Pesquisadores da Bahia criam embalagem de mandioca e coco que se degrada em menos de 6 meses

Ó pai ó o que os baianos desenvolveram! Uma embalagem biodegradável para armazenar a manga de exportação produzida na Bahia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Senai-Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com o projeto GestFrut – coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia.

Os pesquisadores usaram substâncias encontradas na mandioca e no coco, que são bastante comuns no Nordeste brasileiro. A embalagem se degrada em menos de seis meses após o descarte.

Imagem de mão segurando pedaços de manga
Foto: Divulgação

“Usamos os nanocristais da celulose oriunda de uma fonte que chamamos de resíduo, a fibra de coco, que tem aproveitamento muito menor que a sua real capacidade. E também usamos como fonte a mandioca, igualmente de fácil acesso e barata, o que dá uma valorização regional ao produto”, disse a pesquisadora do Senai Bruna Machado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A embalagem ainda não está no mercado, mas a intenção é fazer parcerias com o setor produtivo para que isto seja uma realidade.

Embalagens biodegradáveis com manga dentro de geladeira
Foto: Divulgação

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado é o maior produtor de manga do país, com cerca de 281 mil toneladas por ano.

Os contêineres continuam indo cheios de mangas para o exterior e, chegando lá, casca e o caroço são retirados e a fruta é cortada para consumo imediato. “Então por que não fazer isso no Brasil e exportar já preparado? E por que não utilizar também uma embalagem biodegradável? Foram vários problemas que nós quisemos solucionar”, explicou Bruna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,261,441SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal de mulheres que construiu a própria casa ensina serviços de pedreiro e viraliza

Genteeee, que vergonha, nunca na vida teria habilidade para rebocar uma parede! Quanto mais construir uma casa inteira: cancela, não dá pra mim! Pensando bem,...

Com computador especial, jovem com doença degenerativa rara se torna grande gamer

Samuca tem um canal onde posta dicas e tutoriais sobre jogos.

Rede de placas solares leva energia para 80 mil pessoas em Serra Leoa pela 1ª vez em 60 anos

Dezenas de aldeias e pequenas comunidades de Serra Leoa, um pequeno país na África Ocidental, estão sendo beneficiadas por um projeto social que leva...

EUA: Suprema corte legaliza o casamento igualitário em todo o país

O site Lado Bi acabou de publicar, e estamos muito felizes por compartilhar o assunto com vocês: A Suprema Corte dos Estados Unidos acabou de declarar...

Ação presenteia crianças com deficiência com andadores de PVC para poderem entrar no mar

Sol, verão, praia… O momento pede um banho de mar, mas entrar na água não é tão simples assim para algumas pessoas. Pensando na inclusãodaqueles...

Instagram