Pernambucana desenvolve chip capaz de detectar 18 tipos de câncer em exame de 15 minutos

Natural de Caruaru, agreste de Pernambuco, a biomédica e professora universitária Deborah Zanforlin desenvolveu um dispositivo que promete revolucionar o diagnóstico precoce do câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O chip é capaz de detectar 18 tipos da doença no estágio inicial, através de um exame de sangue que fica pronto em apenas 15 minutos.

Deborah conta que o dispositivo mapeia marcadores sanguíneos liberados por células cancerígenas nos estágios iniciais da doença. O diagnóstico precoce do paciente aumenta as chances de cura para 70%.

Deborah Zanforlin (à esq.) desenvolveu chip que detecta sinais de 18 tipos de câncer em estágio inicial
Deborah Zanforlin (à esq.) desenvolveu chip que detecta sinais de 18 tipos de câncer em estágio inicial

Outro ponto importante é que o chip não libera radiação. O sistema também é portátil e pode ser levado com facilidade para cidades do interior, onde o acesso o acesso ao diagnóstico e ao tratamento é difícil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A portabilidade e rapidez do aparelho permite que os exames sejam feitos com maior frequência, pois o intervalo das sessões deve ser de, no mínimo, seis meses.

Além disso, Deborah diz que o sistema pode ser usado para outros diagnósticos. “O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu estou há cerca de dois anos focada no diagnóstico e no tratamento do câncer”, afirma.

Ela viajou nessa quarta-feira (6) para Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, para apresentar o chip na competição internacional BioScikin, na categoria Life Science.

via [Rádio Jornal]

Leia também: Jovem implanta chip no peito para guardar suas boas memórias de vida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,659SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem de 24 anos decide vender pano de chão para ser o próprio chefe

“Eu conversei com a minha mãe e falei ‘pô, mãe, não quero trabalhar mais pra ninguém. Eu quero ter o meu próprio negócio.”

Wiley, o simpático dálmata que nasceu com um coração no nariz

Wiley é um dálmata de um ano de idade que ganhou fama na internet por sua inconfundível mancha de nascença em forma de coração...

Saiba mais sobre o novo programa da FORD voltado para a mobilidade urbana

A Ford é uma empresa que deseja fazer a diferença na vida das pessoas e conta com inúmeros programas sociais. Veja alguns exemplos: CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL...

Jovem filho casal homoafetivo dá a melhor resposta quando questionado sobre como é ter duas mães

Quem estava em casa ontem à noite (Dia 02) e assistia ao Programa Altas Horas, da TV Globo, pôde ver um adolescente extremamente seguro...

Marido acorda de cirurgia com amnésia e fica maravilhado ao descobrir beleza da mulher

Foi o que aconteceu com Jason Mortensen, que acordou após a cirurgia com amnésia temporária, e foi filmado por sua mulher ao despertar de...

Instagram

Pernambucana desenvolve chip capaz de detectar 18 tipos de câncer em exame de 15 minutos 4