Início Tecnologia Laboratório produz pele humana para substituir animais em testes de produtos

Laboratório produz pele humana para substituir animais em testes de produtos

Há cinco anos, o Congresso Nacional aprovou uma lei que estabelecia novas regras para o uso de animais em testes laboratoriais. Estabeleceu-se um prazo de 5 anos para que os cientistas e pesquisadores se adaptassem à nova legislação e utilizassem formas alternativas. Esse prazo vence no dia 24 de setembro deste ano.

Em consenso com a lei, uma resolução normativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações reconheceu o uso de métodos alternativos que visam reduzir ou substituir completamente o uso de animais em atividades de pesquisa científica.

Segundo a resolução, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) passa a reconhecer 17 métodos alternativos. Um deles permite o teste da epiderme humana reconstituída.

laboratório reconstrói pele humana que substitui testes em animais

No início de setembro foi inaugurado no Brasil o Laboratório Episkin, subsidiária da L´Oreal.

O centro de pesquisa fica na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Substituição dos testes em animais

O Episkin é pioneiro a nível mundial na reconstrução de pele humana.

O laboratório de bioengenharia de tecidos irá disponibilizar pele reconstruída para testes em produtos. Dessa forma, o material produzido pelo centro de pesquisa será utilizado em substituição ao uso de animais como cobaias em testes de produtos.

O processo conta com a doação de restos de cirurgias plásticas em clínicas especializadas. Da doação, se extraem os chamados queratinócitos. Essas células são cultivadas em placas de cultura e, depois de 17 dias em contato com o ar, se proliferam, formando múltiplas camadas de pele.

laboratório reconstrói pele humana que substitui testes em animais

Até agora, o Laboratório Episkin já produziu mais de 5 mil tecidos de pele reconstruídos que foram utilizados no treinamento de mais de 100 pesquisadores no Mercosul, o que possibilitou a implementação de métodos alternativos em diversos laboratórios interessados em reduzir ou substituir os testes em animais.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: EBC/Fotos: Samuel Allard/Laboratório Episkin

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,463FãsCurtir
1,683,804SeguidoresSeguir
8,259SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Jovem abre espetinho e amigos aparecem para ‘dar uma força’ em Curitiba (PR)

No início deste mês, o usuário @Chrystofer_99 comentou no seu Twitter que planejava abrir um espetinho. A ideia era fazer um 'teste' com sua família,...

Instagram