Pâncreas artificial passa em 1º teste e deve ajudar pacientes com diabetes e insuficiência renal

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e do Hospital Universitário de Berna, na Suíça, começaram a testar um pâncreas artificial em pacientes com doenças renais e pancreáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O órgão artificial, que está em fase experimental, tem ajudado os pacientes a gerenciar com segurança seus níveis de açúcar no sangue. Em breve, ele poderá ajudar as pessoas que vivem com diabetes tipo 2 e que também precisam de diálise renal.

De acordo com o portal Diário da Saúde, o diabetes é a causa mais comum de insuficiência renal, respondendo por quase um terço dos casos. Além disso, se o número de pessoas que vivem com diabetes tipo 2 aumenta, também aumenta o número de pessoas que precisam de diálise ou transplante de rim.

pâncreas artificial teste bem-sucedido pacientes

No caso da insuficiência renal, há um risco maior do paciente desenvolver hipoglicemia e hiperglicemia – níveis muito baixos ou altos de açúcar no sangue, respectivamente – que por sua vez podem causar complicações, desde tonturas e quedas até coma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com tantas possibilidades ruins de diagnóstico e dificuldades para pacientes e profissionais de saúde gerenciar a situação da doença, a chegada do pâncreas artificial vem para trazer qualidade de vida e estabilidade para os pacientes.

Com ele, é possível substituir as injeções de insulina para pacientes que vivem com diabetes tipo 1.

Fase de testes em estágio avançado

Os pesquisadores estão otimistas com os resultados obtidos na primeira etapa, onde eles demonstraram que o aparelho pode também ser usado para dar suporte aos pacientes que vivem com diabetes tipo 2 e insuficiência renal.

O mais legal de tudo é a integração do órgão artificial com outros dispositivos, como os smartphones. Por meio de um aplicativo rodando no celular do paciente, é possível gerenciar o pâncreas, até ajustando o nível de insulina que o paciente recebe. Um monitor de glicose mede os níveis de açúcar no sangue e os envia de volta ao aplicativo, para permitir que ele faça ajustes adicionais.

pâncreas artificial teste bem-sucedido pacientes

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por fim, outros benefícios do pâncreas artificial relatados pelos pacientes incluíram menos necessidade de verificações do açúcar no sangue por picada no dedo, menos tempo necessário para controlar o diabetes, resultando em mais tempo e liberdade pessoal, e maior tranquilidade e segurança.

A Medicina aliada à tecnologia segue avançando a passos largos! 💪

Veja também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Cambridge UK
Fotos: University of Cambridge

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,246,606SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após vaquinha do Razões, morador de rua que fez Enem consegue moradia e muita ajuda

Seu Arno também ganhou um tratamento odontológico completo, cabelo e barba para as entrevistas de emprego, óculos novos para os estudos e até conheceu uma universidade pela 1ª vez!

Depois de vencer o alcoolismo, gari brasileiro torna-se exemplo de reciclagem e cria canal no Youtube

Quem vê o canal de Giorggio Abrantes no Youtube, com mais de 100 mil seguidores e vídeos virais com mais de 2 milhões de...

Filhote de onça rara recebe tratamento e volta a enxergar no MT

Um fazendeiro encontrou um filhote de onça-pintada melânica abrigada em seu rancho. O homem chegou a ficar com o filhote por alguns dias, mas...

História de entregador de gás vira vídeo emocionante em nova campanha

Geralmente, entregadores de gás não fazem parte dos filmes, curtos ou longos. Mas não para essa equipe de criativos da Tailândia e Cingapura, que criaram...

Pais criam campanha para agradecer ao homem que salvou o filho deles

Quem vê o anúncio de Camila e Ciano no site de financiamento coletivo não entende porque esse casal de Belo Horizonte quer construir uma...

Instagram