A primeira menstruação mexe com o emocional não só das meninas, mas também dos pais, que podem não estar preparados para o início da puberdade da filha.
Porém, um pai do Texas (EUA) demonstrou na semana passada como lidar com essa nova fase na vida de Avi, que vai fazer 12 anos em janeiro, de maneira sensível e altruísta.
Em um post viral do Facebook, intitulado “Diário de um Pai e uma Filha“, Maverick Austin conta sua história inicialmente assustadora e confusa, mas que depois se revelou até cômica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Austin conta que estava em uma teleconferência de trabalho quando sua filha telefonou para ele dizendo que havia feito ‘cocô na calça’ na escola e que precisava urgentemente de uma roupa nova. Ele levou as roupas, voltou para casa, jogou a calça suja no lixo (sem averiguar a situação) e continuou seu trabalho.
Leia também: Tatá Werneck se emociona ao conhecer história de gari que entrega refeições a pessoas carentes no RS
Algumas horas depois, Austin, surpreso, recebe um novo telefonema da filha, dizendo: “aconteceu de novo”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Fiquei confuso e muito aborrecido porque estava super ocupado [com o trabalho]. Então eu disse para ela: ‘Limpe seu bumbum, coloque bastante papel higiênico na parte de trás da calça, e daqui uma hora eu te ligo [para resolvermos]. E desliguei a ligação”, escreveu o pai de Avi.
Leia também: Estudante paranaense cria absorvente sustentável para mulheres em situação de rua
No meio da teleconferência, Austin teve um estalo. Correu até o lixo da cozinha e levou um susto ao abrir a calça: “É sangue, não cocô!”. Então a ficha caiu: sua filha menstruou pela primeira vez e precisava da ajuda dele.
Primeira menstruação
No relato do Facebook, ele se culpa dizendo que havia “deixado a filha ‘morrer no campo de batalha'”. Coitado do papai!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Então, às pressas, Austin abandona a ligação e corre até a escola de Avi com calças novas (e um absorvente).
“[Quando cheguei na escola e nos encontramos], Avi olhou pra mim calmamente e disse: ‘Papai, eu oficialmente menstruei pela primeira vez’. Então eu a interrompi e disse: ‘Eu já sei, Avi… Caiu a ficha alguns minutos atrás, depois de ter desligado a ligação na sua cara”‘.
Após se desculpar com a filha, horas depois, quando ela chegou em casa, Austin preparou uma surpresinha, recebendo Avi com alguns doces, um cartão e um buquê de flores. “Brinquei com ela dizendo que a ‘Fada do Período’ havia deixado uns presentes para ela”.
Que dia, né?
A história de Austin e Avi viralizou no Facebook, acumulando mais de 200 mil reações e 129 mil compartilhamentos.
Em uma entrevista posterior ao site SheKnows, o papai coruja disse que a grande repercussão do seu relato pegou a família de surpresa. No entanto, ele assegurou que a filha “não está nem um pouco incomodada com isso”.
Ele também aproveitou a conversa para trazer uma reflexão sobre como as famílias monoparentais (quando apenas um dos pais é o/a responsável pela criação do filho/a) são tratadas socialmente:
“Embora [tornar-se viral] não tenha sido planejado, a parte mais importante disso tudo, dessa repercussão que o post provocou, é o fato de tantas pessoas ficarem surpresas com pais, sozinhos, criando suas filhas, assim como milhões de mães, sozinhas, criam seus filhos, homens, e não recebem crédito por isso”, disse.
“Ser pai é o trabalho mais difícil do planeta, e devemos começar a ser mais encorajadores e solidários com outros pais, em vez de sermos altamente críticos ou negativos sobre a tomada de decisões deles.”
Que história incrível!
Ser um pai (ou uma mãe) solo é um trabalho desafiador e, por vezes, ingrato, mas Austin se esforçou para garantir que a filha se sentisse apoiada e amada. O fato dela se sentir à vontade para ligar para ele e conversar sobre sua primeira menstruação demonstra que ele criou um ambiente seguro para ela se expressar.
Leia também: Boneca realista mostra para meninas como a menstruação funciona
A normalização desse tipo de conversa e a abertura do diálogo sobre menstruação ajuda a eliminar o estigma e o tabu que rodeia o assunto, além de preparar as meninas para um momento que inevitavelmente virá.
O incrível relato de Austin e a enorme quantidade de pessoas que foram alcançadas por sua história certamente incentivará mais pais a se sentirem confortáveis em apoiar suas filhas e conscientizá-las quando chegar a hora.
Confira o post original abaixo:
[Nota da Redação]
Estamos com a campanha especial #PoderDoSomos com OMO contando histórias incríveis de projetos que transformam vidas! Confira o projeto anunciado Giovanna Ewbank:
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Fonte: SheKnows/Fotos: Reprodução/Facebook Maverick Austin