Cientistas criam pendrive capaz de detectar HIV em menos de 30 minutos

O que você acha que pode fazer com um pendrive? É possível o teste de HIV.
Para fazer o teste de HIV, a pessoa precisa ir até um laboratório e aguardar três dias para saber o resultado. Mas, graças a cientistas do Imperial College London, o teste poderá ser feito em casa e levará menos de 30 minutos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A pessoa só precisa conectar no computador o pendrive que é capaz de analisar uma gota de sangue com impulsos elétricos. É bem parecido com os populares exames de diabetes.
Segundo o estudo publicado na revista Nature, o dispositivo tem uma taxa de 95% de acerto quando comparado com testes de laboratório. O pendrive foi criado em parceria com a empresa DNA Electronics.
Ele permite controlar a quantidade do vírus causador da Aids e aumenta o sucesso do tratamento com medicamentos retrovirais.
Leia Mais
A tecnologia poderia ser particularmente útil para ajudar pacientes com HIV que vivem em locais remotos a administrar seu tratamento de maneira mais eficaz, já que os testes atuais de detecção dos níveis de vírus demoram ao menos três dias e exigem o envio de uma amostra de sangue a um laboratório.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
Adolescente de 12 anos cria aplicativo para ajudar a avó com Alzheimer
Inovação possibilita que pacientes com Parkinson consigam escrever novamente
Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos
“Monitorar a carga viral é crucial para o sucesso do tratamento de HIV. No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado”, disse Graham Cooke, que co-liderou a pesquisa do departamento de medicina do Imperial College.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O passo seguinte dos cientistas será usar a mesma tecnologia para detectar outros vírus, como o da hepatite, por exemplo.
Com informações da B9 e Juruá Online.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.