Não é só a gente! Pesquisa mostra que mais de 65 espécies de animais dão risada

Animais e seres humanos possuem mais semelhanças do que imaginávamos. De acordo com um estudo realizado na UCLA – Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mais de 65 espécies de animais também dão risada quando estão se divertindo. Até pouco tempo, a ciência considerava que o riso era uma parcela um tanto quanto misteriosa da nossa evolução, já que ainda não havia uma pesquisa que provasse que os animais também sorriem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

risada dos animais 1
Foto: Unsplash

Liderada pela antropologista Sasha Winkler e pelo professor de comunicação da UCLA Greg Bryant, a pesquisa começou através do rastreamento do comportamento lúdico de várias espécies. Em seguida, a equipe localizou os padrões de vocalização que mostravam alguma semelhança com o riso humano e foi aí que eles se surpreenderam!

risada dos animais 2
Foto: Unsplash

Eles encontraram esse comportamento em pelo menos 65 espécies, como os primatas, vacas, cães domésticos, raposas, focas e três espécies de pássaros, incluindo periquitos e pegas australianas. “Este trabalho mostra muito bem como um fenômeno que se pensava ser particularmente humano acaba por estar intimamente ligado ao comportamento compartilhado com espécies separadas dos humanos por dezenas de milhões de anos”, explicou Bryant.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

risada dos animais 3
Foto: Unsplash

O riso nos animais

Depois de procurarem informações sobre se as vocalizações dos animais, por exemplo: ruidosas ou tonais, altas ou baixas, agudas ou graves e curtas ou longas, os pesquisadores começaram a buscar características conhecidas entre sons reproduzidos.

risada dos animais 4
Foto: Unsplash

E a conclusão é que, mesmo que a risada dos animais não seja exatamente igual a nossa, eles possuem uma linguagem corporal baseada em brincadeiras, que é uma das inúmeras formas que eles utilizam para se comunicar. Em outras palavras, é como se o riso humano fosse uma versão de uma atitude que sempre existiu no mundo animal. No entanto, se existe uma diferença fundamental, é que os animais não somente dão risada quando demonstram amizade e cooperação, mas também quando estão em alguma disputa.

risada dos animais 5
Foto: Unsplash

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inédita, as observações que a pesquisa propõe são difíceis de se obter na natureza, sobretudo nos animais cujos sons de brincadeira podem ser mais baixos. Porém, agora já sabemos aquilo que sempre desconfiamos: nossos doguinhos dão risada, sim! “Alguns estudiosos sugeriram que esse tipo de comportamento vocal é compartilhado por muitos animais que brincam e, como tal, o riso é a nossa versão humana de um sinal de jogo vocal evolutivamente antigo”, finaliza Bryant.

risada dos animais 6
Foto: Unsplash

 

Fonte: Bright Vibes

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer mais uma notícia inspiradora? Dá o play!

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

ONG libera lista dos 20 artistas que mais fizeram caridade em 2017

2017 foi um ano em que muitos artistas cresceram, fizeram mais sucesso do que faziam e estouraram na mídia. Mas, quais foram os artistas...

Terapeuta neuromuscular alemão devolve sensibilidade nos seios de mulheres que tiveram câncer de mama

O terapeuta neuromuscular alemão Hosrt Ulrich Gubrod doará 100 sessões de uma técnica pioneira para mulheres que tiveram câncer de mama.

Mãe inspira filha com figuras e frases de mulheres empoderadas em guardanapos

A mãe coloca os guardanapos desenhados no almoço que a menina leva para a escola.

Depois de 15 meses no hospital, garotinha curada de câncer tem recepção calorosa na escola

Bridget Kelley é uma linda garotinha americana que ama a escola. A primeira vez que ela faltou por problemas de saúde, ficou realmente preocupada...

Menina que venceu o câncer faz canal no Youtube e sonha em ter sucesso

A Lorena tem só 12 anos, mas já é uma guerreira. Ela venceu a batalha contra um câncer e há um tempo queria criar um canal no YouTube para mostrar como jogos de videogames podem ser jogados.

Instagram