Paraná já possui ponto de compartilhamento de veículos elétricos

Em dezembro de 2016, a usina Itaipu Binacional inaugurou seu primeiro posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde então, foram inaugurados mais três postos, o último em agosto deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A frota de 11 carros elétricos do modelo Twizy já contabiliza mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera. A tecnologia foi desenvolvida pela Itaipu em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias de Mobilidade de Portugal. Os automóveis são controlados através de um aplicativo para smartphones.

“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico de Itaipu.

Por enquanto, o uso dos carros elétricos é restrito aos funcionários da usina. Mas, segundo Gimenez a ideia é que a tecnologia possa ser replicada para as cidades. Ele lembra que algumas cidades do mundo já utilizam o sistema de compartilhamento de carros:

“Hoje em dia com o preço de se ter um carro, vagas e tudo mais, está ficando cada vez mais elevado, a tendência é que o bem seja compartilhado. Existe em outras cidades do mundo e com o passar do tempo vai ficando mais comum. Mas com certeza vai dar certo fora também. Aqui dentro é um caso mais tranquilo por ser um ambiente fechado e não está sujeito a questões de roubo, também de depredação de patrimônio, mas isso é um programa comum em outras cidades do mundo.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do Web Rádio Água

fotos: DI Itaipu

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Esse coletor menstrual quer revolucionar a vida das mulheres

Você até já se interessou pelos famosos coletores menstruais, mas se perdeu na hora de definir o tamanho certo, forma de colocar, higienizar, etc.? Fomos...

Funcionários dão radinho de pilha e roupas para morador de rua

Gestos que restauram nossa fé na humanidade.

“Carteiro amigão” conquista cães e faz sucesso com selfies na internet

Os cães adoram tirar selfies com o carteiro de Guaratinguetá (SP).

Mãe cria rifa digital que vai sortear quadro de Romero Britto para custear acompanhamento de filho autista

Carine é mãe de Davi, de 5 anos. No início do ano, ela pensou em fazer uma vaquinha online para custear o acompanhamento médico...

Para promover a aprendizagem colaborativa, coletivo baiano lança rede social “Ubuntu”

Na língua Zulu, “Ubuntu” quer dizer “Eu sou porque nós mesmos”. A proposta da nova rede social lançada pelo coletivo baiano Desabafo Social (do...

Instagram