Uma publicação no Facebook feita por um shopping center de São José dos Campos, São Paulo, viralizou na internet devido a escolha da empresa em apresentar às crianças um Papai Noel negro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A escolha surpreendeu positivamente os visitantes do shopping e dezenas de milhares de internautas nas redes sociais.
O post original, que mostra o bom velhinho sentado numa poltrona foi compartilhada quase 10 mil vezes, rendendo incontáveis comentários à respeito do significado da escolha feita pelo shopping.
Leia também: Por engano, casal recebe centenas de cartas para Papai Noel e não só responde como manda presentes
Leia Mais
“É de extrema importância a criança poder ver um pouco de si naquele que admira! Crianças negras, pardas, indígenas e orientais precisam sim de mais representação”, escreveu um internauta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Desde que me entendo por gente, sempre vi representações dele apenas com brancos, sejam pessoas, desenhos, bonecos”, disse outro usuário, não escondendo a surpresa.
No entanto, esta não seria a primeira vez que o mesmo shopping center escolhe um Papai Noel negro. No ano passado, a mesma escolha foi feita.
Diversos outros shoppings, lojas e centros comerciais já fizeram escolhas semelhantes, em busca de maior representatividade e diversidade para com os seus clientes.
Leia também: Garoto de 7 anos manda carta ao Papai Noel pedindo dinheiro para remédio de amigo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A Central do Brasil, no Rio de Janeiro, tomou iniciativa semelhante em 2017. Nos Estados Unidos, um Papai Noel (“Santa Claus”) negro foi escalado para receber a criançada num shopping em 2016, no estado do Minnesota.
Naquela ocasião, o shopping estadunidense teve que lidar com críticas devido a sua escolha, muitas delas de cunho racista. Entre os motivos das críticas, principalmente, foi a questão da origem do personagem, que é caucasiano. Algumas pessoas também cobraram do shopping uma maior “fidelidade” ao Papai Noel, e que eles deveriam “representá-lo de forma mais correta e fidedigna”.
Comentários semelhantes surgiram na publicação brasileira, feita pelo shopping de São José dos Campos. No entanto, usuários rebateram com ironia: “Papai Noel nem existe”, disse, quando alguém criticou a escolha do Papai Noel com base em sua origem e representação.
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Extra
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.