Laboratório produz pele humana para substituir animais em testes de produtos

Há cinco anos, o Congresso Nacional aprovou uma lei que estabelecia novas regras para o uso de animais em testes laboratoriais. Estabeleceu-se um prazo de 5 anos para que os cientistas e pesquisadores se adaptassem à nova legislação e utilizassem formas alternativas. Esse prazo vence no dia 24 de setembro deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em consenso com a lei, uma resolução normativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações reconheceu o uso de métodos alternativos que visam reduzir ou substituir completamente o uso de animais em atividades de pesquisa científica.

Segundo a resolução, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) passa a reconhecer 17 métodos alternativos. Um deles permite o teste da epiderme humana reconstituída.

laboratório reconstrói pele humana que substitui testes em animais

No início de setembro foi inaugurado no Brasil o Laboratório Episkin, subsidiária da L´Oreal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O centro de pesquisa fica na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Substituição dos testes em animais

O Episkin é pioneiro a nível mundial na reconstrução de pele humana.

O laboratório de bioengenharia de tecidos irá disponibilizar pele reconstruída para testes em produtos. Dessa forma, o material produzido pelo centro de pesquisa será utilizado em substituição ao uso de animais como cobaias em testes de produtos.

O processo conta com a doação de restos de cirurgias plásticas em clínicas especializadas. Da doação, se extraem os chamados queratinócitos. Essas células são cultivadas em placas de cultura e, depois de 17 dias em contato com o ar, se proliferam, formando múltiplas camadas de pele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laboratório reconstrói pele humana que substitui testes em animais

Até agora, o Laboratório Episkin já produziu mais de 5 mil tecidos de pele reconstruídos que foram utilizados no treinamento de mais de 100 pesquisadores no Mercosul, o que possibilitou a implementação de métodos alternativos em diversos laboratórios interessados em reduzir ou substituir os testes em animais.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: EBC/Fotos: Samuel Allard/Laboratório Episkin

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem que vive de aluguel já construiu 26 casas para pessoas carentes

Quem diria que ajudar os outros poderia se tornar um modo de vida, não é mesmo?! Mas para o técnico em edificações e funcionário...

Um nigeriano que está empoderando meninas através de bonecas negras (e já vendem mais que a Barbie!)

Taofik Okoya tinha um alto cargo na empresa do seu pai na África, mas resolveu largar tudo para abrir uma empresa de bonecas. Esse estalo aconteceu...

Pai é impedido de ficar com filho na quimioterapia, então dança do lado de fora do hospital para alegrá-lo

A notícia que Aiden, de 14 anos, tinha leucemia, abalou muito o casal Chuck e Lori Yielding, de Fort Worth, no Texas (EUA). Eles buscaram...

Vizinhos reformam calçadas para menina com ‘ossos de vidro’ ir à escola

Os moradores de um bairro carente de Puerto Iguazú, na Argentina, reformaram várias calçadas em situação precária para uma menina com ossos frágeis ir...

Instagram