Paraná já possui ponto de compartilhamento de veículos elétricos

Em dezembro de 2016, a usina Itaipu Binacional inaugurou seu primeiro posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde então, foram inaugurados mais três postos, o último em agosto deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A frota de 11 carros elétricos do modelo Twizy já contabiliza mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera. A tecnologia foi desenvolvida pela Itaipu em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias de Mobilidade de Portugal. Os automóveis são controlados através de um aplicativo para smartphones.

“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico de Itaipu.

Por enquanto, o uso dos carros elétricos é restrito aos funcionários da usina. Mas, segundo Gimenez a ideia é que a tecnologia possa ser replicada para as cidades. Ele lembra que algumas cidades do mundo já utilizam o sistema de compartilhamento de carros:

“Hoje em dia com o preço de se ter um carro, vagas e tudo mais, está ficando cada vez mais elevado, a tendência é que o bem seja compartilhado. Existe em outras cidades do mundo e com o passar do tempo vai ficando mais comum. Mas com certeza vai dar certo fora também. Aqui dentro é um caso mais tranquilo por ser um ambiente fechado e não está sujeito a questões de roubo, também de depredação de patrimônio, mas isso é um programa comum em outras cidades do mundo.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Paraná já possui ponto de compartilhamento de veículos elétricos 2

Com informações do Web Rádio Água

fotos: DI Itaipu

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina que se identificou com Maju conta sua admiração pela jornalista: ‘Cabelinho igual o meu’

“Gosto da Maju, porque meu cabelinho é igual o dela, é muito lindo, olha! Ela é bonita. Minha mãe que arruma meu cabelo”, comentou Maria Alice.

Policiais cantam ‘Baby Shark’ para colher digital de menino autista: ‘criar vínculos’; assista

“Na hora a gente tem que dar uma improvisada, e tem que ir de acordo mesmo com cada criança. Tem que criar aquele vínculo com ele, para quebrar aquele gelo."

Especialista afirma que bambu é alternativa mais resistente, barata e sustentável que o aço

Falando na World Architecture Festival 2015 em Cingapura, Dirk Hebel disse que a fibra de bambu pode ser usada como uma alternativa mais sustentável e...

Comediante mostra como encarou a depressão e ensina como treinar seu cérebro para vencê-la

Segundo Ruby Wax - (comediante e ativista de saúde mental), diagnosticada há dez anos com depressão clínica. Uma em cada quatro pessoas apresenta problemas de...

Máquina transforma seu lixo reciclável em crédito de bilhete único ou desconto na luz

Conheça a Triciclo, um projeto que explora as Retorna Machines, que são máquinas de logística reversa de embalagens, as quais, através de um conceito inovador, que...

Instagram

Paraná já possui ponto de compartilhamento de veículos elétricos 4