Padre celebra casamento em Libras e emociona casal de surdos: “anjo da guarda”

No início de outubro, logo após subirem no altar, os noivos Dayton Denis Siqueira e Simone Aparecida Pereira levaram um susto: não havia padre!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Durante cerimônia, eles foram avisados que um pároco substituto fora acionado de última hora, mas o casal não fazia ideia de quem era.

Uma vez que Dayton e Simone são surdos, o padre escalado já estava ciente de como o casamento deveria ser conduzido. A surpresa veio quando surgiu no corredor um homem considerado o ‘anjo da guarda’ dos dois: Wilson Czaia, padre que atua na diocese de Curitiba (PR).

Wilson fez questão de viajar quase 800 km até Franca, no interior paulista, para abençoar a união do casal. Ele mesmo um deficiente auditivo, realizou a celebração na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e emocionou os convidados e os noivos. “Estamos muito felizes”, diz Dayton.

Padre casamento casal surdo libras

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dayton e Simone se conheceram em 2012, por intermédio do padre Wilson Czaia, durante o Hallel, um festival de música cristã que reúne anualmente milhares de fiéis em Franca (SP). Lá, um se encantou pelo outro.

“Eu me aproximei, comecei a conversar e logo trocamos o número de celular para conversar no Whatsapp. Conversa vai, conversa vem, começamos a namorar.”

Padre casamento casal surdo libras

Igreja inclusiva

A fé é parte vital e integrante da vida do casal: Dayton vem de uma família espírita e Simone, de uma família católica.

Quando começaram a namorar, descobriram o trabalho feito pela Pastoral do Surdo. Todo domingo, eles frequentam as missas especiais na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Jardim Paulistano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Pastoral do Surdo e as missas dominicais levaram o casal a se aprofundar na fé católica.

Maria Rita Capel, que é voluntária na pastoral, atua diretamente traduzindo em Libras as mensagens e os ensinamentos bíblicos. “Para a comunidade surda isso é o máximo. Até então, todo mundo só ficava olhando, mas não se envolvia tanto. Quando o padre Ovídio abriu isso, daí pra frente, eles [surdos] se apegaram à igreja”, diz.

Padre casamento casal surdo libras

“Hoje eles participam de encontros de jovens, encontro de casais. Tudo que tem dentro de uma paróquia, a pastoral faz o encaixe dos meninos. Tem uma equipe que se reveza na interpretação”, explica Maria Rita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O convívio com outros casais na paróquia que despertou em Simone e em Dayton a vontade de casar na igreja. Para isso, toda a comunidade se empenhou para ajudá-los.

Surpresa para os noivos

O casal eventualmente marcou a data da cerimônia de casamento após cumprirem com todas as obrigações civis e religiosas. Eles também receberam a benção do padre Wilson, que retornou a Franca sete anos após o evento Hallel para reencontrá-los.

Padre casamento casal surdo libras

Maria Rita aproveitou a presença do padre para convidá-lo a celebrar o casamento, que estava marcado para o dia 5 de outubro.  A ideia era fazer com ele voltasse a Franca para celebrar o casório.

“Ele falou que aceitava, mas pediu segredo. Nós não comentamos nada com ninguém. No dia seguinte ao casamento, o padre Wilson tinha que estar em São Paulo para a ordenação de um diácono surdo. Compramos a passagem dele na sexta-feira, de Curitiba para Ribeirão Preto.”

Leia tambémPadre cria campanha contra a fome, após descobrir que fiéis estavam sem comer

Emoção

O grande dia chegou. Simone se preparou com a ajuda de amigas da igreja, que também ajudaram a confeccionar o buquê,  as lembrancinhas dos padrinhos, o bolo e os docinhos da festa.

Na data prevista, às 17h, os convidados e os noivos já aguardavam apreensivos na igreja… mas e o padre escalado para o casamento? Coube a um seminarista a missão de criar o clima para que o casal não desconfiasse da surpresa que estava por vir.

“O seminarista Márcio avisou que naquela hora não havia padre para celebrar o casamento, mas que a igreja já havia providenciado um substituto. Ele pediu a nós dois que olhássemos para a porta de entrada da igreja. Ao ver o padre Wilson entrando, nós não conseguimos falar nada”, diz Simone.

Padre casamento casal surdo libras

O noivo não conteve o choro. “Na hora, parecia que Jesus entrava junto com o padre Wilson”, afirma.

Padre Wilson, que atua em Curitiba pela inclusão da comunidade surda, se emocionou ao levar sua mensagem ao casal e aos convidados. Para Maria Rita, o esforço valeu a pena. “Foi muito bonito e eu me sinto feliz. A gente percebe a razão da vida. Viver é fazer a outra feliz. Eles são seres humanos que necessitam estar no meio, incluídos, e não à parte.”

Fonte: G1/Fotos: Renato Cunha/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,123SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bebê apaixonado por livros chora toda vez que uma história termina

Em época de tablets altamente atrativos para bebês e crianças, muita gente acha que os livros estão obsoletos e que não despertam interesse nos...

Escola leva educação a moradores de rua há mais de 20 anos em Porto Alegre (RS)

A escola oferece acesso a uma versão adaptada do Ensino Fundamental para os seus alunos.

Todos os dias, idoso passeia calmamente com seu cachorrinho deficiente: ‘Um passo de cada vez’

Todos os dias pela manhã, um idoso sai para passear com seu cachorrinho de estimação, que precisa de um carrinho de rodas para se...

Porteiro transforma lixão em lindo jardim para a comunidade onde vive

O antigo lixão virou um lugar onde as pessoas podem aproveitar o melhor da natureza.

Pai cria brincadeira para distrair filha durante bombardeio na Síria

A guerra civil na Síria se estende há quase nove anos e já tirou a vida de mais de 380 mil pessoas. Infelizmente, o...

Instagram