Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um dispositivo em formato de caneta que promete revolucionar o tratamento contra o câncer. O dispositivo consegue detectar tecidos cancerígenos com precisão de 96% em apenas 10 segundos ou 150 vezes mais rápido do que o método usado atualmente, e que têm uma eficácia de só 20% para certos tipos de câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A caneta batizada de MasSpec visa ajudar os médicos a realizarem cirurgias com mais precisão, permitindo extrair apenas os tecidos que possuem células cancerígenas e, assim, diminuir a chance de reincidência da doença. A caneta já foi testada com sucesso em 253 pacientes humanos, conforme o estudo publicado no periódico Science Translational Medicine.

O funcionamento da caneta é relativamente simples: como as células do câncer têm um metabolismo diferente das células saudáveis, suas moléculas apresentam uma composição única, como se fossem a impressão digital da doença. A caneta identifica apenas essas células, comparando-as com tecidos cancerígenos listados em seu banco de dados.

“Sempre existiu uma maneira de oferecer ao paciente uma cirurgia mais precisa, mais rápida ou mais segura. É ela que iremos buscar”, disse James Suliburk, um dos colaboradores do projeto, em entrevista para o site da universidade. “Essa tecnologia faz todos os três. Ela permite que sejamos muito mais precisos na hora de escolher aquilo que iremos remover – e qual parte é para ser deixado no lugar.”

A novidade tem previsão para chegar às mãos dos cirurgiões no ano que vem. Curioso para saber mais sobre a MasSpec? Dá o play no vídeo abaixado divulgado pela Universidade do Texas:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Com informações da revista Superinteressante

Fotos: Universidade do Texas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,984,295SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Muito amor envolvido! Veja a transformação de 20 de cães e gatos após a adoção

A gente sabe que adoção de animais, principalmente quando os tiramos da rua, traz uma mudança muito grande nas nossas vidas. Acontece que esses bichinhos...

Vaquinha para bikeboy que faz entregas com o filho dobra a meta em menos de 24h

A história do jovem pai e bikeboy que saiu com o filho a noite para fazer entregas comoveu milhares de pessoas. Internautas criaram a vaquinha para ajudá-lo com a casa e o sonho de ter um salão de cabeleireiro.

Conheçam bibliotecas feitas com livros achados no lixo

Uma moradora da cidade de Mirassol, no interior de São Paulo, trabalhava com reciclagem como meio de sobrevivência. Mas além de plásticos, vidros, papel...

Engenheira Aeroespacial dos EUA será a primeira mulher negra em longa missão da Nasa

Jeanett Epps acaba de se tornar a primeira mulher negra selecionada para uma missão à Estação Espacial da Nasa (ISS). A viagem ainda está...

A diferença entre educação e aprendizagem

Joi Ito, diretor do MIT Media Lab fala sobre a necessidade de inovação na educação. Inspire-se:

Instagram