Pernambucana desenvolve chip capaz de detectar 18 tipos de câncer em exame de 15 minutos

Natural de Caruaru, agreste de Pernambuco, a biomédica e professora universitária Deborah Zanforlin desenvolveu um dispositivo que promete revolucionar o diagnóstico precoce do câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O chip é capaz de detectar 18 tipos da doença no estágio inicial, através de um exame de sangue que fica pronto em apenas 15 minutos.

Deborah conta que o dispositivo mapeia marcadores sanguíneos liberados por células cancerígenas nos estágios iniciais da doença. O diagnóstico precoce do paciente aumenta as chances de cura para 70%.

Deborah Zanforlin (à esq.) desenvolveu chip que detecta sinais de 18 tipos de câncer em estágio inicial
Deborah Zanforlin (à esq.) desenvolveu chip que detecta sinais de 18 tipos de câncer em estágio inicial

Outro ponto importante é que o chip não libera radiação. O sistema também é portátil e pode ser levado com facilidade para cidades do interior, onde o acesso o acesso ao diagnóstico e ao tratamento é difícil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A portabilidade e rapidez do aparelho permite que os exames sejam feitos com maior frequência, pois o intervalo das sessões deve ser de, no mínimo, seis meses.

Além disso, Deborah diz que o sistema pode ser usado para outros diagnósticos. “O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu estou há cerca de dois anos focada no diagnóstico e no tratamento do câncer”, afirma.

Ela viajou nessa quarta-feira (6) para Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, para apresentar o chip na competição internacional BioScikin, na categoria Life Science.

via [Rádio Jornal]

Leia também: Jovem implanta chip no peito para guardar suas boas memórias de vida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bebê prematuro recebe ajuda no tratamento (e muito amor) de ‘pai canguru’

Heitor nasceu aos sete meses de uma gestação até então tranquila. Tinha 40 centímetros e pesava 1,625 quilo. Com pré-eclâmpsia e pancreatite, Caroline de...

Estudantes transformam área “inútil” de orfanato em uma incrível biblioteca aberta

Situa-se na Tailândia a Safe Haven Library, uma biblioteca diferente. Ela nasceu da criatividade e esforço de 15 voluntários, estudantes de arquitetura da Universidade de...

TOTVS promove semana sobre voto consciente em São Paulo

A empresa de TI promove esta semana discussões sobre o futuro do país, voto consciente e comportamentos em ambientes digitais.

Cientista brasileira que pesquisa doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica é premiada

Que orgulho desta notícia! Rafaela Salgado Ferreira é uma cientista brasileira de 35 anos, que decidiu investir sua carreira para mudar a realidade das...

Instagram