Pescador gaúcho ensina às crianças a importância do amor pela natureza

Como ensinar às crianças a importância do amor pela natureza? O pescador gaúcho Julio de Oliveira, 55 anos, morador de Porto Alegre, mostra um dos muitos caminhos possíveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele criou um projeto que há dez anos vem contribuindo para a sustentabilidade do rio Guaíba e de suas margens.

Conhecido pelo apelido e “Bagre”, Julio o batizou de Pitucanoa, em homenagem ao pai, Pituca, morto há 17 anos. E canoa porque ele pescou no Guaíba por 70 anos.

“Criamos o projeto para mostrar ao planeta que as coisas que estão erradas a gente tem como consertar. Que o meu pai, um defensor da natureza, não conseguiu reverter anos atrás: manter o ser humano e, principalmente, o pescador, em sintonia com a natureza”, explica Bagre.

O pescador ensina as crianças da região como plantar mudas de árvores nativas, a fazer redes de pesca e navegar no Guaíba. Bagre enfatiza que as crianças são o futuro deste planeta. O projeto já resgatou mais de 14 mil mudas de árvores nativas das margens alagadiças que foram replantadas em outras áreas do entorno.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Plantadas em potes de plástico e até tênis recolhidos do próprio Guaíba, as árvores geraram mudas novas, como sarandi, ingazeiro e amarilho.

“Salvamos as mudas nativas que brotam na orla do Guaíba no início de novembro, durante a piracema, e que se não forem replantadas em lugares mais altos, poderão ser levadas pelas enchentes. Identificamos e classificamos as mudas, que são plantadas em potes de plásticos e, até, tênis, recolhidos por nós do próprio Guaíba. Há mais de 14 mil mudas replantadas por nós e espalhadas por aí.”

O maior problema do Pitucanoa é a falta de parcerias para continuidade do projeto. Falta hoje lanche e transporte para as crianças. Mas, apesar dessa carência, Bagre não desiste.

A paixão pelo Guaíba e pelo papel de educador o motivam a levar adiante esse lindo de trabalho de promoção da consciência ambiental nas crianças e o amor à natureza.

17890210

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

17890220

17890268

17890345

17890581

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

17890585

via [DIÁRIO GAÚCHO]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,500,572SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Festival sobre como a tecnologia pode solucionar questões sociais acontece neste sábado

No próximo dia 2 de setembro (sábado), ocorre a terceira edição do Festival Red Bull Basement,cujo tema é Tecnologia e Sociedade. Uma série de palestras...

Pai dá de natal para filho bicho de pelúcia com a voz da mãe que morreu

Esse não é mais um episódio de Black Mirror, mas sim, a vida real! Antonio Vargas resolveu inovar na hora de dar o presente...

Universitários alemães criam café para gerar empatia com pessoas surdas

A melhor forma de você se conectar verdadeiramente com outras pessoas é se colocar no lugar dela, de forma literal, e universitários alemães tem feito...

SKOL chama as minas em busca da igualdade de gênero na música brasileira

O manifesto #ChamaAsMinas convoca as mulheres para um movimento que busca pela igualdade de gênero no universo muscial.

Homem planta 152 milhões de árvores e refloresta manguezal sozinho no Senegal

Um homem aposentado plantou incríveis 152 milhões de árvores em um intervalo de 10 anos às margens do rio Casamansa, no Senegal. Plantando sem parar...

Instagram