Pesquisador sergipano ganha mais alta honraria concedida a cientistas no Brasil

O pesquisador sergipano José Alexandre Felizola Diniz Filho recebeu a Comenda Nacional do Mérito Científico, a mais alta honraria concedida a um cientista no Brasil. Diniz é conselheiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A homenagem foi realizada na última quarta-feira (17/10), no Palácio do Planalto, e contou com a presença do presidente Michel Temer e dos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e da Educação, Rossieli Soares da Silva, entre outras autoridades.

Leia também: Estudantes nordestinos levam 59 das 75 medalhas na Olimpíada de História

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, mestre e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Diniz é, atualmente, professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista de Produtividade 1A do CNPq.

Dentre as ações realizadas por ele estão oito projetos de pesquisa, dos quais três estão em andamento: “Genética Geográfica e Planejamento Regional para Conservação de Recursos Naturais no Cerrado (Genpac)”, “Predicting Diversity Variations Across Scales Through Process-based Models Linking Community Ecology and Biogeography”, e “Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Estou muito honrado com esse reconhecimento, afinal, são 25 anos dedicados ao desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos no Brasil. Mas posso dizer que meus sentimentos são ambíguos. Estou feliz com o reconhecimento do meu trabalho e, nesse sentido, o ponto mais importante é agradecer a todos os meus colaboradores e alunos que tornaram este caminho mais fácil. Mas, por outro lado, estamos em um momento difícil no Brasil, em que temos que lutar pela ciência e pela educação a todo momento e isso me preocupa”, declarou.

Os anos de trabalho de Diniz trazem ainda cargos como editor associado de periódicos, como “Global Ecology & Biogeography” (Blackwell Inc.), ex-editor da “Ecography” (2010-2014), “Journal of Biogeography” (2005), “Insect Conservation and Diversity” (2010-2012) e “Revista Chilena de Historia Natural (2012-2013); e ex-editor-chefe da “Natureza & Conservação”, da ABECO, entre 2010 e 2012, sendo atualmente membro do seu corpo editorial. Ele é ainda membro da Linnean Society, London (FLS), da Academia Brasileira de Ciências e foi destaque de outubro de 2004 no ISI (‘Research Frontiers’) como um dos mais citados na área de Ecologia & Meio Ambiente daquele ano.

[Nota da Redação]

Agora temos um canal no YouTube! Assista ao primeiro vídeo falando sobre uma inciativa que une Brechó com adoção de animais, e se inscreva no canal aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

 

crédito da foto: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,268,037SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe relata melhora na socialização do filho após começar a jogar Pokémon Go

Há poucas semanas, a Nintendo lançou o jogo Pokémon Go, que usa realidade aumentada, algo que já é presente no mercado há anos, e mostra os Pokémons...

Menino austista de 10 anos vira contador de histórias em sua escola

Diego Escada Louzada, de apenas 10 anos, quebra muitos preconceitos e estereótipos ao tornar-se um contador de histórias em sua classe na escola municipal...

Uma vila totalmente adaptada pra realidade de pacientes com Alzheimer

Há pelo menos um lugar no mundo em que os pacientes com Alzheimer são tratados como se não tivessem a doença. Trata-se do Hogewey Village, na Holanda,...

O primeiro supermercado sem embalagens descartáveis no mundo já funciona em Berlim

O universo do consumo começa a dar sinais de mudança, já vemos algumas iniciativas no Brasil com relação a produtos e empresas mais conscientes...

Instagram