Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças

Na teoria, parece simples: um sensor inserido sob a pele faz a leitura do nível de glicose no sangue e envia as informações coletadas para uma bomba de insulina, que distribui o hormônio para o organismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na prática, trata-se de um tratamento que está revolucionando o tratamento do diabetes tipo 1 e que mudará a vida de 400 mil pessoas que convivem com a doença no Reino Unido, onde a nova tecnologia, batizada de “pâncreas artificial” vem sendo implementada.

Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças

O Reino Unido é o primeiro país onde o equipamento foi testado e está permitindo que dezenas de pessoas passem a maior parte do dia sem se preocupar com seus níveis de açúcar no sangue.

Entre eles está Charlotte, de 6 anos, de Lancashire – apenas 1 das 200 crianças que agora usam esse novo sistema – e Yasmin Hopkins, 27 anos, de Londres.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu acordo agora e posso ter um dia normal de trabalho ou passear com o cachorro sem me preocupar”, disse Yasmin à BBC. Ela foi diagnosticada com diabetes tipo 1 há 15 anos e, além de ficar alerta durante o dia, relata viver “sempre preocupada” com sua saúde.

Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças

Desenvolvido pelo NHS, o “SUS” britânico, o ‘pâncreas artificial’ já foi oferecido a 875 pessoas, cujos resultados no longo prazo definirão sua disponibilização para o restante da população.

A pesquisa vem sendo conduzida pelo Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados, vinculado ao NHS (o Serviço Nacional de Saúde).

Seus primeiros resultados são promissores: foi revelado que o monitoramento do nível de glicose no sangue não apenas ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 1, mas também tem um efeito positivo em sua qualidade de vida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças

“Antes de começar a usar o sensor, eu carregava meu kit de teste de glicose no sangue comigo para todos os lugares e tinha que testar até oito vezes por dia”, disse Olivia, de 25 anos, que foi diagnosticada com tipo 1 quando tinha 7 anos.

“Estava ‘espetava’ meu dedo e testava minha glicemia antes do café da manhã, antes do almoço, antes do jantar e antes de dormir. Antes de dirigir o carro e depois de dirigir por duas horas – testes sem fim!”, relembrou.

“Crescendo e convivendo com o diabetes, eu nunca sonhei que um dispositivo como este seria desenvolvido para mudar minha vida. E, bem, quando comecei a usá-lo, não conseguia acreditar que algo tão pequeno tivesse um impacto tão grande no meu dia a dia”, afirmou Olivia. “Isso me ajudou a ter mais confiança e melhorou meu bem-estar mental.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sensor não é totalmente automatizado, uma vez que a quantidade de carboidratos ingeridos nas refeições deve ser colocada em um aplicativo de smartphone para garantir que os níveis de insulina não subam muito.

De toda forma, os pais de Charlotte disseram que isso permitiu que ela voltasse a algo que ela amava fazer, mas não conseguia fazer há algum tempo: ser criança novamente.

Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças

“Ela adorava sair com seus amigos e fazer festas de pijama, mas tivemos que parar com isso assim que ela foi diagnosticada porque outras pessoas não conseguiam controlar seu diabetes, a não ser nós, é claro”, disse Ange Abbott, mãe de Charlotte, à BBC.

“Agora podemos permitir que ela saia para essas ocasiões sociais quando não estivermos lá. Essa tecnologia mudou – e salvou, de certa forma – a vida da nossa filha”, concluíram. Esperamos que essa inovação extraordinária chegue logo ao Brasil!

Fonte: BBC UK
Fotos: NHS UK

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,981,416SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Estou me sentindo muito melhor”, diz australiana que vive sem dinheiro há um ano

A australiana Joe Nemeth tomou uma decisão que não tem volta. Há cerca de um ano ela pediu demissão do emprego para viver dos...

Patrick Stewart adota uma Pit Bull e a amizade dos dois vai derreter seu coração

Ah, como é lindo o amor! Recentemente, o ator britânico Sir Patrick Stewart, conhecido por papéis em filmes como X-Men e Star Trek, adotou...

Uma carta de 2008 sobre como encarei o bullying que sofria na escola

Por Nylo Bimbati 03 de maio de 2008... Um dos meus maiores problemas em ir à escola não era e nem é a grande preguiça de...

“Fazer ciência é minha paixão”: estudante do Ceará detecta 46 asteroides e ganha certificado da NASA

Pés no chão, cabeça nas estrelas! A estudante Geovana Sousa, 21 anos, detectou nada menos do que 46 novos asteroides enquanto participava de um...

Bike Floricultura sem vendedor faz sucesso baseado na confiança

A “Matos Urbanos” vende plantinhas decorativas sem a supervisão de um vendedor.

Instagram

Pâncreas artificial está revolucionando o tratamento do diabetes e salvando a vida de crianças 5