Pescador gaúcho ensina às crianças a importância do amor pela natureza

Como ensinar às crianças a importância do amor pela natureza? O pescador gaúcho Julio de Oliveira, 55 anos, morador de Porto Alegre, mostra um dos muitos caminhos possíveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele criou um projeto que há dez anos vem contribuindo para a sustentabilidade do rio Guaíba e de suas margens.

Conhecido pelo apelido e “Bagre”, Julio o batizou de Pitucanoa, em homenagem ao pai, Pituca, morto há 17 anos. E canoa porque ele pescou no Guaíba por 70 anos.

“Criamos o projeto para mostrar ao planeta que as coisas que estão erradas a gente tem como consertar. Que o meu pai, um defensor da natureza, não conseguiu reverter anos atrás: manter o ser humano e, principalmente, o pescador, em sintonia com a natureza”, explica Bagre.

O pescador ensina as crianças da região como plantar mudas de árvores nativas, a fazer redes de pesca e navegar no Guaíba. Bagre enfatiza que as crianças são o futuro deste planeta. O projeto já resgatou mais de 14 mil mudas de árvores nativas das margens alagadiças que foram replantadas em outras áreas do entorno.

Plantadas em potes de plástico e até tênis recolhidos do próprio Guaíba, as árvores geraram mudas novas, como sarandi, ingazeiro e amarilho.

“Salvamos as mudas nativas que brotam na orla do Guaíba no início de novembro, durante a piracema, e que se não forem replantadas em lugares mais altos, poderão ser levadas pelas enchentes. Identificamos e classificamos as mudas, que são plantadas em potes de plásticos e, até, tênis, recolhidos por nós do próprio Guaíba. Há mais de 14 mil mudas replantadas por nós e espalhadas por aí.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O maior problema do Pitucanoa é a falta de parcerias para continuidade do projeto. Falta hoje lanche e transporte para as crianças. Mas, apesar dessa carência, Bagre não desiste.

A paixão pelo Guaíba e pelo papel de educador o motivam a levar adiante esse lindo de trabalho de promoção da consciência ambiental nas crianças e o amor à natureza.

17890210

17890220

17890268

17890345

17890581

17890585

via [DIÁRIO GAÚCHO]

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,752FãsCurtir
1,764,126SeguidoresSeguir
8,645SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram