Pesquisador desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango

A ideia pode causar certa estranheza, mas resolve dois problemas de uma só vez: o desperdício de toneladas de penas de frango descartadas pela indústria e a escassez de alimentos em alguns países.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sorawut Kittibanthorn é um pesquisador tailandês e fazia seu mestrado em Londres quando notou que poderia reaproveitar este resíduo para desenvolver alimentos ricos em proteínasMatéria-prima é o que não falta: só na Europa, todos os anos, são descartadas 2,3 milhões de toneladas de penas de frango.

Após concluir o mestrado em MA Material Futures, Kittibanthorn busca financiamento para desenvolver o projeto, que ainda precisa de algumas melhorias. Contudo, o pesquisador já tem sua versão de nuggets de frango e um substituto para o bife – ambos receberam críticas positivas. 

Foto com frangos para ilustrar matéria sobre um pesquisador que desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango
Foto: Pixabay

‘Bomba’ de queratina

As penas de frango são ricas em queratina, que possui até oito tipos de aminoácidos essenciais para uma dieta saudável. Já foi provado que a proteína da queratina das penas é segura para o consumo humano.  

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O professor de ciências alimentares da Kasetsart University (KU), na Tailândia, Hathairat Rimkeeree, experimentou o prato criado por Kittibanthorn e resumiu a relevância do projeto em sua avaliação. “Eu acredito que o prato tem potencial para se tornar uma fonte alternativa de alimento no futuro”, disse.

Os alimentos produzidos à base de penas de frango não podem ser classificados como veganos ou vegetarianos, mas Kittibanthorn acredita que podem ser considerados ‘alimentos éticos’ por reaproveitarem tudo o que vem do animal: as penas, inclusive. 

E aí, o que achou da ideia?

Fonte: Pensamento Verde

Pesquisadores da USP descobrem proteínas no sangue que podem ajudar no tratamento da Covid-19. Leia aqui a matéria completa!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Apaixonado por animais, carteiro de SP tira selfies com cada animal que encontra pelo caminho

Dizem que não há nada mais sincero do que uma amizade entre um animal e um ser humano, e no que depender disto, o...

Campanha de conscientização do câncer mostra um “tumor” que cresce no meio da rua e as pessoas ignoram completamente

Nosso cotidiano é preenchido por ocupações de trabalho, de casa, ou compromissos sociais. Devido a isto, acabamos deixando de notar pequenas mudanças que podem estar ocorrendo...

Neto faz desenhos para avó analfabeta achar números de telefone

O espanhol Pedro Ortega tinha 11 anos quando começou a fazer desenhos para sua avó identificar o dono ou a dona do telefone marcado na agenda.

SP Invisível, as vidas que você não vê na sua timeline

Os segundos, minutos, horas e dias passam sem você nem ver. Quando se presta atenção, de segunda já é sexta e já é segunda-feira...

Instagram

Pesquisador desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango 2