Em Campina Grande, na Paraíba, pacientes com transtornos mentais atendidos pelo Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) passaram os últimos três meses ensaiando para o espetáculo ‘Paixão de Cristo’.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A apresentação aconteceu no dia 30 de abril, no Teatro Municipal Severino Cabral, o maior da cidade e para uma plateia de 2 mil pessoas. O objetivo da ação foi promover interação social e favorecer a desenvoltura e o desenvolvimento dos pacientes.
O projeto faz parte de uma oficina terapêutica e segue a política antimanicomial, priorizando a liberdade e o empoderamento desses pacientes, no lugar do encarceramento compulsivo e de tratamentos com choque e outras manobras torturantes.
Leia Mais
A enfermeira Raquel de Lira Lima é uma das idealizadoras do espetáculo. Segundo ela, durante os ensaios e após o espetáculo, foi nítido o impacto da ação nos pacientes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eles conseguiram enxergar as próprias potencialidades, que eles mesmos duvidavam ter. Descobrimos grandes talentos aqui. Foi uma apresentação emocionante e muito rica para todos os envolvidos. Estamos todos muito realizados. Com certeza iremos continuar com ações como esta. Eu quero muito que estas pessoas sejam ouvidas, respeitadas e mostradas na sociedade”, relata.
Uma prova desse sentimento de realização vem do paciente Luciano Ribeiro, que interpretou Jesus. Ele sofria de depressão profunda e transtornos graves. Luciano ficou realizado, como dá para ver no vídeo da abaixo:
Visualizar esta foto no Instagram.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Política antimanicomial e os Caps
A Rede de Saúde Mental promove a inclusão de pessoas com transtornos severos preconizando a Lei da Reforma Psiquiátrica. Antes, essas pessoas eram tratadas em manicômios. Agora, são assistidas pelos Caps, residências terapêuticas e leitos psiquiátricos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ao longo do ano, o Caps III realiza uma série de atividades, como o Arraial, durante o mês de junho, passeios natalinos, viagens e excursões. Os pacientes ainda contam com um Centro de Convivência, onde são oferecidas oficinas de música e artesanato.
Também em Campina Grande foi implantado o primeiro modelo de tratamento de pacientes psiquiátricos dentro de um hospital no estado da Paraíba: o Hospital Municipal Doutor Edgley. São 20 leitos de emergência psiquiátrica. Além disso, o antigo manicômio João Ribeiro deu lugar ao Parque da Liberdade, atendendo à política antimanicomial.
Mais fotos do espetáculo:
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Rafael Melo Poeta
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.