Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história: ‘Minha última esperança’

0
1245

Três dias após ser submetido a um procedimento experimental revolucionário, o norte-americano David Bennett, 57 anos, está com o quadro de saúde mais estável do que nunca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

David se tornou a primeira pessoa do mundo a receber um transplante de coração geneticamente modificado de um porco.

Segundo o portal BBC, foram 7 horas de uma cirurgia bem-sucedida realizada em um hospital de Baltimore, em Maryland (EUA).

Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história

Para o norte-americano, o transplante experimental era sua última esperança, ainda que os médicos não saibam exatamente quais são suas chances de sobrevivência a longo prazo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Era morrer ou fazer esse transplante”, explicou David um dia antes da cirurgia. “Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha.”

O procedimento foi realizado pelos médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland, que receberam uma licença especial do Estado, amparados pelo fato de que o paciente morreria sem o coração transplantado.

Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história: 'Minha última esperança' 2

Isso porque David foi considerado “inelegível” para um transplante de órgão humano, uma vez que estava com a saúde bastante debilitada.

Trata-se de um acontecimento inédito e revolucionário, fruto de anos de pesquisa dentro da comunidade médica. Nos próximos anos, o transplante de órgãos geneticamente modificados através de animais poderá salvar vidas no mundo todo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o cirurgião Bartley Griffith, da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, tal cirurgia “deixa o mundo um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos”.

Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história: 'Minha última esperança' 3

A realidade hoje é crua: a cada 85 minutos, uma pessoa morre nos Estados Unidos à espera de um transplante. Na fila de espera, há 100 mil pessoas esperando uma boa notícia.

Há anos, a Medicina Moderna estuda o xenotransplante, isto é, o transplante de células, tecidos ou órgãos de uma espécie para outra. Com o avanço da ciência, isso já é cada vez mais comum. Citamos como exemplo o uso de válvulas cardíacas de porco em seres humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história: 'Minha última esperança' 4

Outro exemplo ocorreu em outubro do ano passado, quando cirurgiões de Nova York anunciaram um transplante bem-sucedido de um rim de porco em uma pessoa. Infelizmente, o paciente da ocasião estava com morte cerebral e sem esperança de recuperação.

Em entrevista à BBC, David disse esperar que seu transplante permita que ele continue vivendo. Antes da cirurgia, ele ficou 6 semanas internado, ligado a uma máquina que o manteve vivo depois de ser diagnosticado com doença cardíaca terminal.

Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história
Órgão suíno geneticamente modificado.

“Não vejo a hora de sair da cama depois que me recuperar”, afirmou o norte-americano.

Já nesta segunda (10), os médicos comemoraram o fato de David já conseguir respirar sozinho. Ele segue sob observação, com um prognóstico muito melhor do que aquele que recebeu ao chegar no hospital.

Paciente terminal recebe 1º transplante de coração de porco da história: 'Minha última esperança' 5

O xenotransplante foi necessário no caso de David porque o porco pôde ser geneticamente modificado de modo a eliminar genes que fazia qualquer órgão ser rejeitado no corpo dele.

À Associated Press, David Bennett Jr, filho do paciente, disse que família está em “território desconhecido neste momento”. Mas acrescentou: “Ele percebe a magnitude do que foi feito e realmente percebe a importância disso”.

Fonte: O Tempo
Fotos: University of Maryland School of Medicine

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.