Já ouviu falar em equinoterapia? Pegue o lencinho e veja a emoção do paciente com o cavalo [VÍDEO]

Pegue o lencinho, porque você vai precisar! 😭

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A curitibana Audri Espake levou seu pai, o seu João, para uma visita à Fazenda Rio Grande, onde fica a sede do Coletivo Inclusão, uma entidade sem fins lucrativos que promove a equinoterapia – isto é, a terapia com cavalos – para trazer bem-estar e conforto aos seus pacientes.

Lá, pai e filha conheceram o Paçoca, um sensível e amoroso cavalo que logo se afeiçoou a eles.

Paciente se emociona com cavalo terapeuta e encanta internautas

“Foi um momento inexplicável. O Paçoca gostou tanto que dormiu em cima do meu pai. Nunca tinha visto um cavalo ficar assim com alguém, ele ficou o tempo todo desse jeito. Não tem palavras que descrevam o que foi esse momento. Que emoção!”, comentou Audri após a visita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E há quem diga que os animais não tem sentimentos…

Paciente se emociona com cavalo terapeuta e encanta internautas

Alguns anos atrás, seu João sofreu um acidente a caminho do trabalho. Ele passou meses internado em um hospital até voltar para casa bastante debilitado, sem conseguir andar e falando muito pouco.

Desde então, sua filha tem cuidado todos os dias dele enquanto busca novas maneiras de estimular seu corpo e espírito. Nesse sentido, a equinoterapia fez muito bem à ele!

Paciente se emociona com cavalo terapeuta e encanta internautas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O vídeo que mostra o doce encontro entre seu João e Paçoca foi gravado em vídeo e viralizou nas redes sociais nesta semana.

“Nós ficamos muito felizes pela repercussão que o nosso cavalinho Paçoca e o Seu João tiveram nas redes sociais!!! Muito amor, cumplicidade e cura 🤗🙏!!!”, comemorou o Coletivo Inclusão em um post compartilhado no Instagram.

Que experiência apaixonante! 🐴❤️ Belíssimo trabalho do Coletivo.

O projeto EquoInclusão

A equinoterapia (ou equoterapia) é um método terapêutico que utiliza o cavalo de intervenção dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

“Aqui no Coletivo Inclusão, temos dois cavalos de intervenção: o Paçoca e o Amendoim. Estes têm uma altura boa, estrutura forte e são muito dóceis, pois precisam se adaptar bem aos beneficiados da terapia”, explicou a entidade.

O Amendoim chegou em fevereiro do ano passado. Já o Paçoca está na fazenda há quase dois anos.

Terapia não é só passeio

A limpeza dos pelos do cavalo é muito importante durante a sessão de Equoterapia. Além de eliminar a sujeira, escovar o cavalo acalma e fortalece a relação e confiança entre praticante e animal.

“Esse momento especial entre os dois é tão importante quanto a montaria em si, é possível trabalhar tanto a parte motora como, mobilidade, preensão e sensibilidade tátil, quanto a parte cognitiva de vínculo, autonomia e autoestima 💛🐴”, explicou o Coletivo.

 

Ambiente terapêutico traz qualidade de vida ao paciente

É muito importante que o local de abordagem seja tranquilo, calmo e sem muito barulho, pois assim como os praticantes da terapia precisam estar relaxados, seguros e confiantes, os cavalos também!

“O ideal é que somente os terapeutas e os praticantes estejam presentes, fazendo com que o foco seja mantido na atividade proposta. Se outras pessoas estiverem presentes, estas devem manter-se em silêncio, apenas observando e sem realizar movimentos bruscos ou barulhos exacerbados, pois podem assustar tanto o praticante quanto os cavalos”, afirma o Coletivo Inclusão.

A prática da equoterapia traz consigo diversos benefícios, e todo o seu contexto deve ser levado em consideração para atingir os melhores resultados.

Este trabalho fantástico do coletivo já ajudou dezenas de pessoas, entre crianças, adultos e idosos com deficiência ou necessidades especiais.

Fotos: Reprodução / Instagram: @audriespake

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Já ouviu falar em equinoterapia? Pegue o lencinho e veja a emoção do paciente com o cavalo [VÍDEO] 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idoso que vivia isolado em casa de taipa sem água e comida, compra casa nova com ajuda de internautas

Quem lembra do seu Antônio? Ele vivia sozinho em uma casa de taipa, sem água encanada e banheiro, lá em Alagoa Nova (PB). Conhecemos a...

Princesa Eugenie, neta da rainha Elizabeth II, vira voluntária do Exército da Salvação

Na última quarta (13), a princesa Eugenie, neta da rainha Elizabeth II, e seu marido estiveram nos armazéns do Exército de Salvação para ajudar...

Conheça a cadeia sem policiais, nem armas e que nunca teve uma rebelião no país

A unidade visa novas práticas para detentos que não têm contato algum com algemas, polícia e violência enquanto cumprem suas penas.

Peça de teatro inspirada em Eliana, vítima da poliomielite que viveu 43 anos em um hospital, estreia em SP

A história de vida de Eliana Zagui, que viveu 43 anos na UTI do Hospital das Clínicas de São Paulo e foi a única...

Programa de bolsas de estudo está com inscrições abertas

O Educa Mais Brasil está com as inscrições abertas para quem deseja descontos nas mensalidades em escolas ou faculdades particulares de todo o país.

Instagram

Já ouviu falar em equinoterapia? Pegue o lencinho e veja a emoção do paciente com o cavalo [VÍDEO] 3