Pai larga profissão e vira engenheiro para construir prótese para filho que teve o braço amputado
O parto do pequeno Sol Ryan não aconteceu da melhor maneira. Ele nasceu em uma posição inadequada e com o braço esquerdo torcido. Um coágulo fez com que o seu membro começasse a morrer e seu braço precisou ser amputado após 10 dias de seu nascimento. Os médicos comunicaram que demoraria um ano para Sol receber uma prótese e mais três anos para que ele conseguisse receber uma que se movimentasse.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Seu pai, Ben Ryan, trabalhava como professor de Psicologia, mas largou sua carreira para ajudar o seu filho. Ele começou a trabalhar no protótipo, lendo sobre adaptação das próteses em crianças e aprendeu como fazer designs e modelos usando scanners e uma impressora 3D.
A ideia teve início quando Ben realizou uma experiência em sua casa. Ele foi até a cozinha, pegou uma esponja e colocou no braço do filho.
Leia Mais
“Ao fim de dez segundos, ele levantou os braços e começou a bater nos brinquedos e a partir daí começou a usar os dois braços”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Usando o movimento de aranhas como inspiração, ele criou um fluido simples que é “amassado” pelo osso do braço de Sol. O fluido desce por um cano que opera o mecanismo que abre e fecha os dedos. Não é necessária nenhuma bateria, o braço é todo construído em plástico.
“Comecei com material que encontrava em casa: tubos de plástico, cola e chave de fendas. Depois percebi que que a forma mais barata de fazer isso seria com uma impressora 3D”, disse Ben.
Ele usou o scanner do seu Xbox para conseguir uma imagem do coto do braço de Sol e pediu ajuda ao Departamento de Engenharia da Universidade Bangor, no Reino Unido. Sol agora com dois anos, está completamente adaptado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas isso não bastou e Ben Ryan decidiu ajudar outras crianças de outras partes do mundo, que só recebem próteses quando chegam à adolescência. “Estamos a testar o processo com 25 famílias de todo o mundo.” Hoje Ben tem sua própria firma, onde se concentra na criação de próteses em tempo integral.
Assista ao vídeo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.