Esta película para telhados substitui o ar-condicionado com zero consumo de energia

Nos dias quentes de verão, não tem quem abra mão de um bom ar-condicionado para suportar as altas temperaturas, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

Mas, não é todo mundo que tem o luxo de um aparelho de ar-condicionado. Algumas pessoas não o tem por motivos financeiros, outras, mais preocupadas com o meio ambiente, porque o ar-condicionado emite gases do efeito estufa (CO2 e HFC), ligados ao aquecimento global.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, acaba de surgir uma alternativa acessível a todos os bolsos, mais “verde” e tão eficiente quanto o ar-condicionado tradicional. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado, EUA. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica. O estudo foi publicado na semana passada pela revista Science.

pílulas para telhado substituem ar-condicionado 3

A película simula o processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra. A atmosfera permite que alguns comprimentos de onda vermelha, que carregam calor, escapem para o espaço sem obstáculos. O que os cientistas Yan e Yin fizeram foi converter o calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda para fora.

Já o filme criado pelos cientistas é feito de polimetilpenteno, um tipo de plástico transparente encontrado no comércio, com a adição de pedrinhas de vidro. Revestido de prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

Cão empurra todos os dias a cadeira de rodas do seu dono com deficiência

Aposentada doa dinheiro de prêmio para tratamento de bebê com doença rara

Pessoas colhem seus próprios alimentos direto da terra no “Apanhe e Pague” no RS

Quando a película é colocada sobre o telhado de uma casa, o lado prateado deve ficar por baixo. Assim, a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, o que impede o aquecimento da casa. Além disso, o calor interno também é liberado para a atmosfera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pílulas para telhado substituem ar-condicionado 2

O poder de refrigeração da película é de 93 watts por metro quadrado. À noite, sua capacidade é ainda maior. Segundo os pesquisadores, cerca de 20 metros quadrados do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C num dia em que os termômetros marcam 37°C.

Com informações do ECOGUIA.net / Fotos: Universidade do Colorado/Reprodução

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,829,971SeguidoresSeguir
24,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Filme ‘O Menino que Descobriu o Vento’, da Netflix, nos lembra da importância de não desistir

Contamos a história de William Kamkwamba 7 anos atrás e sabíamos que tinha tudo pra virar um filme.

Projeto coloca juízes para trabalhar como faxineiros por um dia: “empatia é essencial”

Uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Rio do Janeiro convida juízes e desembargadores que julgam processos trabalhistas a passarem por um treinamento...

Americana com hiperlactação já doou mais de 2000 litros de leite para alimentar centenas de bebês

Elisabeth Anderson Sierra é uma americana, que vive no estado de Oregon - EUA e possui a síndrome da hiperlactação, o que a faz...

Academia no Rio começa a ensinar aulas de defesa pessoal para LGBTs

“Agora o desejo é que outras academias e grupos multipliquem a iniciativa, para que a gente ocupe cada vez mais espaço”

Razões acessível: nova ferramenta do site permite ouvir nossas histórias

A gente ama fazer o que faz e quer que o Razões chegue pra todo mundo! Estamos mais perto disso com uma nova funcionalidade...

Instagram

Esta película para telhados substitui o ar-condicionado com zero consumo de energia 3