Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal!

Os jovens empreendedores mexicanos Adrián López e Marte Cázarez desenvolveram uma inovadora pele orgânica feita de cacto que pode revolucionar a indústria da moda. Em outras palavras: adeus ao couro animal!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizado de ‘Lineapelle’, o tecido é uma mistura de cacto e algodão, e pode ser manuseado em diferentes espessuras, sendo respirável e com validade de dez anos.

Versátil, o produto pode ser utilizado em segmentos da moda, móveis, indústria automotiva e artigos de couro.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Pixabay/Reprodução

Pele orgânica feita de cacto

Os jovens contam que a ideia surgiu enquanto procuravam uma maneira de fazer um tecido ecológico que não fosse extraído de seres vivos. “Levou dois anos para torná-lo realidade”, disseram ao El Heraldo de México.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Uma verdadeira inovação mexicana. Eles acalentaram a ideia de criar uma pele amigável ao meio ambiente, que não fosse extraída dos animais, além de respirável e durável por pelo menos uma década”, comemora Marte Cázarez.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Upsocl/Reprodução

“O cacto possui muitas propriedades cosméticas: para shampoo, creme, entre outras. Então, dissemos: ‘Se é bom para a pele, por que não criar pele?’ E foi assim que a ideia nasceu no começo.”

Leia também:

Adrián complementa que o produto é característico do México. O cacto é abundante em solo mexicano e seu cultivo é muito econômico, não requerendo muitos cuidados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De início taxados de loucos, os jovens não esmoreceram e tocaram o projeto até o fim. “O México tem potencial para inovar e inovar com o nopal, que é o símbolo do país. Muitas pessoas nos disseram que éramos loucos. Até nossos engenheiros disseram que isso não poderia ser feito. Dissemos: ‘Como não? Estamos no México, somos mexicanos. Que matéria-prima podemos aproveitar aqui?”.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Upsocl/Reprodução

Talvez a grande vantagem do cacto nopal é que ele cresce espontaneamente, não exige demasiada irrigação e gasta pouquíssima água. Além disso, é bastante resistente.

Adrián e Marte valorizam o caráter multifacetado do seu produto. “Um vestido, uma bolsa, uma fita, uma pulseira de relógio, carteira, uma poltrona. Qualquer pele pode ser substituída por pele orgânica. A pele animal ou sintética pode ser substituída por orgânica. Essa é a ideia: apoiar o ecossistema.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Pixabay/Reprodução

A invenção também visa apoiar os agricultores que plantam pereiras espinhosas. Trata-se de uma fonte de renda adicional para eles. “Assim, dá mais significado ao que fazemos. Não é apenas para a moda e o meio ambiente. Fazemos isso para apoiar indiretamente o campo, também gerando trabalho“, conclui Adrián.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Resiliência Mag

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,246,606SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mais de 500 pessoas se unem para doar plasma e salvar vida de gestante e seu bebê no Pará

A vinda de Saulo Gabriel ao mundo com saúde e a recuperação de sua mãe, a auxiliar administrativa Thaís Cristina, 35, só foram possíveis...

Dezenas de pessoas se unem para resgatar elefante preso dentro de poço de 6 metros [VÍDEO]

Um vídeo da delicada operação mostra o elefante sendo retirado do poço com 6 metros de profundidade na Índia.

Experimento faz pessoas viverem na pele preconceito que elas tinham com outros

A professora Jane Elliott descobriu uma maneira muito interessante de denunciar a descriminação racial nos EUA. Em um experimento filmado, ela cria uma situação na qual...

Campanha para ajudar menina com paralisia cerebral voltar a dançar bomba na internet

A pequena Finley foi adotada aos 9 meses com o diagnóstico de paralisia cerebral, que dificulta sua locomoção. Ela conta com a solidariedade dos...

[VÍDEO] Pai durão se derrama em lágrimas quando enteada pede que ele a adote

Micah não é de se emocionar... ou não era! Heather Cole conta que o marido mantém sempre o ar mais sério para todos, mas quando...

Instagram