Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um dispositivo em formato de caneta que promete revolucionar o tratamento contra o câncer. O dispositivo consegue detectar tecidos cancerígenos com precisão de 96% em apenas 10 segundos ou 150 vezes mais rápido do que o método usado atualmente, e que têm uma eficácia de só 20% para certos tipos de câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A caneta batizada de MasSpec visa ajudar os médicos a realizarem cirurgias com mais precisão, permitindo extrair apenas os tecidos que possuem células cancerígenas e, assim, diminuir a chance de reincidência da doença. A caneta já foi testada com sucesso em 253 pacientes humanos, conforme o estudo publicado no periódico Science Translational Medicine.

O funcionamento da caneta é relativamente simples: como as células do câncer têm um metabolismo diferente das células saudáveis, suas moléculas apresentam uma composição única, como se fossem a impressão digital da doença. A caneta identifica apenas essas células, comparando-as com tecidos cancerígenos listados em seu banco de dados.

“Sempre existiu uma maneira de oferecer ao paciente uma cirurgia mais precisa, mais rápida ou mais segura. É ela que iremos buscar”, disse James Suliburk, um dos colaboradores do projeto, em entrevista para o site da universidade. “Essa tecnologia faz todos os três. Ela permite que sejamos muito mais precisos na hora de escolher aquilo que iremos remover – e qual parte é para ser deixado no lugar.”

A novidade tem previsão para chegar às mãos dos cirurgiões no ano que vem. Curioso para saber mais sobre a MasSpec? Dá o play no vídeo abaixado divulgado pela Universidade do Texas:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Com informações da revista Superinteressante

Fotos: Universidade do Texas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,272,726SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudante de medicina adapta receita de paciente que não sabe ler

A ideia da receita com fitinhas coloridas deu bastante certo!

Startup usa digitalização e impressão 3D para produzir pernas protéticas 10 vezes mais baratas

Com a tecnologia que temos disponível hoje, muitas pessoas amputadas conseguem ter seus movimentos de volta graças às próteses. A questão é que o...

Vestiram um cão de ursinho e filmaram ele andando em uma esteira: fofura ao quadrado!

O vídeo foi postado nessa segunda-feira (24) e já tem mais de 1 milhão de views. E o cãozinho da raça Shih Tzu tem...

Mapa da Felicidade: 24 floriculturas de SP para conhecer e incentivar o comércio local

A Primavera chegou no Razões e juntamente com Lancôme trazemos histórias de floriculturas de São Paulo que também receberão um kit da marca para...

Instagram

Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos 4