“Sabe o que eu mais sinto falta? Ser despreocupado.” Esta foi a frase que inspirou o projeto “If only for a second”. A organização belga Mimi Foundation reuniu 20 pacientes vitimas de câncer que haviam recebido o diagnóstico recentemente e propôs a eles um desafio para fazê-los sorrir ao final.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para fazer o projeto acontecer, membros da Mimi juntaram os pacientes em um estúdio fotográfico e os fizeram ficar de olhos fechados, enquanto uma equipe de cabeleireiros e maquiadores fazia uma transformação em seus rostos. Ao verem o resultado final, os pacientes caem na gargalhada e se impressionam com o novo look.
O instante da descoberta, assim que abrem os olhos, foi o momento escolhido para o clique. Eles desfrutaram de uma risada autêntica, esquecendo, mesmo que temporariamente, da doença.
“Descobrir que alguém foi atingido pelo câncer é aterrorizante. De repente, a vida muda. Uma operação é sempre difícil e dolorosa, os tratamentos seguintes são muitas vezes longos e difíceis. O impacto da doença é diferente para todos, mas ainda tem consequências importantes sobre a vida do paciente e seu meio ambiente”, explica a criadora da Mimi, Myriam Ullens, ao Daily Mail. Segundo ela, o projeto, chamado “Se por apenas um segundo”, teve como objetivo “a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pelo câncer”.
Leia Mais
Um livro que mostra cada uma das mudanças está disponível. Confira parte da introdução:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Cada foto é acompanhada por uma legenda, a data e a hora em que a foto foi tirada e, o mais importante, o segundo exato em que a pessoa se esqueceu de sua doença. Passando por este livro, o leitor é levado por risos e rostos despreocupados. Os leitores serão surpreendidos por ter em seus próprios rostos… um sorriso. Este é o coração da ideia do projeto, espalhar sorrisos e felicidade.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.