Pernambucana será chefe global da Stellantis, fusão da Fiat, Peugeot, Chrysler e Citroën

A engenheira pernambucana Juliana Coelho, 32 anos, assumiu a chefia mundial dos sistemas de produção da Stellantis, multinacional nascida no ano passado da fusão entre as marcas dos grupos Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Formada na Universidade Católica de Pernambuco com pós-graduação em Petróleo e Gás, Juliana começou a trabalhar na Fiat há 9 anos após passar na seleção de trainees da fábrica de Goiânia (GO).

O convite para assumir o comando do sistema de produção da Stellantis foi feito em dezembro do mês passado.

Pernambucana será chefe global da Stellantis, fusão da Fiat, Peugeot, Chrysler e Citroën

Grande desafio pela frente

Trata-se de um cargo desafiador, uma vez que cada marca da super-montadora tem seus próprios meios de produzir veículos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O desafio de Juliana será selecionar o que cada empresa oferece de melhor para construir algo novo, com a cara da Stellantis. “Teremos que criar metodologias a partir da aplicação dos melhores métodos adotados até hoje pelos dois grupos”, destacou a pernambucana.

Até 2025, a multinacional pretende investir mais de € 30 bilhões (R$ 179 bilhões, em conversão direta) em projetos de eletrificação e tecnologia até 2025.

Pernambucana será chefe global da Stellantis, fusão da Fiat, Peugeot, Chrysler e Citroën

Da pintura de carros à supervisão

Ao Correio Braziliense, a avó da jovem, dona Miriam, disse que ela sonhava em fazer parte dos quadros da montadora há muito tempo. “Parece que já chamaram uma turma. Será que você não está na lista?”… Sim, estava! Juliana e outros 39 engenheiros recém-formados fizeram parte da primeira turma de trainees, da primeira fábrica de veículos de Pernambuco.

Como a fábrica não estava pronta, os engenheiros foram enviados para aprender e colaborar em fábricas da Itália e da Sérvia, no leste europeu.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com a conclusão de uma fábrica em Goiânia, Juliana voltou ao Brasil já contratada. Seu diploma em química foi a porta de entrada para a área de pintura de carros.

Mas ela não parou por aí: sempre curiosa, acabou sendo encaminhada para a área de contratação de pessoal. Logo se tornou líder do setor e posteriormente, supervisora.

Pernambucana será chefe global da Stellantis, fusão da Fiat, Peugeot, Chrysler e Citroën

Engenheira-chefe e promoção

Anos se passaram até a fábrica de Goiana ficar pequena demais para tanta demanda e precisar ser expandida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nessa época, Juliana não parava de subir nos cargos da companhia, e conquistar a confiança de seus gestores.

Antes de ser transferida para Betim (MG), onde assumiu o cargo de engenheira-chefe da manufatura da Fiat Chrysler, a pernambucana atuou como gerente da linha de montagem da montadora por 4 anos.

Na cidade mineira, como engenheira-chefe, passou a liderar a manufatura da Fiat Chrysler em toda a América Latina.

A experiência no cargo de comando ajudou Juliana a expandir sua visão não só da área de manufatura como da estrutura da empresa como um todo.

Pernambucana será chefe global da Stellantis, fusão da Fiat, Peugeot, Chrysler e Citroën

Com o conhecimento adquirido ali, aliado à boa gestão, sua promoção foi apenas uma questão de tempo: e melhor… A levou de volta para sua terra natal.

Recentemente, Juliana foi escalada para dirigir toda a fábrica e seus 13.500 funcionários, além de 16 fornecedores do parque industrial. Assim, a pernambucana se tornou a primeira mulher a assumir esse cargo na companhia.

“A oportunidade veio acompanhada de grandes desafios, mas estou bastante entusiasmada. Posso contar com uma equipe fantástica, em uma empresa que possui fábricas que admiro”, disse.

Inspiração pura, hein? Muito sucesso pra você, Juliana! 😆

Fonte: Automotive Businness
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

App converte quilômetros pedalados em reflorestamento para a Mata Atlântica

A ideia é que o esforço conjunto chegue ao equivalente a uma volta no Brasil, o que corresponde a 23.086 km pedalados, ou 2.250 árvores nativas plantadas em áreas de reflorestamento.

Relato sobre marido que ‘não ajuda esposa’ é a melhor aula de companheirismo que você vai ler

A mudança real da nossa sociedade começa em nossas casas, vamos ensinar aos nossos filhos e filhas o real sentido do companheirismo.

Jovens acham celular perdido e deixam recado bem-humorado para dona

É comum a gente esquecer das coisas quando bebemos um pouquinho, não é mesmo? Bebida que passarinho não bebe, no caso. Em Itajaí (SC), depois...

Vídeo do Dia dos Pais pergunta: “Quem te mostrou a hora certa de falar F#%@-SE?

Dia dos Pais chegando e com ele um monte de campanhas e vídeos capazes de tocar a alma até do mais desacreditado em datas...

[VÍDEO] Encorajada pela mãe, menina sem uma das pernas sobe morro de terra sozinha

Antonella Funghetto, 3 aninhos, foi a protagonista de um vídeo cheio de coragem de determinação. Por usar uma prótese na perna esquerda, ela acabou...

Instagram

Pernambucana será chefe global da Stellantis, fusão da Fiat, Peugeot, Chrysler e Citroën 2