Cientistas criam pendrive capaz de detectar HIV em menos de 30 minutos

O que você acha que pode fazer com um pendrive? É possível o teste de HIV.

Para fazer o teste de HIV, a pessoa precisa ir até um laboratório e aguardar três dias para saber o resultado. Mas, graças a cientistas do Imperial College London, o teste poderá ser feito em casa e levará menos de 30 minutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pessoa só precisa conectar no computador o pendrive que é capaz de analisar uma gota de sangue com impulsos elétricos. É bem parecido com os populares exames de diabetes.

Segundo o estudo publicado na revista Nature, o dispositivo tem uma taxa de 95% de acerto quando comparado com testes de laboratório. O pendrive foi criado em parceria com a empresa DNA Electronics.

Ele permite controlar a quantidade do vírus causador da Aids e aumenta o sucesso do tratamento com medicamentos retrovirais.

A tecnologia poderia ser particularmente útil para ajudar pacientes com HIV que vivem em locais remotos a administrar seu tratamento de maneira mais eficaz, já que os testes atuais de detecção dos níveis de vírus demoram ao menos três dias e exigem o envio de uma amostra de sangue a um laboratório.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

Adolescente de 12 anos cria aplicativo para ajudar a avó com Alzheimer

Inovação possibilita que pacientes com Parkinson consigam escrever novamente

Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos

“Monitorar a carga viral é crucial para o sucesso do tratamento de HIV. No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado”, disse Graham Cooke, que co-liderou a pesquisa do departamento de medicina do Imperial College.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O passo seguinte dos cientistas será usar a mesma tecnologia para detectar outros vírus, como o da hepatite, por exemplo.

pendrive teste hiv
Aparelho gera sinal elétrico que pode ser lido por um computador. Divulgação/DNA Electronics

 

Com informações da B9 e Juruá Online.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,758,975SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

ONG faz história ao começar limpeza da “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”

A comunidade científica estima que mais de um trilhão de detritos compõem a Grande Ilha de Lixo do Pacífico. Esse número vem aumentando exponencialmente desde a década de 1980.

Startup que aluga roupas para grávidas promove o consumo consciente

Há vários sites de aluguéis de roupas e acessórios, mas você já viu algum especializado em roupas para grávidas? A startup brasileira Bump Box nasceu com...

Talentoso, garoto que sonha em ser cantor de ópera para ajudar família ganha vaquinha da VOAA

O maior sonho do Davi é se tornar cantor de ópera profissional e ainda ajudar a família, que passa por algumas necessidades. E olha,...

Veja clássicos álbuns da música parodiados por gatos

O artista gráfico Alfra Martini tem muitas paixões na vida, dentre elas: música e gatos. Então ele resolveu unir essas duas paixões, transformando capas...

Todo o lixo gerado por essas duas famílias em um ano cabe nesses dois potes

No Dia da Terra no ano passado (22 de abril), duas mulheres de Victoria, British Columbia, disseram adeus a suas latas de lixo para...

Instagram