Pesquisadores da Bahia criam embalagem de mandioca e coco que se degrada em menos de 6 meses

Ó pai ó o que os baianos desenvolveram! Uma embalagem biodegradável para armazenar a manga de exportação produzida na Bahia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Senai-Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com o projeto GestFrut – coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia.

Os pesquisadores usaram substâncias encontradas na mandioca e no coco, que são bastante comuns no Nordeste brasileiro. A embalagem se degrada em menos de seis meses após o descarte.

Imagem de mão segurando pedaços de manga
Foto: Divulgação

“Usamos os nanocristais da celulose oriunda de uma fonte que chamamos de resíduo, a fibra de coco, que tem aproveitamento muito menor que a sua real capacidade. E também usamos como fonte a mandioca, igualmente de fácil acesso e barata, o que dá uma valorização regional ao produto”, disse a pesquisadora do Senai Bruna Machado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A embalagem ainda não está no mercado, mas a intenção é fazer parcerias com o setor produtivo para que isto seja uma realidade.

Embalagens biodegradáveis com manga dentro de geladeira
Foto: Divulgação

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado é o maior produtor de manga do país, com cerca de 281 mil toneladas por ano.

Os contêineres continuam indo cheios de mangas para o exterior e, chegando lá, casca e o caroço são retirados e a fruta é cortada para consumo imediato. “Então por que não fazer isso no Brasil e exportar já preparado? E por que não utilizar também uma embalagem biodegradável? Foram vários problemas que nós quisemos solucionar”, explicou Bruna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Ciclo Vivo

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,851,931SeguidoresSeguir
24,983SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Médicos fazem vaquinha e arrecadam R$ 3,2 mil para manter aluguel de dona de lanchonete no CE

Um grupo de médicos residentes do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza (CE), arrecadou R$ 3,2 mil para pagar o aluguel de...

Médico atende pedido de menino e ‘opera’ ursinho de pelúcia

O trabalho que esse médico realizou em um hospital na cidade de Nova Escócia, no Canadá, impressionou muita gente por sua delicadeza e cuidados...

Com desfecho emocionante, vídeo mostra pai que não aceita filho usando vestidos

Não parece justo que deem risada de algumas crianças por causa do que elas são por dentro. As normas de gênero são coisas complexas (e...

Campanha publicitária da Gillette questiona machismo e masculinidade tóxica

A marca norte-americana de aparelhos de barbear Gilette lançou na última segunda, 14, uma campanha publicitária baseada em seu slogan, "The Best Men Can Be"...

Uber vai dar 65% de desconto em viagens no aniversário de São Paulo

65% de desconto para curtir destinos turísticos de São Paulo nos dias 26 e 27. Motoristas também serão beneficiados.

Instagram

Pesquisadores da Bahia criam embalagem de mandioca e coco que se degrada em menos de 6 meses 4