Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal!

Os jovens empreendedores mexicanos Adrián López e Marte Cázarez desenvolveram uma inovadora pele orgânica feita de cacto que pode revolucionar a indústria da moda. Em outras palavras: adeus ao couro animal!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizado de ‘Lineapelle’, o tecido é uma mistura de cacto e algodão, e pode ser manuseado em diferentes espessuras, sendo respirável e com validade de dez anos.

Versátil, o produto pode ser utilizado em segmentos da moda, móveis, indústria automotiva e artigos de couro.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Pixabay/Reprodução

Pele orgânica feita de cacto

Os jovens contam que a ideia surgiu enquanto procuravam uma maneira de fazer um tecido ecológico que não fosse extraído de seres vivos. “Levou dois anos para torná-lo realidade”, disseram ao El Heraldo de México.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Uma verdadeira inovação mexicana. Eles acalentaram a ideia de criar uma pele amigável ao meio ambiente, que não fosse extraída dos animais, além de respirável e durável por pelo menos uma década”, comemora Marte Cázarez.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Upsocl/Reprodução

“O cacto possui muitas propriedades cosméticas: para shampoo, creme, entre outras. Então, dissemos: ‘Se é bom para a pele, por que não criar pele?’ E foi assim que a ideia nasceu no começo.”

Leia também:

Adrián complementa que o produto é característico do México. O cacto é abundante em solo mexicano e seu cultivo é muito econômico, não requerendo muitos cuidados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De início taxados de loucos, os jovens não esmoreceram e tocaram o projeto até o fim. “O México tem potencial para inovar e inovar com o nopal, que é o símbolo do país. Muitas pessoas nos disseram que éramos loucos. Até nossos engenheiros disseram que isso não poderia ser feito. Dissemos: ‘Como não? Estamos no México, somos mexicanos. Que matéria-prima podemos aproveitar aqui?”.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Upsocl/Reprodução

Talvez a grande vantagem do cacto nopal é que ele cresce espontaneamente, não exige demasiada irrigação e gasta pouquíssima água. Além disso, é bastante resistente.

Adrián e Marte valorizam o caráter multifacetado do seu produto. “Um vestido, uma bolsa, uma fita, uma pulseira de relógio, carteira, uma poltrona. Qualquer pele pode ser substituída por pele orgânica. A pele animal ou sintética pode ser substituída por orgânica. Essa é a ideia: apoiar o ecossistema.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Pixabay/Reprodução

A invenção também visa apoiar os agricultores que plantam pereiras espinhosas. Trata-se de uma fonte de renda adicional para eles. “Assim, dá mais significado ao que fazemos. Não é apenas para a moda e o meio ambiente. Fazemos isso para apoiar indiretamente o campo, também gerando trabalho“, conclui Adrián.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Resiliência Mag

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,851,931SeguidoresSeguir
25,005SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Companheirismo: conheça a linda relação de Rafaela Silva com a namorada

A judoca Rafaela Silva e a namorada Thamara Cezar são extremamente companheiras. As duas se conheceram há 3 anos no projeto social Reação, onde...

Foto de paramédicos judeu e muçulmano rezando juntos viraliza

Dois paramédicos, um muçulmano e outro judeu, trabalham incessantemente para ajudar pacientes com coronavírus em Israel. Em um raro momento de pausa, Avraham Mintz,...

Aos 34 anos, ex-sem teto ganha a primeira festa de aniversário com o tema dos sonhos: Ursinhos Carinhosos!

O Gabriel ajuda muita gente. Ele já morou nas ruas e depois de muito ralar, abriu um restaurante vegano que distribui quentinhas para quem...

Alunos fazem cartazes com palavras de incentivo para professora que chorou na sala

A professora chorou no meio da aula, mas foi confortada depois.

Sorveteria em Aracaju é comandada 100% por surdos

Nesta sorveteria de Aracaju, a primeira do tipo no país, desde o proprietário até os funcionários possuem deficiência auditiva: 100% da equipe responsável por produzir...

Instagram

Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal! 2