Pelo menos 50 papagaios, incluindo uma família com uma ninhada de filhotes que foram vítimas de uma chuva de granizo em maio deste ano foram devolvidos à natureza nesta semana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, as aves estavam machucadas recebendo tratamento em hospitais veterinários do estado.
Durante a chuva de granizo que atingiu Santa Mônica, no noroeste paranaense, no dia 30 de maio, mais de 100 papagaios morreram e dezenas ficaram feridos.
Leia Mais
Nos últimos dois meses, dezenas de voluntários se organizaram para salvar a vida das aves feridas e possibilitar a recuperação das ninhadas e suas famílias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com a ajuda do Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina, e o Hospital Veterinário da Unicentro, em Guarapuava, os animais receberam anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos homeopáticos, além de curativos.
“Um trabalho em conjunto com a Força Verde nos permitiu um atendimento rápido e preciso nesse desastre natural que ocorreu na região. A agilidade no primeiro atendimento preserva a vida da fauna vitimada”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.
Depois de dez semanas de recuperação, os papagaios enfim foram libertos de volta à natureza. A soltura das aves aconteceu no mesmo local da chuva de granizo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Todos apresentam boas condições de saúde. O importante é que agora eles foram inseridos na natureza, no habitat natural deles”, afirmou o chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconcelos Filho.
Nos próximos dias, os fiscais do IAT continuarão monitorando os animais para avaliar o comportamento deles após seu retorno à natureza.
“Uma resposta rápida como a que foi dada nessa situação de emergência somente foi possível graças à integração entre instituições parceiras e ao sistema de gestão de fauna silvestre implantado no Paraná, com o estabelecimento de uma rede de parcerias em diversas regiões do Estado”, completou a bióloga e chefe do Setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Todas as aves foram resgatadas por fiscais do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) em uma área rural do município de Santa Mônica, perto de Paranavaí.
Quer mais uma história inspiradora? Confira!
Fonte: GM Online
Fotos: Polícia Ambiental
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.