do comitê de Pessoas com Deficiência e dentro da caixa, 6 cards tipo porta copos e de cada lado do Card, uma dica diferente. Por exemplo: 1) Pergunte antes de ajudar – Você pode oferecer ajuda a uma pessoa com deficiência. Seja gentil sem ser condescendente. No entanto, a pessoa pode não precisar ou não querer sua ajuda – por isso, pergunte primeiro.  2) Adapte-se: Se a pessoa usar cadeira de rodas, sente-se e converse na sua mesma altura. No total foram 12 dicas de comportamentos.”

Ela conta que a ação fortaleceu a integração entre todos os colaboradores, “pois a caixa vinha com seis cards iguais e as pessoas tinham que buscar outras para trocar e completar a coleção”. Teve colaborador que ligava para os colegas e até para o RH pedindo o card que faltava para completar a coleção. “O dia foi muito legal!”, finaliza.

Confira o vídeo:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

oracle instala portas automáticas funcionários PCDs

crédito das imagens: Reprodução/Linkedin Erica Nunes

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,572,983SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Italiano desenvolve casa alternativa e dobrável que pode ser montada em até 6 horas

O mercado imobiliário, no mundo inteiro, é um dos setores da economia mais lucrativos. Porém, não é todo mundo que consegue comprar uma casa....

Desconhecidos “salvam” aniversário de criança após furo dos convidados

Graças a uma corrente do bem na internet, de pessoas desconhecidas, a festa de aniversário de criança de 4 anos, em Melbourne, na Austrália,...

Senegalês que socorreu senhora no RS recebe mais de 50 ofertas de emprego

Moussa Sene, de 34 anos, ficou conhecido nas redes sociais por ter socorrido uma passageira de trem que ia de São Leopoldo a Novo...

Homem salva criança segundos antes dela ser atropelada [VÍDEO]

Crianças pequenas não têm a noção do perigo de atravessar uma rua sozinhas, mas a sorte é que, de vez em quando, elas encontram...

Câmera registra momento fofo que bebê desce da cama para dormir com seu cachorro!

O pequeno Finn, 2 anos, nem anda direito, mas ele já aprendeu uma coisa: descer da cama todas as noites para dormir com seu...

Instagram