Família de papagaios acolhidos durante tempestade de granizo retorna à natureza no PR

Pelo menos 50 papagaios, incluindo uma família com uma ninhada de filhotes que foram vítimas de uma chuva de granizo em maio deste ano foram devolvidos à natureza nesta semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, as aves estavam machucadas recebendo tratamento em hospitais veterinários do estado.

Durante a chuva de granizo que atingiu Santa Mônica, no noroeste paranaense, no dia 30 de maio, mais de 100 papagaios morreram e dezenas ficaram feridos.

Nos últimos dois meses, dezenas de voluntários se organizaram para salvar a vida das aves feridas e possibilitar a recuperação das ninhadas e suas famílias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com a ajuda do Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina, e o Hospital Veterinário da Unicentro, em Guarapuava, os animais receberam anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos homeopáticos, além de curativos.

“Um trabalho em conjunto com a Força Verde nos permitiu um atendimento rápido e preciso nesse desastre natural que ocorreu na região. A agilidade no primeiro atendimento preserva a vida da fauna vitimada”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

Depois de dez semanas de recuperação, os papagaios enfim foram libertos de volta à natureza. A soltura das aves aconteceu no mesmo local da chuva de granizo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Todos apresentam boas condições de saúde. O importante é que agora eles foram inseridos na natureza, no habitat natural deles”, afirmou o chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconcelos Filho.

Nos próximos dias, os fiscais do IAT continuarão monitorando os animais para avaliar o comportamento deles após seu retorno à natureza.

“Uma resposta rápida como a que foi dada nessa situação de emergência somente foi possível graças à integração entre instituições parceiras e ao sistema de gestão de fauna silvestre implantado no Paraná, com o estabelecimento de uma rede de parcerias em diversas regiões do Estado”, completou a bióloga e chefe do Setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todas as aves foram resgatadas por fiscais do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) em uma área rural do município de Santa Mônica, perto de Paranavaí.

Quer mais uma história inspiradora? Confira!

Fonte: GM Online
Fotos: Polícia Ambiental

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Reebok lança tênis sustentável feito de milho e algodão

A Reebok lançou um tênis eco-friendly feito de tecido de algodão, solas derivadas do milho e palmilha proveniente do óleo de mamona.

Avó acusada de ser ‘muito velha para ter um cachorro’ ganha linda surpresa do marido

Na última semana, Andriu Hijar, 23, compartilhou um vídeo do seu avô fazendo uma grande surpresa para sua avó, de 76 anos, que sempre...

Conheça os sapatos que se moldam perfeitamente aos pés: conforto garantido!

É como se o sapato “abraçasse” os pés. O design dá a sensação de que você está de pés descalços – talvez, seja essa a intenção!

Coma bem sem desperdício e ajude a combater a fome

O Movimento Satisfeito, idealizado pelo Instituto Alana, propõe que, ao pedir seu prato em restaurantes cadastrados no projeto, você opte pela versão “Satisfeito” –...

No Acre, médico atende bebê com pneumonia dentro da água e foto viraliza: herói!

O estado do Acre enfrenta uma enchente histórica. Em meio ao caos instalado, um médico atendeu um bebê, que está com pneumonia, dentro da...

Instagram