Pedreira cede terreno para plantio de horta comunitária em Juiz de Fora

Uma mão lava a outra. Talvez, essa seja a expressão que melhor define a relação entre um grupo de pequenos agricultores e uma pedreira, no Bairro Linhares, região Leste de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diversos tipos de legumes e hortaliças, como brócolis, alface, cebolinha e couve-flor, sem aplicação de agrotóxicos, cobrem a paisagem de quatro lotes de terra que pertencem à Pedreira Santo Cristo.

Os pedaços de terra são cedidos a moradores da região, que podem contratar funcionários para trabalhar na horta. Os produtos são vendidos em feiras e disponibilizados – de graça – para a comunidade. Os agricultores cultivam, em média, 10 mil mudas toda semana. Eles ainda levam os produtos para escolas, condomínios e um hospital.

Ely Resende é um dos cultivadores mais antigos. Há 15 anos, ele cuida do plantio como se fosse seu próprio filho.

“A durabilidade é bem maior. Deixe uma alface nossa e uma do supermercado na geladeira que você vai ver. Só recebemos elogio, e ver isso faz a gente se sentir bem. Você tem que cuidar como se fosse um filho mesmo. Se precisar comer uma verdurinha, é só chegar que a gente arruma”, conta Ely, em entrevista para o Tribuna de Minas. Hoje, o agricultor conta com uma equipe de cinco colaboradores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a Pedreira Santo Cristo, a cessão dos lotes de terra tem como objetivo fixar os moradores no bairro, gerando emprego, e aumentar a produtividade agrícola sem o uso de agrotóxicos, democratizando o acesso a uma alimentação saudável. Saiba mais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Tribuna de Minas/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após vídeo comovente de mãe chorando por casa destruída pela chuva, internautas ajudam com vaquinha

A Jamile passou o maior sufoco no último sábado (10). Ela mora em Diogo Vasconcelos (MG) e caiu uma chuva super forte de granizo...

Garotinho que venceu o câncer doa 3 mil brinquedos para hospital onde foi tratado

Diversos brinquedos foram adquiridos e doados às crianças pacientes do hospital onde Weston venceu a sua batalha contra a doença.

Assistente do Google vai compartilhar “boas notícias”

A Assistente do Google passará a compartilhar razões para acreditar num mundo melhor.

Padaria exibe filme e pipoca de graça para celebrar o Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data especial, é o momento em que crianças e adultos podem brincar, se divertir e celebrar a data...

Homem com câncer terminal passa últimos 6 meses de vida realizando os sonhos de sua esposa

O galês Chris Price foi diagnosticado com câncer em abril de 2013, e descobriu que viveria apenas mais seis meses. Ele então resolveu viver intensamente e...

Instagram