Início Meio Ambiente Pescador gaúcho ensina às crianças a importância do amor pela natureza

Pescador gaúcho ensina às crianças a importância do amor pela natureza

Como ensinar às crianças a importância do amor pela natureza? O pescador gaúcho Julio de Oliveira, 55 anos, morador de Porto Alegre, mostra um dos muitos caminhos possíveis.

Ele criou um projeto que há dez anos vem contribuindo para a sustentabilidade do rio Guaíba e de suas margens.

Conhecido pelo apelido e “Bagre”, Julio o batizou de Pitucanoa, em homenagem ao pai, Pituca, morto há 17 anos. E canoa porque ele pescou no Guaíba por 70 anos.

“Criamos o projeto para mostrar ao planeta que as coisas que estão erradas a gente tem como consertar. Que o meu pai, um defensor da natureza, não conseguiu reverter anos atrás: manter o ser humano e, principalmente, o pescador, em sintonia com a natureza”, explica Bagre.

O pescador ensina as crianças da região como plantar mudas de árvores nativas, a fazer redes de pesca e navegar no Guaíba. Bagre enfatiza que as crianças são o futuro deste planeta. O projeto já resgatou mais de 14 mil mudas de árvores nativas das margens alagadiças que foram replantadas em outras áreas do entorno.

Plantadas em potes de plástico e até tênis recolhidos do próprio Guaíba, as árvores geraram mudas novas, como sarandi, ingazeiro e amarilho.

“Salvamos as mudas nativas que brotam na orla do Guaíba no início de novembro, durante a piracema, e que se não forem replantadas em lugares mais altos, poderão ser levadas pelas enchentes. Identificamos e classificamos as mudas, que são plantadas em potes de plásticos e, até, tênis, recolhidos por nós do próprio Guaíba. Há mais de 14 mil mudas replantadas por nós e espalhadas por aí.”

O maior problema do Pitucanoa é a falta de parcerias para continuidade do projeto. Falta hoje lanche e transporte para as crianças. Mas, apesar dessa carência, Bagre não desiste.

A paixão pelo Guaíba e pelo papel de educador o motivam a levar adiante esse lindo de trabalho de promoção da consciência ambiental nas crianças e o amor à natureza.

17890210

17890220

17890268

17890345

17890581

17890585

via [DIÁRIO GAÚCHO]

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,393FãsCurtir
1,679,029SeguidoresSeguir
8,241SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Instagram