O surto de coronavírus (Covid-19) sobrecarregou grande parte dos hospitais italianos, especialmente nas últimas duas semanas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conforme o país tenta controlar o número de novos casos, que ultrapassou a marca de 30 mil infectados, há um enorme esforço para curar aqueles que não tiveram a oportunidade de se preparar para a chegada do vírus. Toda ajuda é bem-vinda.
Na semana passada, um hospital lotado de pacientes no norte da Itália esgotou seu estoque de válvulas para máquinas respiratórias, que ajudam os pacientes a resistirem à síndrome respiratória aguda grave, causada pelo coronavírus.
Leia Mais
Válvulas são essenciais para permitir a respiração dos infectados
Cientes da notícia, comerciantes e pequenos empresários locais do setor de tecnologia se uniram para ajudar o hospital com o auxílio da impressão 3D.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A fabricação e transporte das válvulas levaria muito tempo. Uma alternativa viável, além de mais rápida e barata, poderia ser feita com impressoras 3D, a partir de um molde digital feito via computador.
Massimo Temporelli, fundador do laboratório de fabricação digital FabLab, foi um dos responsáveis pela produção em massa das válvulas para as máquinas respiratórias. Elas ventilam mecanicamente os pulmões e misturam o oxigênio com o ar, ajudando os pacientes que estão com insuficiência respiratória.
Engenharia reversa
Com a ajuda de Cristian Fracassi, fundador e CEO da empresa de engenharia Isinnova, e Michele Faini, especialista em fabricação de impressão 3D e designer de pesquisa e desenvolvimento da Lonati SpA, o trio fez a engenharia reversa das válvulas e começou a produzir novas unidades em questão de horas.
“Estávamos prontos para imprimir as válvulas nas primeiras horas e no dia seguinte [começamos a produzir] 100 válvulas”, relatou Michele.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pacientes agradecem
Christian levou uma impressora 3D para o hospital e imprimiu algumas válvulas lá mesmo. Com isso, centenas de pacientes foram atendidos com mais rapidez.
Os pacientes com Covid-19 do Hospital de Chiari agora podem respirar graças a essas válvulas impressas em 3D. Enquanto a pandemia de coronavírus se espalha, outros hospitais podem estar em risco de escassez semelhante.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Combate ao coronavírus precisa ser feito em conjunto
Gerrit Coetzee, um engenheiro de design de São Francisco, nos EUA, convidou seus colegas designers e engenheiros para projetarem uma válvula para máquina respiratória de código aberto, isto é, livre e gratuita, para que qualquer empresa, órgão público ou indivíduo que tenha uma impressora 3D em casa possa fabricar o dispositivo por conta própria.
“Ter acesso a esse dispositivo pode ser um fator decisivo entre a vida e a morte dos pacientes com o coronavírus”, afirmou.
“Espero que todas as pessoas entendam que temos que trabalhar juntos [para] parar essa pandemia”, diz Michele Faini. “Todos nós temos que ficar seguros e usar nossas habilidades para ajudar [aqueles] que ainda não estão”, concluiu.
Pesquisas brasileiras
O Brasil também corre contra o tempo para controlar a pandemia. Duas pesquisadoras da USP fizeram o sequenciamento do genoma do primeiro caso da doença registrado no país em apenas 48h.
Também na USP, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de uma vacina para o Covid-19.
Já na Universidade Federal da Bahia, cientistas reduziram o diagnóstico do coronavírus de 48h para 3h. Ainda na Bahia, estudantes do curso de Farmácia da Unef estão produzindo álcool gel para distribuir gratuitamente.
O que eu posso fazer?
Além de se proteger, listamos 14 atitudes gentis (e simples!) para você ajudar pessoas de grupos de risco do coronavírus, clique aqui.
Também reunimos diversos serviços gratuitos para você aproveitar durante a pandemia, clique aqui.
Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.
Fonte: Fast Company
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.