Pesquisadores da Bahia criam embalagem de mandioca e coco que se degrada em menos de 6 meses

Ó pai ó o que os baianos desenvolveram! Uma embalagem biodegradável para armazenar a manga de exportação produzida na Bahia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Senai-Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com o projeto GestFrut – coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia.

Os pesquisadores usaram substâncias encontradas na mandioca e no coco, que são bastante comuns no Nordeste brasileiro. A embalagem se degrada em menos de seis meses após o descarte.

Imagem de mão segurando pedaços de manga
Foto: Divulgação

“Usamos os nanocristais da celulose oriunda de uma fonte que chamamos de resíduo, a fibra de coco, que tem aproveitamento muito menor que a sua real capacidade. E também usamos como fonte a mandioca, igualmente de fácil acesso e barata, o que dá uma valorização regional ao produto”, disse a pesquisadora do Senai Bruna Machado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A embalagem ainda não está no mercado, mas a intenção é fazer parcerias com o setor produtivo para que isto seja uma realidade.

Embalagens biodegradáveis com manga dentro de geladeira
Foto: Divulgação

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado é o maior produtor de manga do país, com cerca de 281 mil toneladas por ano.

Os contêineres continuam indo cheios de mangas para o exterior e, chegando lá, casca e o caroço são retirados e a fruta é cortada para consumo imediato. “Então por que não fazer isso no Brasil e exportar já preparado? E por que não utilizar também uma embalagem biodegradável? Foram vários problemas que nós quisemos solucionar”, explicou Bruna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,282,832SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empreendedores no Chile criam saco plástico que se dilui na água

Roberto Astete e Cristian Olivares, dois empreendedores chilenos, encontraram uma solução que transforma a fórmula do plástico e faz com que sacolas plásticas fiquem...

Cientistas descobrem bactéria capaz de “comer” as embalagens de PET

Mais de 220 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, e apesar de uma maior ênfase em programas de reciclagem, muito...

Suíça decreta lei que obriga a adoção de animais em pares

As autoridades locais reconhecem que os animais são seres sociais e precisam de companhia.

Hospital na Austrália cuida desses adoráveis filhotes de morcegos órfãos e os devolve a vida selvagem

Se você acha que morcegos são criaturas aterrorizantes, "vampiros", criaturas da noite, você está imaginando tudo errado, eles são apenas animais da natureza como...

Starbucks do Canadá anuncia que doará todos os alimentos que não forem vendidos

A Starbucks do Canadá deu um passo adiante em favor do fim do desperdício de alimentos e fez um anúncio nesta segunda, 4, prometendo...

Instagram

Pesquisadores da Bahia criam embalagem de mandioca e coco que se degrada em menos de 6 meses 2