Piauí terá o maior parque solar da América do Sul

Um importante parque solar sendo construído no Piauí. De acordo com a Enel, empresa responsável pelo empreendimento, esse será o maior parque solar da América do Sul.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

clientes ajudam atendente a voltar para faculdade

São Gonçalo III

O parque foi batizado de São Gonçalo III e terá um investimento de 142 milhões de dólares. Está localizado no município de São Gonçalo do Gurguéia, onde se encontra o parque solar São Gonçalo, que tem capacidade de 608 MW.

Desse total, 475 MW já estão em operação e uma expansão de 133 MW está em fase final de construção. Com a adição do São Gonçalo III (256 MW), a capacidade instalada total de São Gonçalo, o maior parque solar da América do Sul, alcançará cerca de 846 MW.

clientes ajudam atendente a voltar para faculdade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O governo do Piauí acredita no grande potencial do Estado em promover o desenvolvimento sustentável a partir do que tem em abundância: a luz solar.

“Podemos dizer que, no ranking da eólica, o Piauí ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores desse tipo de energia no Brasil, ficando atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul; quanto à energia solar, somos o terceiro, mas somos o estado que mais constrói e que tem o futuro mais promissor na potencialidade para geração dessa energia”, afirma Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper).

clientes ajudam atendente a voltar para faculdade

Além de ajudar a sustentabilidade do país, Wilson ainda reforça a importância do projeto. Ele possibilitará a geração de novos empregos a partir das obras. A oportunidade também é apontada, de forma mais abrangente, pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Segundo o órgão, as energias renováveis podem gerar 29,5 milhões de empregos até 2030.

Cinco novos parques evitarão a emissão de 3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente 

Também no Piauí, a Enel está construindo o parque eólico Lagoa dos Ventos III (396 MW). E na Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, outros três: Morro do Chapéu Sul II (353 MW), Cumaru (206 MW) e Fontes dos Ventos II (99 MW).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O início da construção de 1,3 GW de nova capacidade renovável é um marco sem precedentes na história da nossa empresa no Brasil, especialmente diante dos desafios impostos pelo cenário atual”, comenta Salvatore Bernabei, CEO da Enel Green Power.

“Esses novos projetos fortalecem ainda mais nossa posição como líderes nos mercados de geração solar e eólica no país, ao mesmo tempo em que destacam nosso compromisso com o desenvolvimento do setor brasileiro de energia renovável, a fim de diversificar a matriz energética do país, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que estamos presentes.”

O Grupo Enel investirá ao todo R$ 5,6 bilhões na construção dos empreendimentos, o equivalente a aproximadamente 1,1 bilhão de dólares.

Os novos deverão começar a operar em 2021, com exceção de Lagoa dos Ventos III, que deverá entrar em operação comercial em 2022.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando estiverem em plena operação, os cinco novos parques serão capazes de gerar mais de 5,5 TWh de energia por ano, evitando a emissão de aproximadamente 3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. 

Fonte: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,253,471SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino de 10 anos limpa o Sena com ímãs e já pescou mais de 7 toneladas de lixo

Se alguns adultos insistem em não assumir responsabilidade frente ao seu impacto em relação à natureza, o parisiense Raphael, de apenas 10 anos, já...

Em Maceió, enfermeira faz sapatinhos improvisados para aquecer pés de paciente

"Toda enfermeira foi atraída para a enfermagem por causa do desejo de cuidar, servir ou ajudar o próximo", disse uma vez a escritora Christina...

Animais abandonados abrem portas da ressocialização para presos do regime semiaberto

Um projeto pioneiro tem ajudado de uma vez só na ressocialização de detentos do regime semiaberto de Taubaté (SP) e nos cuidados de animais...

Em vez de flores, marido abre floricultura para surpreender esposa internada e transforma suas vidas

Receber flores é sempre uma delícia né? E que tal ganhar uma floricultura inteira? Foi o que o Eduardo fez para a Maria Aparecida...

Instagram