Pequim vai transformar fábricas abandonadas em museus, bibliotecas e galerias de arte

A capital da China – Pequim, anunciou na semana passada uma medida maravilhosa que ressignifica os espaços públicos sem uso. A pulsante cidade planeja transformar as fábricas abandonadas em bibliotecas, museus e galerias, dando continuidade a um projeto que já começou faz tempo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Relacionado: Escola pública transforma espaço vazio em horta

O distrito 798 era a zona industrial da cidade, que começou a ser construído na década de 1950 para abrigar fábricas de produtos eletrônicos, mas desde que estas fábricas começaram a migrar para outros lugares, ele vem se transformando em reduto de arte e é repleto de galerias, esculturas, cafés e lojas de arte.

Aproveitando essa onda, o governo decidiu investir nesta área, fazendo com que ela fique conhecida como “o lugar” onde acontece a vida criativa e cultural da cidade. Para isso, em vez de derrubar as antigas fábricas, nada melhor do que reaproveitar o espaço, convertendo-as em bibliotecas, museus, galerias, livrarias e salas de cinema, com o objetivo de fomentar a cultura criativa de capital.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só para você ter uma ideia, a cidade possui 242 fábricas vazias, totalizando um espaço de mais de 25 milhões de metros quadrados! Agora a cidade começa a avaliar cada uma dessas fábricas e bolar um plano inteligente que transformará o bairro em um verdadeiro parque industrial criativo e cultural.

Isso não é incrível? De fato, as grandes cidades espalhadas pelo mundo possuem muitos espaços mal utilizados. Nós não precisamos derrubar para construir algo novo. A partir da transformação podemos conservar um patrimônio histórico que conta a história das cidades, porém inovando, levando mais vida e cultura para a sociedade.

Com informações de Jornal do Comércio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,994,891SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Parceria entre Razões e ONG realizará o sonho de famílias carentes de terem a sua casa própria

Hoje, mais de 11 milhões de brasileiros não têm uma moradia dentro das condições mínimas necessárias. E a gente acredita muito que pode mudar um...

Idosos casados há 82 anos adoecem juntos e pedem para ficar internados no mesmo quarto em hospital do DF

Sebastiana Matos tem 101 anos e é casada com Francisco de Alencar, de 102, há "apenas" 82 anos. Uma vida inteira passada um na...

Jogadores do Arsenal fazem vídeo divertido em combate à homofobia no futebol

O futebol ainda tem um grande tabu: a homossexualidade é um assunto velado, quase não se fala, apesar de sabermos que há gays em...

Amigos reciclam uniformes usados em negócio que empodera costureiras

O gestor ambiental Jonas Lessa, 26, e o biólogo marinho Lucas Corvacho, 29, são amigos de infância. Eles se conheceram na praia de Paúba,...

Funcionário da Gol antecipa voo de homem para transplante

No primeiro semestre de 2018, a Gol, através do programa Asas do Bem, transportou 757 órgãos gratuitamente. Em 2017, foram 1.335.

Instagram