Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um dispositivo em formato de caneta que promete revolucionar o tratamento contra o câncer. O dispositivo consegue detectar tecidos cancerígenos com precisão de 96% em apenas 10 segundos ou 150 vezes mais rápido do que o método usado atualmente, e que têm uma eficácia de só 20% para certos tipos de câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A caneta batizada de MasSpec visa ajudar os médicos a realizarem cirurgias com mais precisão, permitindo extrair apenas os tecidos que possuem células cancerígenas e, assim, diminuir a chance de reincidência da doença. A caneta já foi testada com sucesso em 253 pacientes humanos, conforme o estudo publicado no periódico Science Translational Medicine.

O funcionamento da caneta é relativamente simples: como as células do câncer têm um metabolismo diferente das células saudáveis, suas moléculas apresentam uma composição única, como se fossem a impressão digital da doença. A caneta identifica apenas essas células, comparando-as com tecidos cancerígenos listados em seu banco de dados.

“Sempre existiu uma maneira de oferecer ao paciente uma cirurgia mais precisa, mais rápida ou mais segura. É ela que iremos buscar”, disse James Suliburk, um dos colaboradores do projeto, em entrevista para o site da universidade. “Essa tecnologia faz todos os três. Ela permite que sejamos muito mais precisos na hora de escolher aquilo que iremos remover – e qual parte é para ser deixado no lugar.”

A novidade tem previsão para chegar às mãos dos cirurgiões no ano que vem. Curioso para saber mais sobre a MasSpec? Dá o play no vídeo abaixado divulgado pela Universidade do Texas:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Com informações da revista Superinteressante

Fotos: Universidade do Texas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em aulas de tricô, homens se reúnem para discutir masculinidades saudáveis

Em Curitiba, o projeto 'Fio da Conversa' promove encontros destinados para a aprendizagem coletiva sobre o fazer manual e as masculinidades saudáveis.

Projeto reúne fotos de casais com roupas invertidas

A fotógrafa Hana Pesut começou, por brincadeira, a tirar fotos dos casais de amigos com suas roupas invertidas, a brincadeira começou a ganhar fama...

Estudante de 19 anos cria uma máquina que é capaz de limpar todo o plástico dos oceanos em 5 anos

Boyan Slat, holandês e estudante de engenharia, desenvolveu o projeto de uma máquina que seria capaz de retirar mais de 7 milhões de toneladas...

Artista mexicano derrete 1500 armas e transforma em pás para plantar árvores

O artista plástico e ativista mexicano Pedro Reyes decidiu transformar armas recolhidas em pás para plantar árvores. Pedro mora em Culiacán, a cidade do México...

Uma ‘árvore de periquitos’ é a nova sensação em Cuiabá. Veja vídeo e fotos!

Localizada em frente à Amaggi, organização agrícola de Cuiabá, uma árvore coberta por periquitos se tornou a grande sensação da internet, após vídeo compartilhado...

Instagram

Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos 4