No ano passado, o pernambucano Fred Ramon, ex-aluno da rede pública de ensino e filho de uma faxineira, foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele acabou ingressando em uma instituição de Los Angeles, na Califórnia, onde cursa administração em negócios e especialização em teatro. Em menos de um ano, o rapaz viu sua vida mudar por completo, e tomou como objetivo de vida ajudar outros jovens como ele.
“Quero que as pessoas acreditem mais que podem alcançar o que quiserem, independente de qualquer desafio. Nada é para sempre. Nenhuma dor e eu quero inspirar mais jovens a sair da favela, das comunidades, da periferia, e chegar a espaços que historicamente foram negados pra eles estarem”, declarou Fred, que tem 21 anos.
Pelas redes sociais, ele dá dicas e ajuda outros alunos a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou garantir uma vaga em uma universidade no exterior, como ele fez.
Leia Mais
Atualmente, de férias da faculdade, Fred decidiu retornar ao Brasil para rever os pais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O estudante Pablo Vinícios, 18 anos, é um dos estudantes que enxergam em Fred “um farol”.
Pablo sabe que é na educação que se encontra a chave para o seu futuro. “Sonho em estudar fora, fazer artes visuais no exterior e conseguir ser reconhecido Brasil e viver da minha arte e fazer outros jovens também, sobreviver”, disse o estudante, que gosta de desenhar, fazer pinturas, escrever contos e poesias.
Há alguns meses ele tem aulas de inglês por videochamada com Fred e, agora em janeiro, aproveitou a vinda dele para ter aulas presenciais.
“A primeira coisa [para estudar fora] é você saber um pouco de inglês, porque toda a base pra estudar fora exige inglês. Essa é a dica que eu insisto”, declarou Fred.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“O que eu aprendi mais de valioso é que, mesmo com medo, mesmo que você tiver com falta de coragem, falta de apoio, você tem que persistir, meter a cara e fazer. Mesmo sem recursos, porque as pessoas querem ver a gente batalhando e conquistando o nosso espaço”, afirmou Pablo.
Guinada na vida
Fred disse ao portal G1 que consegue ajudar a mãe e comprar coisas para ela que, antes, não podia. “Consigo reformar a minha casa. Hoje, eu tenho um inglês muito melhor que antes, porque estar com americanos 24 horas não é mesma coisa que você estudar em qualquer curso. Essa experiência é a chave para o sucesso que eu ainda quero ter”, afirmou.
Autodidata, o estudante aprendeu inglês sozinho e mergulhou nos livros em busca de um futuro melhor. Para se mudar para os EUA e completar a bolsa de estudos, ele ganhou uma vaquinha e diversas doações de pessoas encantadas com sua história.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fred, nascido em Cajueiro Seco, no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), concluiu o ensino médio em 2018, na Escola Estadual Professor Fernando Mota, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Hoje, ele estuda na Universidade de Los Angeles com bolsa de 70%, onde escolheu ficar. Na época, também foi convidado para ingressar na Universidade de Inovação ASU; Manhattanville College; Florida Tech; Temple University; University of Arizona; Stetson University; Adelphi University; e University of La Verne.
Fonte: Pais & Filhos
Fotos: Reprodução / TV Globo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.