Participação em coral melhora qualidade de fala de portadores de lábio leporino

0
3083

Pelo terceiro ano consecutivo, a ONG Smile Train,  que oferece tratamento de fissuras gratuitas ao redor do mundo, promove o Coral do Centro de Fissura Labiopalatal (CEFIL). A iniciativa tem como objetivo unir a música ao tratamento fonoaudiológico para melhorar a fala de pacientes com fenda palatina e/ou lábio leporino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto é realizado no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, no Rio de Janeiro, e promovido pela Smile Train com o apoio da ONG Saúde Criança Ilha. Realizado pela primeira vez em 2011, o coral deu tão certo como uma forma lúdica de tratamento, que ganhou continuidade.

16 pacientes já estão inscritos no coral, que tem 20 vagas. A iniciativa tem se mostrado não só uma forma eficaz de tratamento fonoaudiológico, como também tem contribuído pra melhorar o desempenho sócio educacional dessas crianças, que estão melhorando seu rendimento escolar e a assiduidade na escola.

A má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca, é causada por problemas durante a gestação e interfere no desenvolvimento da fala e na alimentação. A Smile Train treina médicos e profissionais da área médica, apresentando as técnicas mais recentes e modernas na cirurgia de fissura através de ferramentas educacionais e tecnológicas.

No Brasil desde 1999, a Smile Train alcançou em 2012 a marca de 12 mil cirurgias, sete por dia, um crescimento de 8% comparado com os dois anos anteriores. Esse aumento só foi possível graças aos 70 cirurgiões e 26 parceiros – hospitais e fundações médicas -, espalhados por 12 estados brasileiros. Estima-se que no país 4 mil crianças nascem com fissuras todos os anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista a um vídeo feito pela Smile Train, que mostra o poder de um sorriso:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=3XRfFfViafk”]

Coral Smile Train (CEFIL Ilha)

Participação em coral melhora qualidade de fala de portadores de lábio leporino 2
Participação em coral melhora qualidade de fala de portadores de lábio leporino 3


PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.