O pedreiro Joaquim Corsino dos Santos (já contamos sua história aqui), que pedalava diariamente 42 quilômetros entre Cariacica e Vitória/ES, onde ficava a faculdade de Direito que cursava, se formou na última quinta-feira, 17, realizando o seu grande sonho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Nascido em Itaumirim/MG, Joaquim chegou ao Espírito Santo quando tinha 18 anos. Vinte anos depois, concluiu um curso técnico em Administração. Mas, após ser reprovado no vestibular para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1980, Joaquim foi obrigado a largar os estudos para trabalhar.
Começou a trabalhar como ajudante de pedreiro e, mais tarde, como pedreiro.
Leia Mais
Apesar disso, ele sempre quis voltar a estudar. Joaquim juntou parte do dinheiro que ganhava trabalhando como pedreiro para construir sua própria casa, em Bandeirantes, Cariacica, e para os estudos futuros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas”, conta Joaquim, que, em 2008, iniciou a graduação em uma faculdade privada com os R$ 55 mil que havia juntado para voltar a estudar.
Joaquim concluiu quatro períodos, mas precisou adiar o sonho por mais um tempo. “Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, lembrou.
O próximo objetivo do bacharel em Direito é ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se tornar delegado de polícia. “Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso.”
*Com informações de A Gazeta e G1
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Você está do lado DIREITO da vida, Dr. Joaquim e merece
todos os aplausos; é só o começo.
Você está do lado DIREITO da vida, Dr. Joaquim e merece
todos os aplausos; é só o começo.
Comments are closed.