Projeto ‘Pedala Junto’ ajuda deficientes visuais a andar de bicicleta no RJ

Pude voltar a ter aquela sensação do vento batendo no rosto. Achei o máximo! Foi como se estivesse guiando a bicicleta de novo. Senti autonomia”, contou Alessandra Nogueira, 46 anos, ao Rio de Boas Notícias. Ela foi uma das 14 pessoas com deficiência visual que participaram do lançamento do Pedala Junto no Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no domingo passado (19).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto, que já existe em outras cidades, chegou ao Rio por meio da Escola Bike Anjo da Lagoa, que ajuda adultos e crianças a aprender a andar de bicicleta e a usá-la como meio de transporte seguro nas cidades, como já contamos em outra matéria (leia aqui). O Pedala Junto veio como uma forma de ampliar essa experiência para pessoas com mobilidade reduzida, autismo, cegas ou com baixa visão.

projeto pedala junto deficientes visuais bicicleta
Voluntários da Bike Anjo e participantes que aprenderam a andar de bicicleta no evento da Lagoa. Foto: Arquivo pessoal

E, já no primeiro dia de evento, deu super certo! Além dos dez adultos e 20 crianças que foram à Lagoa aprender a andar em bicicletas comuns, outras 14 pessoas cegas ou com baixa visão se inscreveram para ter a experiência de pedalar com a ajuda de voluntários da Bike Anjo.

Confira no vídeo como foi a experiência:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Publicado por Rodrigo Souza em Sábado, 20 de abril de 2019

 

Havia uma bicicleta adaptada ODKV, que significa “o de cá vê”. Nesse modelo, são emparelhadas e conectadas duas bicicletas de mesmo tamanho. A pessoa cega pedala ao lado do anjo que pode guiar orientando e fazendo a audiodescrição. Assim, o voluntário pode deixar a direção da bicicleta com a pessoa cega, apenas orientando pela descrição do ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alessandra, que hoje não enxerga, mas já teve baixa visão e usava uma bicicleta inclusive como meio de transporte em Belém do Pará, pedalou a ODKV. “Graças ao Bike Anjo eu tive a oportunidade de voltar a andar de bicicleta de novo. A gente tem uma sensação de autonomia. E voltei a ter uma memória fotográfica, digamos assim”, disse.

projeto pedala junto deficientes visuais bicicleta
A bicicleta tandem, alugada na Lagoa para passeios conjuntos, também foi usada no Pedala Junto. Foto: Arquivo pessoal

Ela também experimentou uma das bicicletas tandem alugadas pelo grupo na Lagoa. Na tandem, aquelas com o quadro mais comprido em que se pedala junto, no banco da frente vai o voluntário da Bike Anjo e, no banco de trás, vai a pessoa cega. Neste caso, quem está no banco de trás pedala também, mas não controla a direção.

Os planos são de ampliar o Pedala Junto e torná-lo regular, com eventos mensais no terceiro domingo do mês, acontecendo junto ao evento tradicional da Escola Bike Anjo da Lagoa que já cumpre este calendário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a organização da Bike Anjo, para que o projeto cresça, o ideal seria conseguir um local para armazenar as bicicletas, talvez um container alugado. Mas, para isso acontecer, é necessário conseguir apoio.

Na página do grupo (clique aqui) será possível acompanhar os próximos eventos e – torcemos muito! – o sucesso do Pedala Junto.

Conteúdo do Rio de Boas Notícias, site parceiro do Razões.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,833,017SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garis resgatam cachorro doente em lixeira e bichinho passa a acompanhá-los todos os dias no trabalho

Doente e resgatado por um grupo de garis junto a uma lixeira, durante uma tarde fria e chuvosa, este cachorrinho passou a acompanhar seus...

Mãe e filho realizam sonho da graduação e conquistam diploma juntos

Com apoio do Educa Mais Brasil, eles formaram no Curso de Publicidade e Propaganda.

Vestido de Papai Noel, Obama distribui presentes em hospital infantil

Barack Obama protagonizou uma surpresa especial para os pequenos pacientes do Hospital Nacional Infantil de Washington: colocou um gorro de Papai Noel na cabeça, e,...

Filhote é salva da eutanásia e se recupera completamente

Uma filhotinha ia ser sacrificada por causa de sua doença de pele, mas uma ONG a resgatou assim que soube dessa crueldade. Ela sofria de demodicose...

Mamãe meteorologista leva filho de 1 ano para trabalhar com ela

A meteorologista Susie Martin foi ao ar durante um jornal matinal em rede nacional com o filho enquanto apresentava a previsão do tempo. Segundo Susie,...

Instagram