Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal!

Clique e ouça:

Os jovens empreendedores mexicanos Adrián López e Marte Cázarez desenvolveram uma inovadora pele orgânica feita de cacto que pode revolucionar a indústria da moda. Em outras palavras: adeus ao couro animal!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizado de ‘Lineapelle’, o tecido é uma mistura de cacto e algodão, e pode ser manuseado em diferentes espessuras, sendo respirável e com validade de dez anos.

Versátil, o produto pode ser utilizado em segmentos da moda, móveis, indústria automotiva e artigos de couro.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Pixabay/Reprodução

Pele orgânica feita de cacto

Os jovens contam que a ideia surgiu enquanto procuravam uma maneira de fazer um tecido ecológico que não fosse extraído de seres vivos. “Levou dois anos para torná-lo realidade”, disseram ao El Heraldo de México.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Uma verdadeira inovação mexicana. Eles acalentaram a ideia de criar uma pele amigável ao meio ambiente, que não fosse extraída dos animais, além de respirável e durável por pelo menos uma década”, comemora Marte Cázarez.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Upsocl/Reprodução

“O cacto possui muitas propriedades cosméticas: para shampoo, creme, entre outras. Então, dissemos: ‘Se é bom para a pele, por que não criar pele?’ E foi assim que a ideia nasceu no começo.”

Leia também:

Adrián complementa que o produto é característico do México. O cacto é abundante em solo mexicano e seu cultivo é muito econômico, não requerendo muitos cuidados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De início taxados de loucos, os jovens não esmoreceram e tocaram o projeto até o fim. “O México tem potencial para inovar e inovar com o nopal, que é o símbolo do país. Muitas pessoas nos disseram que éramos loucos. Até nossos engenheiros disseram que isso não poderia ser feito. Dissemos: ‘Como não? Estamos no México, somos mexicanos. Que matéria-prima podemos aproveitar aqui?”.

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Upsocl/Reprodução

Talvez a grande vantagem do cacto nopal é que ele cresce espontaneamente, não exige demasiada irrigação e gasta pouquíssima água. Além disso, é bastante resistente.

Adrián e Marte valorizam o caráter multifacetado do seu produto. “Um vestido, uma bolsa, uma fita, uma pulseira de relógio, carteira, uma poltrona. Qualquer pele pode ser substituída por pele orgânica. A pele animal ou sintética pode ser substituída por orgânica. Essa é a ideia: apoiar o ecossistema.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jovens mexicanos criam pele orgânica cacto fim uso couro animais
Foto: Pixabay/Reprodução

A invenção também visa apoiar os agricultores que plantam pereiras espinhosas. Trata-se de uma fonte de renda adicional para eles. “Assim, dá mais significado ao que fazemos. Não é apenas para a moda e o meio ambiente. Fazemos isso para apoiar indiretamente o campo, também gerando trabalho“, conclui Adrián.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Resiliência Mag

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,059,698FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
18,686SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem com deficiência cria lindas caminhas para cães e gatos, mãe pede apoio, e ele vende tudo!

O garoto Elías tem uma deficiência, mas quem diz que ela o impede de fazer caminhas para cães e gatos que são a coisa...

Estudante que trabalhou como gari para pagar a faculdade é aprovado em direito em Harvard

“Uma carta aberta para o meu irmão mais velho”. Foi assim que o mais novo estudante de Direito em Harvard começou um post que...

Vovô de 91 anos pede ajuda para a sua loja de tecidos e recebe encomendas do país inteiro

Com a retomada do comércio em Guarulhos (SP), a Aon Tecidos ganhou um garoto propaganda para lá de especial: o Sr. Youssef. O comerciante...

Babá eletrônica flagra gatinho que fingia não gostar da bebê fazendo carinho e dormindo com ela

Sabe aquela história de que quando estamos sozinhos (ou assim pensamos...) temos atitudes diferentes das que temos quando sabemos que estamos sendo observados? Esta...

Professora percorre 70 km para dar aula em libras à aluno que não tem internet (ES)

A cidade de Linhares (ES) tem uma moradora que é um exemplo para todos nós. Joyce Barcelos Barbosa percorre 70 quilômetros toda semana para...

Instagram

Jovens mexicanos criam inovadora pele orgânica feita de cacto: adeus ao couro animal! 13