Paraná já possui ponto de compartilhamento de veículos elétricos

Em dezembro de 2016, a usina Itaipu Binacional inaugurou seu primeiro posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde então, foram inaugurados mais três postos, o último em agosto deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A frota de 11 carros elétricos do modelo Twizy já contabiliza mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera. A tecnologia foi desenvolvida pela Itaipu em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias de Mobilidade de Portugal. Os automóveis são controlados através de um aplicativo para smartphones.

“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico de Itaipu.

Por enquanto, o uso dos carros elétricos é restrito aos funcionários da usina. Mas, segundo Gimenez a ideia é que a tecnologia possa ser replicada para as cidades. Ele lembra que algumas cidades do mundo já utilizam o sistema de compartilhamento de carros:

“Hoje em dia com o preço de se ter um carro, vagas e tudo mais, está ficando cada vez mais elevado, a tendência é que o bem seja compartilhado. Existe em outras cidades do mundo e com o passar do tempo vai ficando mais comum. Mas com certeza vai dar certo fora também. Aqui dentro é um caso mais tranquilo por ser um ambiente fechado e não está sujeito a questões de roubo, também de depredação de patrimônio, mas isso é um programa comum em outras cidades do mundo.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do Web Rádio Água

fotos: DI Itaipu

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,640,029SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garota envia mensagem à bisavó falecida e recebe resposta emocionante pelo correio

A bisavó de Bella faleceu em agosto de 2012. Para tentar amenizar a saudade que sentia, a garotinha resolveu enviar uma mensagem para ela. Para...

31 gatos fofos olhando o horizonte através da janela de casa

Seu modo individualista de viver faz deles umas criaturinhas bem incomuns, são poucos os que realmente demonstram carinho ou até mesmo o que querem...

‘Depois do câncer eu vivi os melhores momentos da minha vida’

Com o câncer em fase avançada, Jussara deixou de acreditar na cura e passou a priorizar o seu bem-estar.

Hospital na Tailândia cria protetor facial para proteger bebês recém-nascidos

Um hospital infantil de Bangkok, na Tailândia, viralizou nas redes sociais neste fim de semana pela maneira como está cuidando dos bebês recém-nascidos da...

Instagram