Início TECNOLOGIA E NEGÓCIOS Economia Criativa Pequim vai transformar fábricas abandonadas em museus, bibliotecas e galerias de arte

Pequim vai transformar fábricas abandonadas em museus, bibliotecas e galerias de arte

A capital da China – Pequim, anunciou na semana passada uma medida maravilhosa que ressignifica os espaços públicos sem uso. A pulsante cidade planeja transformar as fábricas abandonadas em bibliotecas, museus e galerias, dando continuidade a um projeto que já começou faz tempo.

Relacionado: Escola pública transforma espaço vazio em horta

O distrito 798 era a zona industrial da cidade, que começou a ser construído na década de 1950 para abrigar fábricas de produtos eletrônicos, mas desde que estas fábricas começaram a migrar para outros lugares, ele vem se transformando em reduto de arte e é repleto de galerias, esculturas, cafés e lojas de arte.

Aproveitando essa onda, o governo decidiu investir nesta área, fazendo com que ela fique conhecida como “o lugar” onde acontece a vida criativa e cultural da cidade. Para isso, em vez de derrubar as antigas fábricas, nada melhor do que reaproveitar o espaço, convertendo-as em bibliotecas, museus, galerias, livrarias e salas de cinema, com o objetivo de fomentar a cultura criativa de capital.

Pequim vai transformar fábricas abandonadas em museus, bibliotecas e galerias de arte 1

Só para você ter uma ideia, a cidade possui 242 fábricas vazias, totalizando um espaço de mais de 25 milhões de metros quadrados! Agora a cidade começa a avaliar cada uma dessas fábricas e bolar um plano inteligente que transformará o bairro em um verdadeiro parque industrial criativo e cultural.

Pequim vai transformar fábricas abandonadas em museus, bibliotecas e galerias de arte 2

Isso não é incrível? De fato, as grandes cidades espalhadas pelo mundo possuem muitos espaços mal utilizados. Nós não precisamos derrubar para construir algo novo. A partir da transformação podemos conservar um patrimônio histórico que conta a história das cidades, porém inovando, levando mais vida e cultura para a sociedade.

Pequim vai transformar fábricas abandonadas em museus, bibliotecas e galerias de arte 3

Com informações de Jornal do Comércio

Fotos: divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

981,105FãsCurtir
1,672,106SeguidoresSeguir
8,202SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram