Quanto da nossa cultura você vê nos quadrinhos de super-heróis como o Batman, Homem-Aranha e Super-Homem?
Já pensou que incrível seria se tivéssemos histórias em quadrinhos com personagens da nossa cultura? O desenhista Hugo Canuto teve essa ideia brilhante. Ele conta que tudo começou meses atrás, fazendo ilustrações de orixás de maneira despretensiosa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Hugo, então, pensou: por que não criar histórias em quadrinhos com esses personagens no papel de protagonistas? A ideia é adaptar para a linguagem dos quadrinhos algumas narrativas da mitologia Yorubá, abordando a saga de alguns orixás: Xangô, Oxossi, Iemanjá, entre outros.
O desenhista mergulhou fundo na cultura Yorubá. Hugo conversou com estudiosos e adeptos das religiões de matriz africana para narrar esse universo com o cuidado e o respeito que ele merece. O artista baiano tem a companhia de outros dois ilustradores no projeto chamado “Contos de Òrun Àiye”.
Para que a gente possa conhecer um pouco mais sobre um dos elementos da nossa cultura, com uma linguagem mais acessível, Hugo lançou uma campanha de financiamento coletivo. A meta era arrecadar R$ 12 mil para arcar com todos os custos do projeto, mas ele conseguiu mais de R$ 48 mil.
Leia Mais
Leia também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conheça o contexto histórico das matemáticas negras que foram imprescindíveis para a NASA
Ex-lavrador que passou fome na infância se forma médico em Minas
Trailer do filme que conta a história de Van Gogh feito inteiramente de pinturas é lançado
A ideia é lançar uma revista com duas histórias fechadas e material extra com ilustrações de artistas convidados, além de pôsteres e camisetas do projeto. A primeira história já começou a ser desenhada. O material deve ser lançado em junho deste ano. Atualizações sobre o andamento do projeto serão publicadas na sua página no Facebook.
Saiba mais no vídeo abaixo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja também algumas ilustrações ligadas ao projeto Contos de Òrun Àiye:
Todas as imagens: Reprodução/Facebook
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.