Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora

Uma mão lava a outra. Talvez, essa seja a expressão que melhor define a relação entre um grupo de pequenos agricultores e uma pedreira, no Bairro Linhares, região Leste de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diversos tipos de legumes e hortaliças, como brócolis, alface, cebolinha e couve-flor, sem aplicação de agrotóxicos, cobrem a paisagem de quatro lotes de terra que pertencem à Pedreira Santo Cristo.

Os pedaços de terra são cedidos a moradores da região, que podem contratar funcionários para trabalhar na horta. Os produtos são vendidos em feiras e disponibilizados – de graça – para a comunidade. Os agricultores cultivam, em média, 10 mil mudas toda semana. Eles ainda levam os produtos para escolas, condomínios e um hospital.Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora 2

Ely Resende é um dos cultivadores mais antigos. Há 15 anos, ele cuida do plantio como se fosse seu próprio filho.

“A durabilidade é bem maior. Deixe uma alface nossa e uma do supermercado na geladeira que você vai ver. Só recebemos elogio, e ver isso faz a gente se sentir bem. Você tem que cuidar como se fosse um filho mesmo. Se precisar comer uma verdurinha, é só chegar que a gente arruma”, conta Ely, em entrevista para o Tribuna de Minas. Hoje, o agricultor conta com uma equipe de cinco colaboradores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora 3

Segundo a Pedreira Santo Cristo, a cessão dos lotes de terra tem como objetivo fixar os moradores no bairro, gerando emprego, e aumentar a produtividade agrícola sem o uso de agrotóxicos, democratizando o acesso a uma alimentação saudável. Saiba mais:

Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora 4

Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora 5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Tribuna de Minas/Reprodução

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,829,971SeguidoresSeguir
24,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter desmatamento

Após décadas de desmatamento, a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal e lucra com o uso inteligente dos recursos das florestas.

Cristãos vão à Parada LGBT de São Paulo espalhar o amor

Esse tipo de atitude me deixa com os olhos lacrimejando, elas me emocionam pois afirmam o que tenho certeza: existem pessoas cristãs extremamente sensatas,...

‘Galinha Pintadinha Mini’ chega à Netflix com episódios educativos para crianças menores

A Netflix anuncia a estreia de Galinha Pintadinha Mini no dia 17 de agosto.  Com uma roupagem mais moderna da personagem, a nova série traz histórias...

Aprovada em Medicina com livros emprestados agora retribui ajuda que recebeu

Para mostrar que esse papo de meritocracia é uma furada.

Bisavós celebram aniversário de neto se vestindo como os personagens de “Up”, seu desenho favorito

Apesar de Richard e Caroline, ambos de 90 anos, nunca terem visto o filme, eles ficaram mais do que felizes em participar.

Instagram

Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora 7