Pesquisadores criam adesivos naturais a partir de taninos extraídos de cascas de árvore

A produção de adesivos naturais feitos a partir de taninos extraídos das cascas de árvore da Amazônia foi iniciada graças a união de duas universidades: a Federal de Lavras (UFLA), e a Federal Rural da Amazônia (UFRA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os adesivos são usados na fabricação de produtos à base de madeira reconstituída, porém, no âmbito comercial, apresentam certas desvantagens em relação ao custo e à saúde, pois é feito com materiais sintéticos de origem petroquímica considerados cancerígenos.

Os taninos são compostos naturais produzidos por diversas plantas para impedir que predadores comam suas frutas, folhas e sementes antes do amadurecimento. Dessa forma, a planta libera os taninos, que provocam sensação de ressecamento na boca.

adesivos feitos de casca de árvore
Foto: UFLA

“Apesar de serem encontrados em diferentes vegetais e serem vantajosos economicamente, enfrentamos um problema em relação ao uso dos taninos, pois sua oferta é limitada”, afirma Elesandra da Silva Araujo, doutoranda PPGCTM da UFLA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na produção de adesivos, os taninos são uma excelente escolha pois reduzem a emissão de formol. Segundo Elesandra, a única espécie utilizada comercialmente no Brasil para extração de taninos atualmente é a “Acácia Negra”.

Ainda segundo a pesquisadora, “além de contribuir para a produção mais limpa do setor de painéis de madeiras, nosso estudo evidencia a importância de conhecer a rica composição das espécies florestais da Amazônia.”

adesivos feitos de casca de árvore
Foto: Ufla

“Descobrir novos compostos que poderiam ser extraídos das florestas contribuiria enormemente para a utilização racional das nossas florestas e para a sua conservação”,  afirma o orientador da pesquisa, professor Fábio Akira.

O financiamento foi realizado pela Capes e Fábio contou com a orientação das pesquisadoras Graciene da Silva Mota da Faculdade de Ciência Naturais (FCN/UFLA) e Marcela Gomes da Silva (ICA/UFRA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Ciclo Vivo


Quer ver um vídeo emocionante? Dá um play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,995,673SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Roupas feitas com garrafas pet produzem menos lixo e economizam água

As roupas ecológicas são produzidas com garrafas pet, retiradas do meio ambiente, e sobras de tecidos de fábricas, que iriam para o lixo.

Mulher em João Pessoa paga conta encontrada em ônibus

A telefonista Silviane Cunha Derika Sawany, de João Pessoa, na Paraíba, teve uma atitude que chamou a atenção da internet. Ela estava em um ônibus,...

Depois dessas fotos, você nunca mais vai achar os morcegos assustadores

Eles vão voar no meu cabelo! Eles vão sugar meu sangue! Eles têm raiva! Embora possa existir um pouco de verdade nessas frases (apenas...

Jovem que salvou menino de pitbull ganha curso de segurança no Rio

Um vídeo de um jovem salvando um menino de um ataque de um cão pitbull no Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais, já...

Gerdau promoveu primeiro Hackathon de Construção Civil para comunidades no Brasil

A Gerdau apoiou entre os dias 17 e 19 de novembro, o primeiro Hackathon da construção civil para comunidades em Recife, o Hack.Habite, uma...

Instagram