Parque Vila Sésamo é o primeiro no mundo certificado para crianças com autismo

Nesta segunda-feira, o Parque temático da Vila Sésamo, localizado na Filadélfia – EUA, recebeu a aprovação do Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES), o que torna o parque o primeiro do mundo a ser certificado para autistas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Relacionado: Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo

Parque temático da Vila Sésamo

Só é passível de receber este certificado o parque que está dentro dos padrões estabelecidos pelo centro de autismo e se todos os funcionários receberem treinamento necessário e foi exatamente isso que aconteceu com este parque. Toda a equipe concluiu o curso de sensibilização para o autismo, o que aconteceu bem no Mês de Conscientização do Autismo, aliás aqui no Brasil noticiamos também essa semana sobre a criação de um aplicativo para ajudar na alfabetização de crianças autistas relembre aqui.

Parque temático da Vila Sésamo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como a partir de agora o parque se encontra na categoria de Centro de Autismo Certificado, a equipe receberá treinamento contínuo para que os  funcionários tenham as habilidades, temperamento e experiência para interagir com todas as famílias e crianças com necessidades especiais. Para se manter nesta categoria, a cada 2 anos a equipe passará por um treinamento maior e mais rigoroso.

Além de treinar os empregados, o parque criou espaços para que as pessoas com autismo se sintam perfeitamente em casa. Foram construídos quartos silenciosos para que as crianças possam descansar entre uma atração e outra. Serão distribuídos ainda fones de ouvido que bloqueiam os ruídos.

Também haverá um desfile especial para os pequenos que não quiserem contato ou abraços dos personagens da Vila Sésamo.

O site do Sesane Place também foi adaptado para que pessoas com espectro autista possam planejar sua ida ao parque.  Por meio de um “guia sensorial”, elas poderão verificar quais sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são estimulados em cada uma das atrações e assim, escolher quais delas podem visitar, segundo o site Aleteia.

Parque temático da Vila Sésamo personagem com autismo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O local também terá treinamento nas áreas de consciência sensorial, meio ambiente, comunicação, habilidades motoras e sociais, desenvolvimento de programas e consciência emocional. O objetivo do parque é aumentar a conscientização em relação ao autismo e neste sentido eles já incluíram uma personagem – Julia, que é a primeira personagem autista do famoso programa, da qual já falamos aqui.

julia personagem vila sésamo

O programa Vila Sésamo

No ar desde a década de 1960, o programa infantil quer ampliar o conhecimento sobre o transtorno neurológico, que ainda é pouco compreendido pelos pais, pela sociedade e até pela medicina, com foco em reduzir seus estigmas. “Várias crianças tem autismo e isso só significa que o cérebro delas funciona um pouquinho diferente”, disse a Abby Cadabby, a fada de 3 anos, em um vídeo do YouTube.

Vila Sésamo parque temático

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de Revista Monet

Fotos: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,253,471SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dojô cria faixa arco-íris em defesa de pessoas LGBTQIA+

A Kimonos Dojô, uma das principais marcas brasileiras de artigos de artes marciais, lança a “Faixa da Resistência”, produto que traz luz à violência...

Cão vira babá de um filhote de ovelha

Existe um documentário chamado "Secret Life of Dogs" que mostra cães em histórias fascinantes. Uma delas é do cão Jess, da raça Springer Spaniel,...

Pediatra dança com crianças para animá-las no seu tratamento: “Doutor Dançarino”

Nos corredores e quartos do hospital, Tony dança com pacientes que estão na maca e também em cadeira de rodas.

Senai entrega mais de 2 mil respiradores consertados gratuitamente a hospitais

O Senai criou uma super rede de voluntários, conseguindo reunir mais de 700 pessoas, para um bem comum nesta pandemia: recuperar respiradores para o...

Idosas em vulnerabilidade social ganham dia de beleza e melhoram autoestima

"Cuidar do idoso é como cuidar de uma criança, mas também é como cuidar de si mesmo, porque esse é o seu futuro". Foi...

Instagram