Telhado verde em paradas de ônibus na Holanda vira paraíso para as abelhas

A prefeitura municipal de Utrecht, na Holanda, sancionou uma lei há alguns meses que estabeleceu a criação de mais de 300 paradas de ônibus com telhado verde, ecologicamente amigáveis para abelhas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais do que isso, os telhados cobertos por plantas e gramíneas servem como um escudo contra a luz do sol, absorvendo o calor e tornando a temperatura do interior das paradas mais ameno e fresco para as pessoas.

O projeto de reforma ecológica da cidade holandesa tem sido posto em prática rapidamente: até o momento, 318 paradas de ônibus ganharam a cobertura ecologicamente correta.

 

Ver essa foto no Instagram

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma publicação compartilhada por uitdragerij (@uitdragerij) em

De quebra, a cidade tem inspirado outras cidades da Holanda e até da União Europeia e seus 27 estados-membros a adotarem políticas públicas semelhantes.

O telhado verde é formado principalmente de suculentas, um tipo de planta conhecida por armazenar água da chuva, capturar partículas de poeira do ar e refrescar o ambiente ao redor durante o verão.

Leia também: Pai e filho criam 51 mil colônias de colmeias para salvar as abelhas da extinção

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como forma de incentivar seus cidadãos a adotarem os telhados verdes, a prefeitura de Utrecht está oferecendo subsídios para aqueles que quiserem substituir os telhados desgastados de suas casas por suas versões ecossustentáveis. Há subsídios disponíveis também para as pessoas que quiserem instalar painéis solares.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Eva (@evagladness) em

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Um telhado verde é bom para uma cidade saudável e habitável… que pode, portanto, lidar melhor com problemas climáticos. Ajuda a evitar inundações e garante que soframos menos com o calor ”, diz o site da cidade.

Painéis solares

A prefeitura de Utrecht também pretende instalar painéis solares nas paradas de ônibus.

Leia também: Luxemburgo será o primeiro país do mundo com transporte público gratuito

E não para por aí: há quatro meses, a cidade anunciou que estaria substituindo seus atuais veículos de transporte por uma nova frota de ônibus elétricos. A meta é empregar uma frota de trânsito totalmente neutra em carbono antes de 2028.

Veja como ficaram as paradas que já têm telhado verde:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/Instagram

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,763SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pitbulls resgatados de ‘rinha’ estão prontos para ganhar um novo lar em SP

E é com muita alegria que anunciamos que os 11 pitbulls resgatados de uma 'rinha' em Itu (SP) já estão liberados para adoção! Siim,...

Esta película para telhados substitui o ar-condicionado com zero consumo de energia

Nos dias quentes de verão, não tem quem abra mão de um bom ar-condicionado para suportar as altas temperaturas, seja em casa, no trabalho...

Cerveja alemã é feita com pães que iriam para o lixo

“Nossa esperança é um dia podermos sair do negócio. O dia em que não houver desperdício de pão, a Toast Ale não poderá mais existir”, disse seu fundador, Tristam Stuart, ao jornal Folha de S. Paulo.

Homem em situação de rua ganha festa de aniversário surpresa de funcionários de hospital em RR

Aos 30 anos, Alex Pantoja se surpreendeu com festa: 'o importante é que as pessoas entendam que nem todo mundo de rua é desonesto ou ladrão'.

Instagram