Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro para retirada de tumor

Clique e ouça:

Uma paciente ficou acordada durante uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro tocando seu violino, permitindo assim que os médicos pudessem verificar, em tempo real, se as áreas do cérebro responsáveis pelo movimento das suas mãos não seriam prejudicadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dagmar Turner, 53 anos, é violinista integrante da orquestra sinfônica da ilha de Wight, no sul da Inglaterra. Há sete anos, ela foi diagnosticada com um tumor cerebral de crescimento lento e gradual. Com o passar do tempo, o tumor se desenvolveu o suficiente para ser retirado sem comprometer a saúde e as habilidades da artista.

O procedimento cirúrgico bem-sucedido foi anunciado pelo Hospital King’s College, de Londres, na última terça-feira (19), tendo sido feito um mês antes. Nesse meio-tempo, Dagmar esteve em recuperação.

Paciente toca violino durante cirurgia retirada tumor cérebro

De acordo com o hospital, a ideia de fazê-la tocar o instrumento tinha como objetivo proteger as células do lóbulo frontal direito, que fica logo ao lado de onde a cirurgia foi realizada. Essa região controla, entre muitas outras coisas, a mão esquerda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A ideia de não poder tocar mais me deixava arrasada”, afirmou Turner, que agradeceu à equipe médica por ter feito “todo o possível” para que o procedimento fossem bem-sucedido.

“Fazemos cerca de 400 ressecções (extirpação de tumores) por ano, o que com frequência implica despertar os pacientes para fazer testes de linguagem”, indicou o cirurgião-chefe na operação, Keyoumars Ashkan.

Paciente toca violino durante cirurgia retirada tumor cérebro

“Mas foi a primeira vez que fiz um paciente tocar um instrumento.”

O cirurgião afirmou que 90% do tumor foi extirpado, “incluindo todas as zonas suspeitas de (registrar) uma atividade agressiva”, enquanto se permitia à violinista “conservar o uso pleno de sua mão esquerda”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Graças a eles, espero me reintegrar muito em breve a minha orquestra”, destacou Turner, que finalmente deixou o hospital para se recuperar em casa.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Correio Braziliense/Fotos: King’s College Hospital

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,078,209FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,712SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Homem raspa cabelo da namorada com alopecia, depois o seu também e ela não aguenta a emoção

Quando a gente escuta que amar não tem limites, a gente fala de gestos como o de Damien! Ele namora Eva Barilaro e, recentemente, os...

Holanda bate recorde e é o primeiro país sem nenhum cão de rua abandonado

O governo holandês deu uma notícia inspiradora para todo o mundo. O país é o único a não ter cães de rua abandonados. Isso é...

Instagram

Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro para retirada de tumor 13