Parque Vila Sésamo é o primeiro no mundo certificado para crianças com autismo

Nesta segunda-feira, o Parque temático da Vila Sésamo, localizado na Filadélfia – EUA, recebeu a aprovação do Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES), o que torna o parque o primeiro do mundo a ser certificado para autistas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Relacionado: Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo
Só é passível de receber este certificado o parque que está dentro dos padrões estabelecidos pelo centro de autismo e se todos os funcionários receberem treinamento necessário e foi exatamente isso que aconteceu com este parque. Toda a equipe concluiu o curso de sensibilização para o autismo, o que aconteceu bem no Mês de Conscientização do Autismo, aliás aqui no Brasil noticiamos também essa semana sobre a criação de um aplicativo para ajudar na alfabetização de crianças autistas – relembre aqui.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Como a partir de agora o parque se encontra na categoria de Centro de Autismo Certificado, a equipe receberá treinamento contínuo para que os funcionários tenham as habilidades, temperamento e experiência para interagir com todas as famílias e crianças com necessidades especiais. Para se manter nesta categoria, a cada 2 anos a equipe passará por um treinamento maior e mais rigoroso.
Além de treinar os empregados, o parque criou espaços para que as pessoas com autismo se sintam perfeitamente em casa. Foram construídos quartos silenciosos para que as crianças possam descansar entre uma atração e outra. Serão distribuídos ainda fones de ouvido que bloqueiam os ruídos.
Também haverá um desfile especial para os pequenos que não quiserem contato ou abraços dos personagens da Vila Sésamo.
O site do Sesane Place também foi adaptado para que pessoas com espectro autista possam planejar sua ida ao parque. Por meio de um “guia sensorial”, elas poderão verificar quais sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são estimulados em cada uma das atrações e assim, escolher quais delas podem visitar, segundo o site Aleteia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O local também terá treinamento nas áreas de consciência sensorial, meio ambiente, comunicação, habilidades motoras e sociais, desenvolvimento de programas e consciência emocional. O objetivo do parque é aumentar a conscientização em relação ao autismo e neste sentido eles já incluíram uma personagem – Julia, que é a primeira personagem autista do famoso programa, da qual já falamos aqui.
O programa Vila Sésamo
No ar desde a década de 1960, o programa infantil quer ampliar o conhecimento sobre o transtorno neurológico, que ainda é pouco compreendido pelos pais, pela sociedade e até pela medicina, com foco em reduzir seus estigmas. “Várias crianças tem autismo e isso só significa que o cérebro delas funciona um pouquinho diferente”, disse a Abby Cadabby, a fada de 3 anos, em um vídeo do YouTube.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com informações de Revista Monet
Fotos: divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.