Essa história começa em 2013. Foi quando o carioca Rodrigo Rocha e seu filho, Gabriel, 16 anos, participaram da primeira corrida de rua deles juntos. O pai viu no esporte uma oportunidade para Gabriel melhorar seu controle motor e também para conhecer pessoas novas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Rodrigo disse ao Razões para Acreditar que a corrida teve um papel fundamental na inclusão de Biel. Os outros corredores demonstram respeito e admiração pelo garoto: Gabriel nunca foi tratado como alguém “diferente”. “E ele sempre respondeu esse carinho e atenção com um belo sorriso, que se tornou sua marca”, afirma Rodrigo.
Leia também: Jovem com paralisia cerebral levanta quase 100 Kg e quebra o próprio recorde
Leia Mais
Desde então, os dois já participaram de mais de 10 corridas. Gabriel participa das provas em um triciclo adaptado, empurrado pelo pai da largada até a linha de chegada. Graças ao esporte, o controle motor de Biel melhorou bastante. “É necessário ter um bom controle motor, principalmente nas provas de longa distância, para sustentar a postura e manter os braços bem posicionados.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Bem posicionado, Gabriel, que também está mais forte, já resistiu provas que duraram 6 horas. “Sentado ali, suando, pegando chuva, vento… Na mesma prova e na mesma posição, sem reclamar. Como se realmente estivesse correndo com os pés no chão.”
Rodrigo conta com orgulho que Gabriel encara todos os desafios! Ele tem dias ruins – qualquer pessoa tem –, mas não se dá por vencido. Como nas diversas tentativas para aprender a nadar. “Ele teve depressão nas nossas tentativas de nadar. Hoje, ele assimilou tudo o que eu falei naquele momento”, lembra Rodrigo.
Leia também: Estudante paraplégico de odontologia é exemplo de superação e inspiração entre colegas
Gabriel aprendeu a nadar e há poucos dias participou com Rodrigo de uma prova de triatlo: 750 m de natação, 20 km de bicicleta e mais 5 km de corrida. A dupla fez a prova no tempo de 2 horas. Gabriel cruzou a linha de chegada como na primeira corrida em 2013: de pés no chão e com o sorriso que é a sua marca!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Gabriel é a minha inspiração! Ele me ensinou a viver melhor de diferentes maneiras! Sou mais calmo, não dou valor a coisas materiais como antigamente. Valorizo um sorrido, um abraço. Parece tudo normal, mas não é bem assim. Muito do que ele consegue fazer a gente considera uma vitória!”, diz Rodrigo.
Veja mais fotos e vídeos:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.
Leia também: Electrolux e parceiros querem ensinar 30 mil crianças sobre alimentação sustentável em 2019
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Reprodução/Instagram @corredorespecial_biel
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.