Orquídea rara que se acreditava estar extinta há 120 anos é redescoberta por botânicos nos EUA

Um grupo de botânicos do estado de Vermont, nos EUA, descobriu uma população de pequenas orquídeas que todos acreditavam estar extintas há 120 anos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Encontrar uma população estável desta espécie rara, dada como exterminada da natureza pelo governo federal, é realmente surpreendente”, disse Bob Popp, botânico do Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Vermont.

“É como se tivéssemos redescoberto o extinto pica-pau de bico de marfim, que vivia em nosso estado eras atrás”, complementou.

Orquídea rara que se acreditava estar extinta há 120 anos é redescoberta por botânicos nos EUA
Foto: VT Fish and Wildlife

A pequena pogônia espiralada é uma orquídea globalmente rara que, no passado distante, florescia nos estados do leste dos EUA e em Ontário, no Canadá.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nos últimos anos, dezenas de expedições falharam em localizar a planta, que foi encontrada em pequenos espécimes no parque de conservações Winoosky Valley, no condado de Chittenden.

Tal como acontece com muitas orquídeas, pouco se sabe sobre as necessidades de habitat da espécie.

“Um desafio de localizar populações de orquídeas raras para conservação é que o local ideal onde elas crescem é determinado por coisas que não podemos ver ou medir facilmente, como redes de fungos no solo”, disse o botânico Aaron Marcus.

Orquídea rara que se acreditava estar extinta há 120 anos é redescoberta por botânicos nos EUA
Foto: VT Fish and Wildlife

O botânico explicou o departamento do meio ambiente foi notificado pela primeira vez de uma possível pequena população de pogônias em Vermont graças às observações de dois cientistas da comunidade: John Gange de Shelburne e Tom Doubleday.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“John é um botânico apaixonado e habilidoso, especializado em orquídeas e acompanha de perto os avistamentos que as pessoas relatam no aplicativo de ciências da comunidade iNaturalist”, disse Marcus. “John notou que um observador de pássaros, o gerente aposentado de estufas Tom Doubleday, usou o iNaturalist para pedir ajuda para identificar uma flor silvestre desconhecida em julho passado e nos procurou com a notícia de que a orquídea provavelmente havia sido descoberta em Vermont.”

Bob, Marcus, Doubleday e Gange voltaram ao local juntos nesta primavera e confirmaram a presença das pequenas pogônias, que estavam florescendo na época.

Orquídea rara que se acreditava estar extinta há 120 anos é redescoberta por botânicos nos EUA
Pequena Pogônia capturada pelas lentes de John Gange. Foto: VT Fish and Wildlife

Orquídeas raras correm alto risco de serem coletadas ilegalmente ou mesmo pisoteadas de forma acidental por visitantes desavisados, de acordo com Marcus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para proteger a localização da pogonia de possíveis distúrbios, Doubleday removeu as coordenadas públicas de seu post usando as configurações de privacidade do app iNaturalist.

Os próximos passos do departamento serão trabalhar com o parque Winooski para procurar a pequena pogônia em áreas de conservação próximas e monitorar a população, de modo a garantir que esta espécie tenha a melhor oportunidade possível de florescer na porção nativa de Vermont.

“Estamos incrivelmente afortunados que esta pequena população de pogônias esteja em terras protegidas do parque”, disse Bob. “Isso diz respeito à importância da conservação do habitat”.

“Quando conservamos um pedaço de terra, raramente conhecemos todas as espécies que estão lá, mas sabemos que conservar comunidades naturais intactas gera as melhores chances de apoiar a biodiversidade de Vermont, de espécies comuns a raras”, concluiu.

Fonte: Boston.com

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Orquídea rara que se acreditava estar extinta há 120 anos é redescoberta por botânicos nos EUA 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,388SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grupo que teve aulas com agricultor nota 980 na redação do Enem 2020 faz prova no Amapá: ‘melhorar de vida’

Milhares de estudantes encararam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no interior do Amapá, enxergando na prova uma oportunidade de mudar suas vidas...

Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos

As crianças escrevem elogios para os colegas, para os funcionários da escola e para seus familiares.

Comunicação não-violenta com seus filhos: mini-curso gratuito

Quem nunca ouviu algo assim: O menino é ensinado desde cedo a “engolir o choro, que isso não é coisa de homem”. A menina é...

Este Pit Bull não para de sorrir desde o dia em que foi adotado

Nenhuma raça de cachorro divide tanto a opinião de especialistas e donos como os Pit Bulls. Algumas pessoas gostam enquanto outras consideram a raça...

Professor devolve carro ganho em rifa para ajudar família que fez sorteio no PR

Logo após descobrir que havia ganhado um carro graças à uma rifa, um professor de educação física de Marmeleiro (PR) devolveu o veículo para...

Instagram

Orquídea rara que se acreditava estar extinta há 120 anos é redescoberta por botânicos nos EUA 3