Paletes biodegradáveis feitos de coco reciclado salvam mais de 200 milhões de árvores por ano

Os coqueiros são essenciais para a manutenção da vida na Índia peninsular. A população local utiliza-0 para quase tudo – seja na confecção de utensílios às invenções culinárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Porém, apesar de ser imprescindível para essas comunidades, a matéria-prima dos coqueiros também gera uma grande quantidade de resíduos (conchas, cascas etc.) que acabam nas ruas ou no ar, graças à queima irregular para geração de energia. Trata-se de um problema sério.

Com o descaso do governo local, que nada fez para lidar com o problema, um projeto chamado CocoPallet surgiu para mudar a realidade dessas comunidades e o destino final dos cocos.

Fundada pelo empreendedor holandês Michiel Vos, a iniciativa é baseada numa tecnologia desenvolvida por cientistas da Universidade de Wageningen, na Holanda.

A CocoPallet faz paletes de transporte 100% orgânicos e biodegradáveis a partir da casca do coco, substituindo as de madeira convencional. O produto, além de ser mais barato e compacto, já garante que 200 milhões de árvores serão poupadas do corte por ano – e esse número só tende a aumentar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Paletes biodegradáveis de coco reciclado salvam mais de 200 milhões de árvores por ano
Foto: Divulgação / CocoPallet

A solução é sustentável e pode ser replicada em vários lugares que são ricos em cocos.

Leia tambémElectrolux cria curso profissionalizante e traz consciência para o desperdício de alimentos

Hoje, 1,7 bilhão de paletes de madeira são produzidos anualmente por exportadores asiáticos advindos do corte. Com a expansão da CocoPallet, estima-se que outras 200 milhões de árvores poderão ser salvas de destino semelhante nos próximos anos. O meio ambiente agradece.

Paletes biodegradáveis de coco reciclado salvam mais de 200 milhões de árvores por ano
Foto: Divulgação / CocoPallet

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a empresa holandesa, quase 50% dos resíduos do coco são reciclados no processo de fabricação dos paletes, com a perspectiva de aumento do nível de eficiência futuramente.

A fabricação dos peletes não requer o uso de pesticidas ou produtos químicos nocivos, apenas fibras naturais e lignina, sem resinas sintéticas. Além disso, sua produção gera renda adicional para os agricultores locais da Índia.

Leia tambémFábrica da Electrolux em São Carlos reduz em 99% o envio de resíduos orgânicos para aterro

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: UpSocial
Fotos: Divulgação / CocoPallet

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,019,095FãsCurtir
2,144,012SeguidoresSeguir
11,420SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Guy Fieri arrecada US$ 22 milhões para funcionários de restaurantes desempregados

Guy Fieri é uma verdadeira celebridade nos Estados Unidos, onde além de ser empresário e dono de uma grande rede de restaurantes, também é...

Electrolux doa 600 eletrodomésticos e 4 mil máscaras por semana para hospitais

A Electrolux do Brasil, líder no mercado de eletrodomésticos, tem buscado ampliar, cada vez mais, suas iniciativas de suporte à sociedade diante do cenário...

Pescadores salvam 5 tartarugas marinhas presas em rede de pesca

Na praia de Araranguá, em Santa Catarina, o que tinha tudo para ser apenas mais um dia normal para alguns pescadores, transformou-se em uma...

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Cachorrinha é adotada por Corpo de Bombeiros após ser agredida e abandonada

A história da cachorrinha Ashley é a prova viva de que, ao mesmo tempo que existem pessoas ignorando os direitos dos animais, outras maravilhosas...

Instagram