Paraplégica por manter gravidez tem chances de medalha na esgrima paralímpica

Não era uma questão de ser contra ou a favor do aborto. A atleta paralímpica da esgrima em cadeira de rodas Mônica Santos só queria ser mãe.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela soube que estava grávida quando tinha 18 anos. Durante a gravidez, Mônica teve um angiona medular, mas preferiu não interromper a gravidez.

“Me tornei cadeirante em 2002 por opção. Eu estava com dois meses de gestação quando tive um angioma medular e optei por ter a neném e ficar paraplégica. Não foi uma questão religiosa. Foi uma questão humana”, conta Mônica.

“Acho que, se cada um tivesse um pouquinho mais de humanização, o país estaria bem melhor. No momento eu nem pensava em ser contra aborto ou a favor. O fato é que eu queria ter um bebê, ali era uma vida, e eu não queria tirar aquela vida. Acho que era um ser humano desde o momento que estava ali batendo o coraçãozinho”.

Foto: Márcio Rodrigues / MPIX/CPB
Foto: Márcio Rodrigues / MPIX/CPB

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes de ficar grávida, Mônica jogava futebol, mas, mesmo paraplégica, ela não abandonou o esporte. Ela experimentou várias modalidades adaptadas: natação, tênis de mesa, tirou esportivo e basquete em cadeira de rodas.

Foi durante essa última experiência que ela conheceu Joyane Guissone, um expoente da esgrima em cadeira de rodas. Em 2012, pra você ter ideia, ele se tornou o primeiro campeão paralímpico do Brasil na modalidade. Ele usava o basquete em cadeira de rodas para aprimorar a forma física.

Joyane apresentou a modalidade para Mônica, que se descobriu uma grande esgrimista e com chances de medalha na Paralimpíada do Rio 2016. A competição acontece entre os dias 12 e 16 de setembro, na Arena Carioca 3.

Leia também: “Cápsula do tempo” possibilita gravar mensagens em vídeo que só serão vistas no futuro

Com informações do SóNotíciaBoa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,677SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Neto convida avó com Alzheimer para ser daminha do seu casamento

Momento de grande emoção para a avó e o neto!

A inteligência artificial aplicada à medicina pode salvar muitas vidas

O big data combinado com a inteligência artificial, podem ser a próxima revolução na medicina, visando a cura de doenças e uma longevidade maior. Narramos...

Nobel da Paz sai para a paquistanesa Malala e o indiano Kailash Satyarthi

A paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano Kailash Satyarthi venceram o Prêmio Nobel da Paz, anunciou hoje (10) a Academia Sueca. A...

14 fotos registram a emoção dos pais ao verem suas filhas vestidas de noiva

O vestido de noiva parece que transforma completamente uma mulher. A gente acha lindo mesmo. Mas parece que, para o pai, a emoção triplica. Outro...

Esta capela sustentável realiza casamentos em meio à natureza

Feita de madeira ecológica e cercada de pedras, a capela de Thorncrown, no Arkansas, EUA, data de 1980 e é uma das primeiras obras arquitetônicas contemporâneas sustentável do planeta. A...

Instagram

Paraplégica por manter gravidez tem chances de medalha na esgrima paralímpica 3