Pesquisadores criam adesivos naturais a partir de taninos extraídos de cascas de árvore

A produção de adesivos naturais feitos a partir de taninos extraídos das cascas de árvore da Amazônia foi iniciada graças a união de duas universidades: a Federal de Lavras (UFLA), e a Federal Rural da Amazônia (UFRA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os adesivos são usados na fabricação de produtos à base de madeira reconstituída, porém, no âmbito comercial, apresentam certas desvantagens em relação ao custo e à saúde, pois é feito com materiais sintéticos de origem petroquímica considerados cancerígenos.

Os taninos são compostos naturais produzidos por diversas plantas para impedir que predadores comam suas frutas, folhas e sementes antes do amadurecimento. Dessa forma, a planta libera os taninos, que provocam sensação de ressecamento na boca.

adesivos feitos de casca de árvore
Foto: UFLA

“Apesar de serem encontrados em diferentes vegetais e serem vantajosos economicamente, enfrentamos um problema em relação ao uso dos taninos, pois sua oferta é limitada”, afirma Elesandra da Silva Araujo, doutoranda PPGCTM da UFLA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na produção de adesivos, os taninos são uma excelente escolha pois reduzem a emissão de formol. Segundo Elesandra, a única espécie utilizada comercialmente no Brasil para extração de taninos atualmente é a “Acácia Negra”.

Ainda segundo a pesquisadora, “além de contribuir para a produção mais limpa do setor de painéis de madeiras, nosso estudo evidencia a importância de conhecer a rica composição das espécies florestais da Amazônia.”

adesivos feitos de casca de árvore
Foto: Ufla

“Descobrir novos compostos que poderiam ser extraídos das florestas contribuiria enormemente para a utilização racional das nossas florestas e para a sua conservação”,  afirma o orientador da pesquisa, professor Fábio Akira.

O financiamento foi realizado pela Capes e Fábio contou com a orientação das pesquisadoras Graciene da Silva Mota da Faculdade de Ciência Naturais (FCN/UFLA) e Marcela Gomes da Silva (ICA/UFRA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Ciclo Vivo


Quer ver um vídeo emocionante? Dá um play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,573,981SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vizinha mobiliza rede do bem para ‘salvar’ idosa que vive em condições precárias

A vida sorriu para dona Deise quando ela conheceu uma vizinha recém-chegada na vizinhança. A idosa morava numa casa que, gente, é difícil de acreditar! Dormindo...

Entrevista de emprego testa o nível de gentileza e bravura dos candidatos

Todos sabemos da postura imposta a todos os candidatos de qualquer entrevista de emprego, a Heineken, precisando contratar um estagiário para o setor de...

Alunos pagam mensalidade de escola na Índia com plástico ao invés de dinheiro

O educador e pedagogo Paulo Freire (1921-1997) disse uma vez: "A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Essa...

Colégios equipam ônibus escolares parados com Wi-Fi para alunos sem internet

Olha só que iniciativa legal! Um grupo de colégios dos EUA está transformando seus ônibus escolares em pontos de acesso (hotspots) para estudantes que...

Instagram